• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPPGL/CCHL011 - NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (22/03/2024)

Possibilidade de Seminário de Introdução ao Curso

Teoria literária pós-colonial: introdução (05/04/2024 - 05/04/2024)

Teoria literária pós-colonial: introdução

Bill Ashcroft, Gareth Griffiths e Helen Tiffin

     The empire writes back: theory and practice in post-colonial literatures (2002 [1989])

     Introduction, p. 1-13


Pilares do pensamento pós-colonial (12/04/2024 - 12/04/2024)

Frantz Fanon

     Pele negra, máscaras brancas (2008 [1952])

     4. Sobre o pretenso complexo de dependência do colonizado

     Seminário Teórico de Nádia Nara da Silva

Roberto Fernández Retamar

     Todo Caliban (2004 [1971])

     Caliban, p. 5-31

     Seminário Teórico de Josinaldo Oliveira dos Santos

Pilares do pensamento pós-colonial (19/04/2024 - 19/04/2024)

Roberto Fernández Retamar

     Todo Caliban (2004 [1971])

     Caliban ante la antropofagia, p. 176-190

     Seminário Temático de Érika Ruth Melo da Silva

Edward Said

     Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (2003 [1978])

     Introdução, p. 22-52

Pilares do pensamento pós-colonial (26/04/2024 - 26/04/2024)

Gayatri Spivak

     Pode o subalterno falar? (2010 [1985])

     Seminário Teórico de Jhonnatas dos Santos Sousa

Edward Said

     Culture and imperialism (1994 [1993])

     Introduction, xi-xxviii

     Seminário Teórico de Laiana Emília de Queiroz Nepomuceno

Pilares do pensamento pós-colonial (03/05/2024 - 03/05/2024)

Homi Bhabha

     O local da cultura (1998 [1994])

     8. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna, p. 198-238

     Primeira parte, p. 198-214

     Seminário Teórico de Mônica Cardoso Silva

     Segunda parte, p. 214-238

     Seminário Teórico de Claudiney Saraiva Guedes

Pensamento pós-colonial contemporâneo (10/05/2024 - 10/05/2024)

Antonio Bispo dos Santos

     Colonização, quilombos: modos e significados

     Capítulo 1 - Invasão e colonização, p. 25-46.

     Seminário Teórico de Artenilde Soares da Silva

Alfredo Bosi

     Dialética da colonização

     Capítulo 1 - Colônia, culto e cultura, p. 11-63.

     Seminário Teórico de Paulo Narley Pereira Cardoso

Pensamento pós-colonial contemporâneo (17/05/2024 - 17/05/2024)

Enrique Dussel

     Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação

     Seminário Teórico de Teresa Cristiele de Jesus Pinheiro

Alcione Corrêa Alves

     O paradoxo de Córdoba: sujeito cognoscente e violência epistêmica

     Seminário Teórico de Antonia Eduarda Trindade da Silva

Crítica literária pós-colonial (24/05/2024 - 24/05/2024)

O Caso Meursault, de Kamel Daoud: do silêncio canônico à enunciação pós-colonial

     Cleide Silva de Oliveira e Sebastião Alves Teixeira Lopes

De fantasmas a lugares assombrados: Murther and walking spirits à penumbra do gótico pós-colonial

     Pedro da Silva Pontes Neto e Sebastião Alves Teixeira Lopes

Comunicações Orais (07/06/2024 - 07/06/2024)

Comunicações Orais

O caráter pós colonial na obra Torto arado: a ecrita de autodeterminação e identidade de Itamar Vieira Junior

     Antonia Eduarda Trindade da Silva

Labuta pós-colonial: biointeração para não morrer de fome

     Artenilde Soares da Silva

Tupi or not tupi, that is the question: o indígena na significação identitária da América Latina no século XX ante a antropofagia de Oswald de Andrade (1928) e o Caliban (1971) de Roberto Fernández Retamar

     Erika Ruth Melo da Silva

Comunicações Orais (14/06/2024 - 14/06/2024)

Poética guyanaise: os estereótipos e o discurso colonialista

     Jhonnatas dos Santos Sousa

Conceito-metáfora Caliban de Roberto Fernández Retamar como resistência ao colonialismo norte-americano

     Josinaldo Oliveira dos Santos

Pensamento piauiense decolonial: a negralizaão em América negra & outros poemas afro-brasileiros

     Laiana Emília de Queiroz Nepomuceno

Comunicações Orais (21/06/2024 - 21/06/2024)

As personagens femininas e as diferentes formas de resistência em Torto arado: uma reflexão sobre a decolonialidade

     Mônica Cardoso Silva

A colonização pelo olhar do antropoceno: o discurso colonial na tessitura das catástrofes sócio-históricas

     Nádia Nara da Silva

Uma leitura do conto “A historiadora obstinada”, de Chimamanda Ngozi Adichie, sob a ótica da subalternidade e da interseccionalidade

     Paulo Narley Pereira Cardoso

Uma poética do anticolonialismo e a negritude de Aimé Césaire (1913-2008)

     Teresa Cristiele de Jesus Pinheiro

Oficina de encerramento (28/06/2024 - 28/06/2024)

Oficina de encerramento

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2023100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2024100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2024100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 8,0 7,0 6,0 7.0 0 AM
2 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2024100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
4 2024100**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
6 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 2023100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
8 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023100**** 10,0 8,0 9,0 9.0 4 AM
10 2024100**** 10,0 8,0 9,0 9.0 4 AM
11 2024100**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teoria pós-colonial e sua relação com outras teorias, em especial o pós-estruturalismo e o feminismo. A nação no contexto pós-colonial. Formas de resistência à empreitada colonial e práticas de descolonização e/ou empoderamento dos sujeitos colonizados. A questão da língua e as literaturas pós-coloniais. Estudo de conceitos relevantes para a teoria literária póscolonial, dentre os quais o de identidade, cultura, hibridismo, migração e globalização. A representação das relações coloniais em narrativas literárias. Crítica de obras literárias de autores considerados pós-coloniais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de leitura individual de textos teóricos e discussão em grupo; leitura de textos literários com discussão em grupo. Será exigido dos alunos pesquisa acerca dos tópicos teóricos e críticos discutidos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dos alunos será conduzida em três etapas, a ser realizada individualmente, como segue:

a) Realização em sala de aula de um Seminário Teórico, no qual @ alun@ assume o papel de professor e conduz a discussão sobre os textos lidos. O Seminário Teórico abordará texto escrito por autor(a) considerd@ basilar para os Estudos Pós-Coloniais ou volta-se para autores contemporâneos desse campo. @ alun@ deve demonstrar domínio e criticidade acerca dos conceitos teóricos abordados nos textos lidos, clareza e capacidade de explanação dos conteúdos apresentados, capacidade de elaboração de perguntas acerca dos textos estudados, habilidade na condução do debate e competência na respostas de perguntas eventualmente realizadas pelo professor e demais alun@s. A escolha de técnicas ou materiais escolhidos para as apresentações do Seminário Teórico fica a cargo de cada alun@. Cada Seminário Teórico deve durar 1 hora/aula (50 minutos).

b) Realização em sala de aula de um Seminário Crítico, no qual @ alun@ apresenta Resumo e Comunicação acerca do ensaio a ser apresentado após o encerramento das aulas. O Resumo deve constar delimitação do corpus e tema do ensaio, objetivo, embasamento teórico (com apresentação dos principais autor@s e conceitos a serem abordados no ensaio), conclusões pretendidas e referências, sendo que outros itens podem ser acrescidos. A Comunicação deve ser a apresentação em sala de aula sobre esse ensaio a ser elaborado, que, embora ainda não redigido em sua versão final, deve apresentar os itens propostos no resumo e que guiarão a redação final do ensaio.

c) Elaboração de ensaio exclusivamente sobre a temática da colonização e suas implicações na literatura, mesmo que em diálogo com outras artes, podendo ser teórico ou crítico. A escolha de corpus e tema do ensaio é de responsabilidade d@ alun@, sob anuência do professor. O ensaio deve ser original e voltado exclusivamente para a disciplina, com pelo menos doze páginas.
Horário de atendimento: Quartas, 8h
Bibliografia: AHMAD, A. Jameson's rhetoric of otherness and the 'national allegory.' In: ______. Theory: classes, nations, literatures. London: Verso, 1992. p. 95-122.
AHMAD, A. Orientalism and After. In: ______. Theory: classes, nations, literatures. London: Verso, 1992. p. 190-201.
ALVA, J. J. K. The postcolonization of the (Latin) American experience: a reconsideration of 'colonialism,' 'postcolonialism,' and 'mestizaje.' In: PRAKASH, G. (Ed.). After colonialism: imperial histories and postcolonial displacements. New Jersey: Princeton University Press, 1995. p. 241-275.
AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília, CORDE, 1994.
APPIAH, K. A. Is the 'post-' in 'postcolonial' the 'post-' in 'postmodern'? In: MCCLINTOCK, A.; MUFTI, A; SHOHAT, E. (Eds.). Dangerous liaison: gender, nation, and postcolonial perspectives. London: University of Minnesota Press, 1997.
ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. The empire writes back: theory and practice in post-colonial literatures. London: Routledge, 1989.
BAKHTIN, M. M. Discourse in the novel. In: HOLQUIST, M. (Ed.). Tradução de C. Emerson e M. Holquist. The dialogic imagination. Austin: Univ. of Texas Press, 1981. p. 259-422.
BENMAYOR, R.; SKOTNES, A. Some reflections on migration and identity. In: ______. Migration identity. Oxford: Oxford University Press, 1994. p. 1-18.
BHABHA, H. The location of culture. London: Routledge, 1994.
BHABHA, H. Culture's in-between. In: HALL, S.; DU GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996. p. 53-60.
BHABHA, H. Postmodernism / postcolonialism. In: NELSON, R. S.; SHIFF, R. (Eds.). Critical terms for art history. Chicago: The University of Chicago Press, 1996c. p. 307-322.
BOYCE, S.; DIAWARA, M. The art of identity: a conversation. In: BAKER, Jr., H. A.; DIAWARA, M; LINDEBORG, R. H. (Eds.). Black British cultural studies. Chicago & London: The University of Chicago Press, 1996. p. 306-313.
BRAH, A. Diaspora, border and transnational identities. In: ______. Geographies of diaspora: contesting identities. London: Routledge, 1998. p. 178-210.
BRYDON, D.; TIFFIN, H. West Indian literature and the Australian comparison. In: MOORE-GILBERT, B; STANTON, G.; MALEY, W. (Eds.). Postcolonial criticism. London: Longman, 1989. p. 191-214.
DERRIDA, J. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: ______. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995. p. 229-252.
DERRIDA, J. Et cetera? In: ROYLE, N. (Ed.). Deconstructions: a user's guide. New York: Palgrave, 2000. p. 282-305.
FOUCAULT, M. Power / knowledge: selected interviews & other writings 1972-1977. In: GORDON, C. (Ed.). New York: Pantheon Books, 1980.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
GRAHAM, H. Introduction: writing at the margins: postcolonialism, exotism and the politics of cultural value. In. ______. The postcolonial exotic. London: Routledge, 2001. p. 1-33.
GILROY, P. The Black Atlantic: modernity and double consciousness. Cambridge: Harvard UP, 1993.
GILROY, P. Diaspora as a social ecology of identification. In: ______. Against race: imagining political culture beyond the color line. Cambridge: Belknap P. of Harvard UP, 2000. p. 123-33.
GORRA, M. Introduction: after empire; Conclusion: notes towards a redefinition of englishness. In: ______. After empire: Scott, Naipaul, Rushdie. Chicago: The University of Chicago Press, 1997. p. 1-14.
GRIFFITHS, G. The post-colonial project: critical approaches and problems. In: KING, B. (Ed.). New national and post-colonial literatures. Oxford: Clarendon Press, 1996. p. 164-77.
GUNEW, S. Marginal positions: constructing cultural differences on various 'posts.´ In: ______. Framing marginality: multicultural literary studies. Melbourne: Melbourne UP, 1994. p. 27-52.
HALL, S. Introduction: who needs 'identity'? In: HALL, S.; DU GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996. p. 1-17.
HALL, S. Cultural identity and cinematic representation. In: BAKER, Jr., H. A.; DIAWARA, M.; LINDEBORG, R. H. (Eds.). Black British cultural studies: a reader. Chicago: The University of Chicago P., 1996.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
HULME, P. La teoría postcolonial y la representación de la cultura en las Américas. Casa de las Américas 201, Enero-Marzo, 1996. p. 3-8.
LOOMBA, A. Colonialism / postcolonialism. London: Routledge, 1998. MISHRA, V.; HODGE, B. What is post(-)colonialism?. Textual Practice, 5, 3, 1991. p. 399-414.
PAPASTERGIADIS, N. Tracing hybridity in theory. WERBNER, P.; MODOOD, T. (Eds.). Debating cultural hybridity: multicultural identities and the politics of anti-racism. London: Zed Books, 1997. p. 257-281.
SAID, E. Orientalism: Western conceptions of the Orient. London: Penguin Books, 1978.
SAID, E. Culture and imperialism. New York: Vintage Books, 1993.
SOUZA, L. M. T. M. Identidade e subversão: o discurso crítico-literário pós-colonial de Homi Bhabha. Literatura e Diferença: Anais do IV Congresso ABRALIC. São Paulo, 1995. p. 561-565.
SOUZA, L. M. T. M. De versões mutantes e lama no ventilador: a questão da história na literatura pós colonial. Cad. Est. Ling., Campinas, (30): Jan./Jun. 1996a. p. 43-55.
SOUZA, L. M. T. M. Re-membrando o corpo desmembrado: a represetação do sujeito pós-colonial na teoria. Itinerários, Araraquara, n. 09, 1996b. p. 61-72.
SOUZA, L. M. T. M. O fragmento quântico: identidade e alteridade no sujeito pós-colonial. Letras: Revista do Mestrado em Letras da UFSM (RS) janeiro/junho, 1997. p. 65-81.
YOUNG, R. J. C. Hybridity and diaspora. In: ______. Colonial desire: hybridity in theory, culture and race. London: Routledge, 1995. p. 1-28.
YOUNG, R. J. C. Deconstruction and the postcolonial. In: ROYLE, N. (Ed.). Deconstructions. New York: Palgrave, 2000. p. 187-210.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2024
22/03/2024
Não Haverá Aula
05/04/2024
05/04/2024
Teoria literária pós-colonial: introdução
12/04/2024
12/04/2024
Pilares do pensamento pós-colonial
19/04/2024
19/04/2024
Pilares do pensamento pós-colonial
26/04/2024
26/04/2024
Pilares do pensamento pós-colonial
03/05/2024
03/05/2024
Pilares do pensamento pós-colonial
10/05/2024
10/05/2024
Pensamento pós-colonial contemporâneo
17/05/2024
17/05/2024
Pensamento pós-colonial contemporâneo
24/05/2024
24/05/2024
Crítica literária pós-colonial
07/06/2024
07/06/2024
Comunicações Orais
14/06/2024
14/06/2024
Comunicações Orais
21/06/2024
21/06/2024
Comunicações Orais
28/06/2024
28/06/2024
Oficina de encerramento
Avaliações
Data Descrição
26/04/2024 1ª Avaliação
24/05/2024 2ª Avaliação
28/06/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 13/05/2025 23:59