Dados da Disciplina
Ementa: |
Anatomia dos sistemas orgânicos: esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e genital feminino. |
Objetivos: |
OBJETIVOS GERAL:
- Oferecer uma visão panorâmica da anatomia macroscópica dos sistemas
orgânicos humanos e dos órgãos que os compõem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Prover ao discente:
- Conhecer os princípios e a linguagem em macroscopia anatômica humana;
- Assimilar a estrutura e a interação entre os sistemas corpóreos para o bom
funcionamento do corpo humano;
- Relacionar o ser humano, o meio ambiente e suas adaptações;
- Compreender a individualidade do ser humano para a aplicação dos conhecimentos
adquiridos com respeito e ética profissional;
- Reforçar as capacidades de abstração, experimentação, trabalho em equipe,
ponderação e sentido de responsabilidade que se consideram alicerces relevantes na
Educação para a Cidadania;
- Respeitar os cadáveres utilizados em aulas práticas, tendo em vista que um dia
foram indivíduos que amaram e foram amados e que, mesmo a humanidade tendo
sido indiferente com eles, ainda assim tiveram a grandeza de servi-la.
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Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- Aula teóricas expositivas com utilização de projeção multimídia; - Aulas práticas em sala de aula ou laboratório com elaboração de relatórios; - Grupos de discussão com o objetivo de direcionar o aprendizado, desenvolver a reflexão, criticidade e criatividade do(a) aluno(a), facilitando o processo de ensino-aprendizagem; - Provas dissertativas, permitindo a liberdade de expressão e organização de ideias por parte do(a) discente; - Produção de modelos didáticos auxiliares a futura prática docente de cada aluno(a); - Seminários discentes contemplando os temas abordados em sala de aula através da utilização de artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados na língua inglesa.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas um total de 6 (seis) avaliações ao longo do período letivo, sendo cinco avaliações parciais e uma avaliação final. As avaliações parciais serão dividas da seguinte forma e constarão de: (a) Avaliação parcial 01 (AV1): Constará de uma prova dissertativa - AV1: Dez questões dissertativas (10 pontos) (b) Avaliação parcial 02 (AV2): Constará de uma prova dissertativa - AV2: Dez questões dissertativas (10 pontos) (c) Avaliação parcial 03 (AV3): Constará da entrega de todos os Relatórios de aulas práticas, também em grupo (10 pontos) Obs.1: O grupo de estudantes para elaboração dos Relatórios de aulas práticas será designado de acordo com a presença do(a)s aluno(a)s no dia da aula. Obs.2: Apenas um dos integrantes do grupo enviará o relatório pelo SIGAA até 48h APÓS a realização da aula. (d) Avaliação parcial 04 (AV4): Constará de apresentação, em grupo, de um Modelo Didático (10 pontos) para o nível superior e entrega do Manual de Instruções para o modelo (e) Avaliação parcial 05 (AV5): Constará da apresentação, em grupo, de um seminário sobre um artigo científico (9 pontos) e entrega de seu respectivo resumo (1 ponto). Total de pontos: 10 pontos IMPORTANTE: Para as avaliações AV4 e AV5, os alunos deverão organizar e entregar o nome dos integrantes dos grupos no primeiro mês de aula para que a professora possa sortear e entregar as temáticas com antecedência. Cada grupo deverá ser composto por, no máximo, 05 (cinco) estudantes, os quais serão os mesmos em ambas as avaliações. Para fins de aprovação na disciplina, o discente terá de atingir frequência mínima global de 75% (setenta e cinco por cento) e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais. Já a Avaliação Final (AVF) será destinada ao discente que obtiver nota inferior a 7 (sete) e superior a 4 (quatro), resultante da média das avaliações parciais. E para fins de aprovação na disciplina, o aluno deverá obter nova média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da soma da média aritmética das provas parciais com a nota da avaliação final. Ao aluno que por motivo justo e comprovado deixar de comparecer alguma das avaliações parciais será concedido uma segunda oportunidade, se requerida no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da data da avaliação perdida, de acordo com as normas institucionais. Essa segunda chamada envolverá o conteúdo programático da avaliação perdida, podendo a prova ser escrita ou oral.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: HEIDEGGER, W. Atlas de Anatomia Humana, 6ª ed. Guanabara Koogan, 2006. MOORE, K.L. et al. Anatomia Orientada para Clínica, 8ª ed. Guanabara Koogan, 2018. TIRAPELLI, L.F. et al. Anatomia Sistêmica - Texto e Atlas Colorido. Guanabara Koogan, 2020.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DÂNGELO, J, G; FATTINI, C, A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª edição. Atheneu. 2011. GARDNER, E. et al. Anatomia: Estudo Regional do Corpo Humano. 4ª ed. Guanabara Koogan, 1985. LAROSA, P.R.R. Anatomia Humana - Texto e Atlas. 1ª ed. Guanabara Koogan, 2016. MOORE, K.L. et al. Fundamentos de Anatomia Clinica. 4a ed. Guanabara Koogan, 2013. PAULSEN. F. Sobotta Atlas Prático de Anatomia Humana. 3a ed. Guanabara Koogan, 2019. SCHÜNKE, M. Coleção Prometheus - Atlas de Anatomia 3 Volumes. 4ª ed. Guanabara Koogan, 2019. TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia, 12ª ed. Guanabara Koogan, 2010. VALERIUS, K.P. Atlas de anatomia. 1ª ed. Santos, 2009. WASCHKE. J. et al. Sobotta Anatomia Clínica. 1ª ed. Guanabara Koogan, 2018.
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