Metodologia de Ensino e Avaliação
| Metodologia: |
- Apresentação e discussão de casos clínicos teóricos e práticas de estagiários;<br />- Análise crítica e ética de conteúdos literários concernentes à atuação clínica do/a profissional da Psicologia à luz dos referenciais teóricos adotados nesta disciplina;<br />- Participação como ouvinte em cursos, lives, webnários e rodas de conversa;<br />- Grupos de estudos e discussão da bibliografia recomendada;<br /><br />Os encontros grupais para abordagem dos conteúdos dessa disciplina ocorrerão nas salas de supervisão de estágio do Serviço Escola de Psicologia da UFDPar, às segundas-feiras (de 14:00 às 18:00 horas). O uso do ambiente virtual de aprendizagem, complementado com artigos científicos publicados em revistas indexadas, capítulos de livro, estudos de casos publicados, web conferências. Será sugerida uma bibliografia básica e complementar para apresentação e discussão dos seminários individuais e em dupla.<br /> |
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho incidirá sobre a frequência e participação nas aulas e seminários. Os critérios de avaliação para as atividades previstas são: <br />1) Conhecimento específico: análise e compreensão dos processos clínicos psicológicos à luz dos pressupostos epistemológicos adotados; organização e apresentação dos seminários; participação nas discussões sobre os conteúdos sugeridos e atitude crítico-reflexiva em torno das práticas clínicas fundamentadas e da bibliografia sugerida.<br />2) Habilidade técnica: domínio técnico-científico; pensamento ético, crítico e reflexivo frente às situações clínicas apresentadas e discutidas; abertura à dialogicidade durante os processos em elaboração e discussão.<br />3) Atitudes na prática clínica: pontualidade, assiduidade, responsabilidade, compromisso com as atividades; cumprimento das atividades previstas; postura ética profissional; participação e atitude de colaboração no relacionamento interpessoal (aluno-aluno, aluno-professor, aluno-funcionários, aluno-equipe de trabalho).<br /> |
| Horário de atendimento:
| 14:00 às 18:00 segundas-feiras e quartas-feiras |
| Bibliografia:
| Amatuzzi, M. M. (2012). Rogers: ética humanista e psicoterapia. 2ª ed. Alínea. <br />Fuchs, T. (2018). Para uma psiquiatria fenomenológica: ensaios e conferências sobre as bases antropológicas da doença psíquica, memória corporal e si mesmo ecológico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Via Verita.<br />Giovanetti, J. P. (2018). Psicoterapia antropológica: as contribuições de Binswanger e Gendlin. Belo Horizonte: Spes Editora.<br />Lopes, J. S. (2022). Psicoterapia com crianças: uma abordagem humanista e relacional. 1ª ed. Curitiba: Appris.<br />Mahfoud, M. (Org.). (2017). Quem sou eu?: um tema para a psicologia. Belo Horizonte: Artesã.<br />Moreira, V. (2013). Revisitando as psicoterapias humanistas. São Paulo: Intermeios.<br />Páges, M. (1976). A orientação não-diretiva em psicoterapia e em psicologia social. Rio de Janeiro: Forense Universitária. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo. <br />Rogers, C. R. (1986). Sobre o poder pessoal (2ª ed., W. M. A. Penteado, Trad.). Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1977). <br />Rogers, C. R. (1991). De pessoa para pessoa: o problema de ser humano (2ª ed.). Novos Umbrais. (Trabalho original publicado em 1978)<br /> |