Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas fundamentadas em uma proposta fenomenológica. Aulas dialogadas; Estudos de casos, Leituras dirigidas; Discussão de artigos.
Os alunos-estagiários realizarão atendimentos individuais, a pessoas da comunidade, os quais serão realizados na clínica escola do SEP, na UFDPar. Os encontros serão realizados em quatro horas, os quais acontecerão sempre nas tardes das terças-feiras, programadas para a realização da disciplina.
Os alunos deverão apresentar o relato escrito dos atendimentos realizados semanalmente. Tais relatos são discutidos pelos colegas e pelo supervisor. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação Processual
1ª nota - Frequência, Assiduidade e Leituras 10 2ª nota - Frequência, Assiduidade, Leituras e Apresentação de Estudos de Caso 10 3ª nota - Frequência, Assiduidade, Leitura, Artigo em grupo a ser entregue ao final do semestre (tema à escolha dos alunos) 10
|
Horário de atendimento:
| 3ª feira (14h às 18h) |
Bibliografia:
| AGUIAR, LUCIANA. (2005). Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática. Campinas: Livro Pleno. BUBER, MARTIN. Eu e Tu. DACRI, G. Dicionário de Gestalt-Terapia. DARTIGUES, ANDRÉ. O que é fenomenologia? GINGER, SERGE E ANNE. Gestalt: uma terapia do contato. HOLANDA, ADRIANO (org.). Psicologia, pesquisa fenomenológica, reflexões e perspectivas. PERLS, FRITZ. Abordagem gestáltica: testemunha ocular da terapia. PERLS, FRITZ. Isto é Gestalt. PERLS, HEFFERLINE & GOODMAN. Gestalt-terapia. POLSTER, ERWIN & MIRIAM. Gestalt-terapia integrada. RIBEIRO, JORGE PONCIANO. Gestalt-terapia: refazendo um caminho. RIBEIRO, JORGE PONCIANO. O ciclo de contato. YALOM, G. Os desafios da terapia. YALOM, G. O carrasco do amor. YONTEF, GARY. Processo, diálogo e awareness.
E artigos selecionados.
|