Metodologia: |
Exposições teórico-prático a partir de recursos audiovisuais com interações, debates e discussões de temas, e referenciados por materiais impressos e/ou virtuais como: artigos científicos, apostilas, livros e sites, disponibilizados e/ou mencionados no plano de ensino ou em sala de aula; Indicações e/ou orientações de pesquisas para leitura e estudos dirigidos a partir de plataformas digitais ou de bibliotecas físicas; Indicações de videoaula(s), documentário(s) ou filme(s) que contemplem temáticas relacionadas a disciplina; Interações dinâmicas de comunicação entre docente, discentes e/ou convidados externos através de aulas-debates, roda de conversas grupos de discussões e/ou seminários; Integração e aplicações práticas de conceitos, técnicas ou recursos vistos na disciplina através de estudos de caso e/ou simulações.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na disciplina serão contempladas metodologias que avaliarão o processo de ensino-aprendizagem, sendo elas: atividades escritas e práticas, estudos dirigidos, seminários, entrega de material (trabalhos), avaliações objetivas e subjetivas. Também serão alvos de avaliação: frequência, participações e envolvimentos durante as aulas.
A avaliação será dividida em três etapas, em cada uma será atribuído um valor de 0 até 10 pontos. ETAPA(S) 1ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e escrita (individual ou em grupo); Atividade avaliativa prova. 0 10 2ª Etapa: Filme. Atividade(s) de pesquisa, leitura e escrita (individual ou em grupo); Atividade(s) prática 0 10 3ª Etapa: Atividade avaliativa prova. 0 10 Observação. Para aprovação o discente deverá ter um somatório total em que a média atinja o mínimo de 7 pontos.
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Bibliografia:
| BÁSICA MAY, Rollo. A arte do aconselhamento psicológico. Petrópolis, Vozes. 2009. PATTERSON, Lewis E. O processo de aconselhamento. São Paulo: Martins Fontes, 2013. ROSENBERG, R. L. Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo: EPU, 1990.
COMPLEMENTAR COREY, G. Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Rio de Janeiro: Campus, 1983. DEWALD, P. Psicoterapia Uma Abordagem Dinâmica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982. DOESCHER, A. M. LEÃO; HENRIQUES, W. M. Plantão Psicológico: um encontro com o outro na urgência. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 4 p. 717-723, 2012. HEGENBERG, M. Psicoterapia Breve. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. RUDIO, F. V. Orientação Não-Diretiva na Educação, no Aconselhamento e na Psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 1984. MORATO (ORG.), Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo. SCHEEFFER, R. Aconselhamento Psicológico. São Paulo: Atlas, 1985. SCHMIDT, M. L. S. (1999). Aconselhamento psicológico e instituição: algumas considerações sobre o Serviço de Aconselhamento Psicológico do IPUSP. In H. T. P. SCORSOLINI-COMIN, FABIO. Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos. Contextos Clínicos, 7(1):2-14, 2014.
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