Metodologia: |
Exposições teórico-prático a partir de recursos audiovisuais com interações, debates e discussões de temas, e referenciados por materiais impressos e/ou virtuais como: artigos científicos, apostilas, livros e sites, disponibilizados e/ou mencionados no plano de ensino ou em sala de aula; Indicações e/ou orientações de pesquisas para leitura e estudos dirigidos a partir de plataformas digitais ou de bibliotecas físicas; Indicações de videoaula(s), documentário(s) ou filme(s) que contemplem temáticas relacionadas a disciplina; Interações dinâmicas de comunicação entre docente, discentes e/ou convidados externos através de aulas-debates, roda de conversas grupos de discussões e/ou seminários; Integração e aplicações práticas de conceitos, técnicas ou recursos vistos na disciplina através de estudos de caso e/ou simulações.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na disciplina serão contempladas metodologias que avaliarão o processo de ensino-aprendizagem, sendo elas: atividades escritas e práticas, estudos dirigidos, seminários, entrega de material (trabalhos), avaliações objetivas e subjetivas. Também serão alvos de avaliação: frequência, participações e envolvimentos durante as aulas.
A avaliação será dividida em três etapas, em cada uma será atribuído um valor de 0 até 10 pontos. ETAPA(S) 1ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e escrita; Atividade avaliativa (prova) 2ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e escrita; 3ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e escrita; Atividade prática; Seminário.
Observação: Para aprovação o discente deverá ter um somatório total em que a média atinja o mínimo de 7 pontos.
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Bibliografia:
| BÁSICA ARAÚJO, R. B; PICCOLOTO, N. M; WAINER, R. Desafios Clínicos em Terapia Cognitivo-Comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. CORDIOLI, A. V. (org.). Psicoterapias abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2019. FIORINI, H. Teoria e técnicas de psicoterapias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981. RIBEIRO, J. P. Teorias e técnicas psicoterápicas. São Paulo: Summus, 2017.
COMPLEMENTAR AGUIAR, FERNANDO. Método Clínico: Método Clínico? Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(3), pp. 609-616, 2001. BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2022. CALLIGARIS, C. Cartas a um jovem terapeuta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CAMINHA, R. M.; Caminha, M. G.; DUTRA, C. A. A prática cognitiva na infância e na adolescência. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017. BRANCH, R.; WILLSON, R. Terapia Cognitivo-Comportamental para Leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. FREUD, S. Artigos sobre a técnica (1911-15). In: FREUD, S. Obras completas, vol. 10. São Paulo: Cia. das Letras, 2010. HOFMANN, S. G. Emoção em Terapia. Porto Alegre: Artmed, 2024. HOLANDA, A. Fenomenologia, psicoterapia e psicologia humanista. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 14, n. 2, p. 33-46, 1997. YALOM, IRVIN. Os desafios da terapia: reflexões para a nova geração de pacientes e terapeutas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2024. RODRIGUES, H. E. Introdução à Gestalt-terapia: conversando sobre os fundamentos da abordagem gestáltica. Petrópolis: Vozes, 2002. ROGERS, C. R. Psicoterapia e consulta psicológica. Martins Fontes: São Paulo, 1997. ROGERS, C. Tornar-se pessoa. Martins Fontes, 2009. ROGERS, C. R.; KINGET, G. M. Psicoterapia & Relações Humanas. v. 1. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. WALTMAN, SCOTT H. et al. Questionamento Socrático para Terapeutas: Aprenda a Pensar e a Intervir como um Terapeuta Cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2023. WRIGHT, J. H.; BASCO, M. R.; THASE, M. E. Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
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