
UNIDADE I – Metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas às ciências morfofuncionais
1.1 Teoria e fundamentos da educação centrada no aluno.
1.2 Inovações metodológicas e recursos tecnológicas aplicados ao processo de ensino-aprendizagem.
1.3 Métodos de ensino ativo e suas aplicações (teoria).

Compreender a teoria e os fundamentos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, discutir as inovações metodológicas e recursos tecnológicos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem e conhecer métodos de ensino ativo e suas aplicações

- EMERICK, L. B. B. R.; NOGUEIRA, R.M.; SILVA, F.A. Guia prático de metodologias ativas para o ensino superior. 1. Ed. Cuiabá: Fundação Uniselva, 2022.
- DEBALD, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. 1 ed. São Paulo: Penso, 2020.
- PONATH, A. S. M.; FURLANI, C. J.; ZANONI, H. E. R. C. Metodologias ativas aplicadas no ensino superior. 1. ed. Porto Alegre: Atena. 2023.
MATERIAL COMPLEMENTAR:


Fonte: https://www.osmosis.org/learn/Problem-based_learning
O método ativo de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), do inglês Problem-Based Learning (PBL), foi criado em 1969 no curso de medicina da Universidade McMaster, no Canadá, com base em estudos sobre o processo de aprendizagem de adultos, e no mesmo ano foi implementada também na Universidade Maastricht, na Holanda. Na década de 80, o método passou a ser adotado pela Universidade Harvard nos Estados Unidos e, a partir da década de 90, o mesmo foi introduzido no Brasil, nos cursos de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), em São Paulo. O método é atualmente o método ativo mais utilizado nas escolas médicas do mundo e passou a ser adotado nos cursos de graduação em medicina do Brasil a partir das determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina de 2014, que estabelece que os cursos de medicina brasileiros devem utilizar metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Quer aprender mais sobre o PBL e outras metodologias ativas? Participe da nossa disciplina de Metodologias ativas no ensino das ciências morfofuncionais!
Leia um pouco mais sobre o PBL:
https://www.scielo.br/j/rbem/a/CMdmWZgGQYY5TNSnpjDyM8F/?lang=pt

Ao final da Unidade I, o aluno deve se apropriar dos princípios, vantagens, desafios, teoria e prática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas ao ensino das ciências morfofuncionais, através das discussões, estudos e resolução da tarefa realizadas na disciplina. O conhecimento adquirido nesta disciplina auxiliará na futura aplicação prática nos respectivos ambientes de trabalho e bem como para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de estimular a educação continuada dos participantes.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
21/08/2024 às 00:00
a
21/09/2024 às 23:59