Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Procedimentos de Ensino e Aprendizagem: A disciplina, com carga horária de 60 horas, contará com aulas teóricas expositivas e dialogadas, e aulas práticas realizadas no laboratório de Bioquímica. A verificação da aprendizagem será contínua e ocorrerá tanto nas aulas teóricas como práticas, por meio: da resolução e discussão de listas de exercícios, leitura e discussão de artigos científicos etc.; da discussão dos resultados experimentais, montagem/construção de estruturas de moléculas orgânicas com modelos didáticos, e entrega de relatórios e/ou questões pós- laboratório; e atividades avaliativas teórico-práticas (realizadas em sala de aula ou na plataforma Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Sigaa). As atividades experimentais no laboratório abordam aplicações e/ou aspectos experimentais do conteúdo programático. Os materiais de apoio (livros digitais, resumo das aulas, roteiro das aulas práticas, modelo didático para montagem/construção de estruturas de moléculas orgânicas, atividades avaliativas e exercícios, videoaulas, artigos científicos etc.) serão disponibilizados no Sigaa. Os artigos científicos (previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados) usados para grupos de discussão, estudo dirigido e/ou apresentação de seminários estarão disponíveis em periódicas indexados e de acesso gratuito. Os exercícios e/ou trabalhos, as atividades avaliativas, frequência, participação e desempenho dos alunos serão registrados e monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Recursos didáticos: Quadro e pincel, recursos audiovisuais (Datashow e outros), aula de exercícios, aulas de prática laboratorial. Softwares e website para simular estrutura espacial molecular, propriedades e reações das principais funções orgânicas. Vídeos para mostrar reações e propriedades. A disciplina será conduzida por meio de aulas expositivas teóricas e dialogadas, valorizando os debates e comentários em aula, e por atividades experimentais e aulas práticas realizadas no laboratório de Bioquímica, a fim de estimular os discentes a desenvolverem habilidades de análise crítica e argumentação sobre os temas abordados, além de adquirirem conhecimentos específicos na área de Química Orgânica e relacionar esses conhecimentos com áreas afins. As aulas serão executadas com auxílio de recursos de multimídia, e, outros recursos necessários aos desenvolvimentos das atividades complementares às aulas teóricas (trabalhos individuais e em grupo). Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) como ambiente virtual de aprendizagem, o atendimento individualizado aos discentes será feito tanto presencialmente como pelo aplicativo WhatsApp e correio eletrônico (e-mail). Os materiais de apoio elaborados pelos professores da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas etc. serão disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os alunos serão acompanhados pelos professores na execução de atividades teórico-práticas e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem está pautada na Resolução n. 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (principalmente no sistema Sigaa), com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina, será a média final da disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma: A) Nota 01 e Nota 02 avaliações presenciais em sala de aula, previamente agendadas no cronograma da disciplina e registradas no Sigaa, com questões objetivas e subjetivas (P1 e P2). B) Nota 03 - média aritmética das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas teóricas ou práticas (entrega de relatórios das atividades experimentais no laboratório de Bioquímica), realizados individualmente referente aos conteúdos programáticos; além da participação e frequência nas aulas teóricas e práticas. C) A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3. Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização das atividades avaliativas e/ou qualquer outra forma de avaliação do desempenho acadêmico e do processo ensino- aprendizagem ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 177/2012 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta. |
Horário de atendimento:
| segundas-feiras de 16:00 às 20:00; quartas-feiras de 18:00 às 20:00; sextas-feiras de 16:00 às 20:00 |
Bibliografia:
| BÁSICA: BARBOSA, L. C. A. Introdução à Química Orgânica. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. BETTELHEIM, F. A.; BROWN, W. H.; CAMPBELL, M. K.; FARRELL; S. O. Introdução à Química Orgânica 9. ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012. SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica, volumes 1 e 2. 8. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2005. COMPLEMENTAR: CAMPOS, L.S.; MOURATO, M.P. Nomenclatura dos Compostos Orgânicos. 2. ed. Lisboa: Escolar Editora, 2002. VOLHARDT, K.P.; SCHORE, N.E. Química Orgânica: Estrutura e Função. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. MORRISON, R.T.; BOYD, R.N. Química Orgânica. 15. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados como Química Nova, Química Nova na Escola e Journal of Organic Chemistry Education (Revista do Ensino de Química). Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados sobre aplicações da química orgânicas nas Ciências Biológicas.
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