Metodologia: |
Exposições teórico-prático a partir de recursos audiovisuais com interações, debates e discussões de temas, e referenciados por materiais impressos e/ou virtuais como: artigos científicos, apostilas, livros e sites, disponibilizados e/ou mencionados no plano de ensino ou em sala de aula; Indicações e/ou orientações de pesquisas para leitura e estudos dirigidos a partir de plataformas digitais ou de bibliotecas físicas; Indicações de videoaula(s), documentário(s) ou filme(s) que contemplem temáticas relacionadas a disciplina; Interações dinâmicas de comunicação entre docente, discentes e/ou convidados externos através de aulas-debates, roda de conversas grupos de discussões e/ou seminários; Integração e aplicações práticas de conceitos, técnicas ou recursos vistos na disciplina através de estudos de caso e/ou simulações.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na disciplina serão contempladas metodologias que avaliarão o processo de ensino-aprendizagem, sendo elas: atividades escritas e práticas, estudos dirigidos, seminários, entrega de material (trabalhos), avaliações objetivas e subjetivas. Também serão alvos de avaliação: frequência, participações e envolvimentos durante as aulas.
A disciplina será dividida em três etapas, em cada uma será atribuído um valor de 0 até 10 pontos. ETAPA(S) 1ª Etapa: Atividades de pesquisa, leitura e escrita a indicar. 0 10 2ª Etapa: Atividades de pesquisa, leitura e escrita a indicar; Atividade avaliativa (prova). 0 10 3ª Etapa: Atividades de pesquisa, leitura e escrita a indicar; Seminário (trabalho escrito e apresentação). 0 10
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Bibliografia:
| BÁSICA FADIMAN, James e FRAGER, Robert. Teoria da personalidade. São Paulo, Ed. Harbra, 2001. FIGUEIREDO, L.C. Psicologia: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 1999. _____. Revisitando as psicologias da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. 4ª Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008. _____. Matrizes do Pensamento Psicológico. São Paulo: Escuta, 1995. GLEITMAN, H.; GROSS, J.; REISBERG, D. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009. MORO, MARIE ROSE; LACHAL. As psicoterapias modelos, métodos e indicações. Petrópolis: Vozes, 2008. COMPLEMENTAR ANTUNES, M. A. M. A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Educ, 1998, 5ª. Ed. 2007. BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; PEIXOTO, L. S. A. Áreas de atuação, atividades e abordagens teóricas do psicólogo brasileiro. (2010). Bastos, A. V. B.; Gondim, S. M. G. e cols. In: O Trabalho do psicólogo no Brasil. Editora Artmed, p. 174 199. BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008. BRASÍLIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia. Brasília, agosto de 2005. BRASÍLIA. Conselho Federal de Psicologia. Quem faz a psicologia brasileira? um olhar sobre o presente para construir o futuro. Formação e inserção no mundo do trabalho: volume I. Brasília: CFP, 2O22. FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre, AMGH, 2015. STRATTON, P.; NICKY, H. Dicionário de psicologia. São Paulo, Ed. Pioneira Thomson Learning, 2002.
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