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CPPGL/CCHL002 - PESQUISA E ORIENTAÇÃO I - Turma: 13 (2024.1)

Tópicos Aulas
Reformulação do Projeto de Pesquisa (19/03/2024 - 19/03/2024)

Reformulação do Projeto de Pesquisa

Reformulação do Projeto de Pesquisa (26/03/2024 - 26/03/2024)

Reformulação do Projeto de Pesquisa

Reformulação do Projeto de Pesquisa (02/04/2024 - 02/04/2024)

Reformulação do Projeto de Pesquisa

Reformulação do Projeto de Pesquisa (09/04/2024 - 09/04/2024)

Reformulação do Projeto de Pesquisa

1a Avaliação (16/04/2024 - 16/04/2024)

1a Avaliação

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica (23/04/2024 - 23/04/2024)

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica (30/04/2024 - 30/04/2024)

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica (07/05/2024 - 07/05/2024)

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica (14/05/2024 - 14/05/2024)

Pesquisa e redação de Fortuna Crítica

2a Avaliação (21/05/2024 - 21/05/2024)

2a Avaliação

Reformulação de Base Teórica (28/05/2024 - 28/05/2024)

Reformulação de Base Teórica

Não Haverá Aula (04/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (11/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (18/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (25/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (02/07/2024)

Greve docente

Reformulação de Base Teórica (09/07/2024 - 09/07/2024)

Reformulação de Base Teórica

Reformulação de Base Teórica (16/07/2024 - 16/07/2024)

Reformulação de Base Teórica

Reformulação de Base Teórica (23/07/2024 - 23/07/2024)

Reformulação de Base Teórica

3a Avaliação (30/07/2024 - 30/07/2024)

3a Avaliação

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUL Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 09 16 23 30
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Disciplina específica para orientandos de cada orientador, na qual serão discutidas as metodologias de análise, as opções teorico-metodologicas para elaboração da dissertação ou tese.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de encontros presenciais e virtuais nos quais serão discutidos aspectos teóricos e críticos acerca do Projeto de Pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A doutoranda será avaliado pela assiduidade aos encontros, cumprimento de metas nos prazos estipulados e produções textuais.
Horário de atendimento: Sextas, 16h
Bibliografia: ANTONELLO, Diego Frichs. Trauma, memória e figurabilidade na literatura de testemunho. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas: Ed da Unicamp, 2011.

BAROSSI, Luana. (Po) Éticas da escrevivência. In: Literatura e resistência. Org. DALCASTAGNÈ, Regina; LICARIÃO, Bertonni; NAKAGOME, Patrícia. Porto Alegre: ZOUK, 2018.

BERNAD, Zilá. A persistência da memória: romances da anterioridade e seus modos de transmissão intergeracional. Porto Alegre: BesouroBox, 2018.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das letras, 2002.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CÂNDIDIO, A. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CAUDAU, Joel. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. 1ª ed. 9ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2023.

COSTA, Margareth Torres de Alencar. Sóror Juana Inês de La Cruz: Como Antígona eu vim para dizer não e paguei o preço de minha ousadia. Curitiba: Appris, 2020.

DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Editora UNB: Brasília, 1996.

DEMANZE, Laurent. Lés possedés et lés despossedés. Études Françaises. v. 45. n.3, 2009. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/etudfr/2009-v45-n3-etudfr3577/038826ar/. Acesso em: 20 de fev. 2024.

DEMINGOS, Lucas; PETRUCCI, Maria. Entre a norma e a crítica: o relato de Scholastique Mukasonga como reivindicação por reconhecimento. Organon. Porto Alegre. v. 36, n.72, pg. 233-242, jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357139707_ENTRE_A_NORMA_E_A_CRITICA_O_RELATO_DE_SCHOLASTIQUE_MUKASONGA_COMO_REIVINDICACAO_POR_RECONHECIMENTO. Acesso em: 25 de set. 2023.

DOUBROVSKY, Serge. O último eu. In: Ensaios sobre a autoficção. NORONHA, Jovita (org). Traudção de Jovita Maria Gerheim Noroha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

EPAMINONDAS, Paulo Fernando Medeiros. Obstinação, memória e escrevi(sentir)vência em A Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga. TCC (Letras, português, espanhol), biblioteca da UFRPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/839/1/tcc_ens_paulofernandomedeirosepaminondas.pdf. Acesso em: 26 de set. 2023.

FERNANDES, Breno. Nação e pertencimento na Ruanda de Scholastique Mukasonga: uma leitura de Nossa Senhora do Nilo. Monografia (Bacharel em Letras Vernáculas), biblioteca da UFBA, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35929. Acesso em: 26 de set. 2023.

FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: Castástrofe e representação. Org. NESTROVSKI, Arthur; SILVA, Márcio Seligmann. São Paulo: Escuta, 2000.

FIGUEIREDO, Eurídice. A nebulosa do (auto)biográfico: vidas vividas, vidas escritas. Porto Alegre: Zouk, 2022.

FOUCAULT, Michael. O que é um autor. 4ª ed. Tradução de Antonio Fernando Cascais. Alpiarça: Vega, 2002.

FONSECA, Danilo Ferreira da. Colonialismo em Ruanda (África): entre a exploração e a valorização (1918 – 1962). Revista UEG. Mai/nov 2016. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/. Acesso em 02 de maio de 2024.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: editora 34 Ltda, 2006.

GOMES, Ângela de Castro. Escrita de Si: escrita da história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.

GOMES, Márcia Letícia; BARBOSA, Xênia de Castro. Um crime contra a humanidade: colonização, genocídio e gênero em A mulher dos pés descalços, de Scholastique Mukasonga. História. v. 40, pág. 1-16. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/5bX33RWQdL6WYNNtWTwxcTL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 de set. 2023.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

IZQUIERDO, Iván. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

LEBOURG. Elodia Honse. Estigmatização, rotulação e desvio em Nossa Senhora do Nilo de Scholastique Mukasonga. Ecos revista científica. São Paulo, n. 65, pg. 1-15. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23363. Acesso em 25 de set. 2023.

LEJEUNE. Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organizadora: NORONHA, Jovita Maria Gerheim. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

LOUZA, Pilar Lago e. Mulheres anarquivadas: testemunho, violência e condição feminina em Nossa senhora do Nilo, de Scholastique Mukasonga. Revista Travessias, v. 12, n. 3, set./dez. 2018. Disponivel em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20902. Acesso em: 25 de set. 2023.

MUKASONGA, Sholastique. A mulher dos pés descalços. Tradução Marília Garcia. São Paulo: Nós, 2020.

--------------------, Sholastique. Baratas. Tradução Elisa Nazarian. São Paulo: Nós, 2018.

--------------------, Sholastique. Nossa senhora do nilo. Tradução Marília Garcia. São Paulo: Nós, 2020.

PAIM, Mariana Souza. Tramando existências: Subjetividade e resistência em A mulher dos pés descalços de Scholastique Mukasonga. Revista entrelaces. V. 11, n.23, pg. 176-194. Jan./mar. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58490. Acesso em: 25 de set. 2023.

PEREIRA, Kleyton Ricardo Wanderley. O mundo estava calado quando nós morremos: literatura, violência e o trauma do genocídio de Ruanda em Scholastique Mukasonga. Estudos interdisciplinares da língua e ensino. V. 2. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/coneil/2022/ebook2/TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID126_TB30_23112022174141.pdf. Acesso em: 26 de set. 2023.

PEREIRA SILVA, Claudimar. Gutsembatsemba: topografias do trauma em baratas, de Scholastique Mukasonga. Anuário de Literatura. v. 27, p. 1-14, jan./mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/84013. Acesso em: 20 de jan. 2024.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

----------------------- Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.


RODRIGUES. Adriana Cristina Aguiar. Prelúdio a um genocídio: memória, rumor e teor testemunhal na narrativa de Scholstique Mukasonga. Revista UFRJ. v. 18. n. 53. jul-set. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/38829. Acesso em: 05 de fev. 2024.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio. In: Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p.46-60.

SARAIVA, Júnia. A escrita de mulheres como espaço de elaboração de traumas coletivos: uma análise das obras Baratas, de Scholastique Mukasonga e Meio sol amarelo, de Chimamanda Nigozi Adichie. Revista de ciências sociais, v. 52, n. 1, pg. 179-201, mar./jun. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/60807. Acesso em: 26 de set. 2021.

SELIGMANN SILVA, Márcio. A história como trauma. In: Castástrofe e representação. Org. NESTROVSKI, Arthur; SILVA, Márcio Seligmann. São Paulo: Escuta, 2000.

----------------------------, Márcio. Narrar o trauma: a história dos testemunhos e catástrofes. Psic. Clin. Rio de Janeiro, vol 20, n1, p. 65 – 82, 2008.

-------------------------, Márcio. O local do testemunho. Revista Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2010.

SELIGMANN SILVA, Márcio. Reflexões sobre a memória, a história e o esquecimento. In: História, Memória, Literatura: o testemunho na era das catástrofes. Org. SELIGMANN SILVA, Márcio. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

SOARES, Tanira Rodrigues. Tessituras da memória: lembrar, narrar e ressignificar. (Tese de doutorado). Universidade Lasalle. Canoas, 2018. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/1253. Acesso em 02 de fev. de 2024.

VIART, Dominique. Récits de filiation. In: La littérature française au présent:
héritage, modernité, mutations. VIART, Dominique; VERCIER, Bruno. 2.ed. Paris: Bordas, 2008.

-------------------------. Les récits de filiation. Naissance, raisons et évolutions d’une forme littéraire. Cahiers ERTA. P. 9-40, 2019. DOI 10.4467/23538953CE.19.018.11065. Disponível em: https://cejsh.icm.edu.pl/cejsh/element/bwmeta1.element.ojs-doi-10_4467_23538953CE_19_018_11065. Acesso em: 05 fev. 2024

WIKINSKI, Mariana. O trabalho da testemunha: testemunho e experiência traumática. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2021.

ZAHNER, Maria Eliza. Entre realidade e ficção em scholastique mukasonga. Anais do 20º encontro de história da Anpuh-Rio. ISBN 978-65-88404-06-5. Rio de Janeiro: Anphu, 2022. Disponível em: https://www.encontro2022.rj.anpuh.org/site/anais. Acesso em: 05 de fev. 2024.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Reformulação do Projeto de Pesquisa
26/03/2024
26/03/2024
Reformulação do Projeto de Pesquisa
02/04/2024
02/04/2024
Reformulação do Projeto de Pesquisa
09/04/2024
09/04/2024
Reformulação do Projeto de Pesquisa
16/04/2024
16/04/2024
1a Avaliação
23/04/2024
23/04/2024
Pesquisa e redação de Fortuna Crítica
30/04/2024
30/04/2024
Pesquisa e redação de Fortuna Crítica
07/05/2024
07/05/2024
Pesquisa e redação de Fortuna Crítica
14/05/2024
14/05/2024
Pesquisa e redação de Fortuna Crítica
21/05/2024
21/05/2024
2a Avaliação
28/05/2024
28/05/2024
Reformulação de Base Teórica
04/06/2024
04/06/2024
Não Haverá Aula
11/06/2024
11/06/2024
Não Haverá Aula
18/06/2024
18/06/2024
Não Haverá Aula
25/06/2024
25/06/2024
Não Haverá Aula
02/07/2024
02/07/2024
Não Haverá Aula
09/07/2024
09/07/2024
Reformulação de Base Teórica
16/07/2024
16/07/2024
Reformulação de Base Teórica
23/07/2024
23/07/2024
Reformulação de Base Teórica
30/07/2024
30/07/2024
3a Avaliação
Avaliações
Data Descrição
16/04/2024 1ª Avaliação
21/05/2024 2ª Avaliação
30/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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