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CCB/CEAD037 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS - Turma: 5A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (21/08/2024 - 21/09/2024)

IMAGEM 1: REPRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

Disponível em: https://blog.adobe.com/en/publish/2022/04/26/exploring-and-embracing-active-learning-methods-across-college-campuses 

Caro(a) aluno(a),

 

Nesta disciplina abordaremos os princípios, relevância, benefícios, desafios, teoria e aplicação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas ao ensino das ciências morfofuncionais.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem! Bons estudos!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do

Professor Antonio Ferreira Mendes de Sousa

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (2009), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais/National Institutes of Health – NIH (2015) e aperfeiçoamento em Processos Educacionais em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, nos cursos de Medicina e Enfermagem.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1411783476116435 

    Aula I (Site) 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (21/08/2024 - 21/09/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (21/08/2024 - 21/09/2024)

UNIDADE I – Metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas às ciências morfofuncionais

1.1 Teoria e fundamentos da educação centrada no aluno.

1.2 Inovações metodológicas e recursos tecnológicas aplicados ao processo de ensino-aprendizagem.

1.3 Métodos de ensino ativo e suas aplicações (teoria).

Compreender a teoria e os fundamentos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, discutir as inovações metodológicas e recursos tecnológicos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem e conhecer métodos de ensino ativo e suas aplicações

 

  • EMERICK, L. B. B. R.; NOGUEIRA, R.M.; SILVA, F.A. Guia prático de metodologias ativas para o ensino superior. 1. Ed. Cuiabá: Fundação Uniselva, 2022.
  • DEBALD, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. 1 ed. São Paulo: Penso, 2020.
  • PONATH, A. S. M.; FURLANI, C. J.; ZANONI, H. E. R. C. Metodologias ativas aplicadas no ensino superior. 1. ed. Porto Alegre: Atena. 2023.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

 

 

Fonte: https://www.osmosis.org/learn/Problem-based_learning 

 

           O método ativo de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), do inglês Problem-Based Learning (PBL), foi criado em 1969 no curso de medicina da Universidade McMaster, no Canadá, com base em estudos sobre o processo de aprendizagem de adultos, e no mesmo ano foi implementada também na Universidade Maastricht, na Holanda. Na década de 80, o método passou a ser adotado pela Universidade Harvard nos Estados Unidos e, a partir da década de 90, o mesmo foi introduzido no Brasil, nos cursos de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), em São Paulo. O método é atualmente o método ativo mais utilizado nas escolas médicas do mundo e passou a ser adotado nos cursos de graduação em medicina do Brasil a partir das determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina de 2014, que estabelece que os cursos de medicina brasileiros devem utilizar metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

                Quer aprender mais sobre o PBL e outras metodologias ativas? Participe da nossa disciplina de Metodologias ativas no ensino das ciências morfofuncionais!

 

Leia um pouco mais sobre o PBL:

https://www.scielo.br/j/rbem/a/CMdmWZgGQYY5TNSnpjDyM8F/?lang=pt 

Ao final da Unidade I, o aluno deve se apropriar dos princípios, vantagens, desafios, teoria e prática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas ao ensino das ciências morfofuncionais, através das discussões, estudos e resolução da tarefa realizadas na disciplina. O conhecimento adquirido nesta disciplina auxiliará na futura aplicação prática nos respectivos ambientes de trabalho e bem como para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de estimular a educação continuada dos participantes.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 21/08/2024 às 00:00 a 21/09/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (21/08/2024 - 21/09/2024)

Após o percurso trilhado ao longo da unidade didática, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

Adotamos a concepção de avaliação assumida no Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Ciências Morfofuncionais Aplicadas ao Ensino.  A nota será dividida em três momentos: o primeiro momento será realização do exercício disponível na página no SIGAA (Nota 10, peso 2). O segundo será referente à participação do aluno no Fórum da disciplina (Nota 10, peso 2). A terceira nota será baseada em um trabalho de revisão integrativa de literatura realizado em grupo (Nota 10, peso 6), a ser enviado até a data combinada no primeiro dia de aula da disciplina.

Para aprovação a média deve ser igual ou superior a 6,0.

    
Inicia em 02/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/09/2024 às 23h 58
SEGUNDA CHAMADA (21/08/2024 - 21/09/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (21/08/2024 - 21/09/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
3 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
6 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2024201**** 0,0 10,0 9,0 3.8 0 MATRICULADO
11 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
14 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
17 2024201**** 10,0 0,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
18 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
20 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
21 2024201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
22 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2024201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
24 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
25 2024201**** 0,0 10,0 7,0 3.4 0 MATRICULADO
26 2024201**** 10,0 0,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
27 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2024201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
30 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
32 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
33 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
35 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2024201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
37 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2024201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
39 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
40 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
41 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
43 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
44 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
45 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
46 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
47 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
48 2024201**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
49 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
50 2024201**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
51 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
52 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
53 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
55 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
56 2024201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
57 2024201**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Aula síncrona presencial 11/09/2024
Tarefa 02/09/2024
Link da aula síncrona do dia 31/08 02/09/2024
Alteração no Cronograma 16/08/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1297 11/05/2025 22:49