Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aula expositiva-dialogada. A participação do(a)s estudantes será estimulada a partir de leituras e discussões de textos e atividades em grupo que contribuam para a organização e sistematização dos conhecimentos de forma dinâmica, estimulando o senso crítico e científico dos estudantes. <br />Esses procedimentos e recursos foram escolhidos por possibilitarem um trabalho tanto dinâmico quanto objetivo do conteúdo, priorizando a discussão teórico-prática que emerge da participação das/dos estudantes.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação será formativa e continuada, realizada durante a aula, observando-se critérios, como: assiduidade, pontualidade e participação nas discussões. As atividades avaliativas serão realizadas da seguinte forma e com os respectivos valores: <br />UNIDADE I Quiz sobre conteúdos vistos no Conteúdo programático (10 pontos).<br />UNIDADE II Construção de mapa mental sobre a aplicação de conceitos e princípios da Análise Experimental do Comportamento em diferentes contextos de atuação (clínico, escolar/educacional, empresas, entre outros). (10 pontos)<br />UNIDADE III- Produção e apresentação de material audiovisual sobre temas discutidos sob a ótica da Análise do Comportamento, tomando como ponto de partida os livros Skinner vai ao cinema vol. 1, 2 e 3 (10 pontos).<br /> |
Horário de atendimento:
| 8h |
Bibliografia:
| BÁSICA <br />BAUM, W. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. <br />EYSENCK, M.; KEANE, M. T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. <br />MADEIRA, M. P. Perspectivas em psicologia cognitiva contemporânea: os conceitos mentais. In:_. Psicologia: reflexão e crítica. [S. l.]: [s. n.], 1987. p. 37-46. n. 1 e 2. v. 2. <br /><br />COMPLEMENTAR<br />SKINNER, B. F. Ciência do comportamento humano. Rio de Janeiro: Martins Fontes, <br />1994. <br /> |