Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da disciplina será realizada por meio de, no mínimo, 3 (três) atividades avaliativas, compreendidas entre: avaliações individuais; exercícios pontuados; e elaboração de um plano de negócios.
A condição de aprovação, habilitação ao exame final ou reprovação do estudante ocorre de acordo com as normas vigentes na UFDPar.
|
Bibliografia:
| BÁSICA:
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa: Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 2 ed. São Paulo: Editora Sextante, 2008.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 9 ed. Barueri: Atlas, 2023.
SALIM, César S.; HOCHMAN, Nelson; RAMAL, Andrea; RAMAL, Silvina A. Construindo planos de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. COMPLEMENTAR:
DRUCKER, Peter F. Inovação e o espírito empreendedor: entrepreneurship: prática e princípios. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 378 p.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.
SEIFFERT, Peter Quadros. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processo e melhores práticas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 152 p.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 747 p.
TIFFANY, Paul; PETERSON, Steve D. Planejamento estratégico para dummies: o melhor roteiro para o planejamento estratégico eficaz. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 146 p.
|