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CCB/CEAD029 - BASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS - Turma: 5A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (02/01/2025 - 05/02/2025)

Disponível em: https://www.cellsignal.com/pathways/insulin-receptor-signaling-pathway 

Caro(a) aluno(a),

O módulo Bases Estruturais e Funcionais dos Processos Biológicos visa interconectar processos funcionais às estruturas morfológicas dos sistemas previamente estudadas nesta pós-graduação. Neste módulo, teremos inserções em temáticas das áreas da bioquímica, biologia e fisiologia celular e molecular e como elas podem se integrar ao ensino nas áreas morfofuncionais.

A formação docente deve ser cada vez mais interdisciplinar e integrada, com a aplicação dos conhecimentos à rotina do dia a dia do alunado a fim fornecer uma melhor compreensão do funcionamento homeostático do corpo humano e, quando possível, agregando às correlações clínicas, diagnósticas e terapêuticas válidas.

Vamo pro jogo!

 

CONHEÇA OS PROFESSORES:

Minicurrículo: Graduado em Farmácia, Mestrado e Doutorado em Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi docente do Curso de Bacharelado em Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente compõe o corpo docente do curso de Bacharelado em Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Farmacologia, Fisiologia, Fisiopatologia e Sinalização celular.  

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/7192747687772415

 

Minicurrículo: Possui Graduação, Licenciatura e Bacharelado, em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) pela Universidade Federal do Piauí. Docente efetivo da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia em Saúde, Biologia Molecular e Genética e na formação de professores para atuar na Educação Básica. Desenvolve estudos direcionados para Saúde Pública e na área de Ensino de Ciências e Biologia.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250206525235408

   PLANO_DE_DISCIPLINA_CMAE_PROC_BIOL_2024_ass - FINAL CMAE.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (02/01/2025 - 05/02/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (02/01/2025 - 05/02/2025)

UNIDADE I: Estrutura e função das biomoléculas: AULA SÍNCRONA 1

  • Nucleotídeos e Ácidos nucleicos: Nucleotídeos e sua importância Biológica. Estrutura e Síntese do DNA e RNA.
  • Aminoácidos: Estrutura, nomenclatura, classificação e moléculas derivadas de aminoácidos.
  • Proteínas: Síntese proteica. Classificação quanto à função biológica. Níveis de organização estrutural. Desnaturação proteica.
  • Enzimas: Características gerais. Classificação. Nomenclatura. Propriedades das enzimas. Catálise biológica. Especificidade enzimática. Inibição enzimática. Regulação enzimática. Cinética enzimática.
  • Carboidratos: Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos de importância biológica. Classificação, estereoisomeria e funções dos sacarídeos.
  • Lipídeos: Classificação geral dos lipídeos. Ácidos graxos: nomenclatura, propriedades físico-químicas e importância biológica. Acilglicerídeos, fosfolipídeos, glicolipídeos e esteroides: classificação e importância biológica.
  • Vitaminas: Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Coenzimas.

  • Identificar as características estruturais específicas das biomoléculas e a importância delas na manutenção do funcionamento do organismo;
  • Reconhecer o papel das biomoléculas e seus sistemas na manutenção da saúde humana

TEXTO BASE/LIVRO:

  • BAYNES, J.W; DOMINICZAK, M.H. Bioquímica médica. 4. ed. Elsevier: São Paulo, 2015.
  • FERRIER, D.R. Bioquímica Ilustrada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2018. HARVEY, R.A.; FERRIER, D.R. Bioquímica ilustrada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2015.
  • NELSON, D. L.; COX, M. M. ; HOSKINS, A. A. Princípios de bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
  • SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • GUYTHON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica. 14ª ed. Porto Alegre: Guanabara Koogan, 2021.
  • BERNE & LEVY - Fisiologia - 7ª ed. Koeppen. Porto Alegre: GEN Guanabara Koogan,  

 

MATERIAL DE APOIO:

  • MK Fisiologia

Disponível em: https://www.youtube.com/@mkfisiologia

 

  • Canal da Bioquímica

Disponível em: https://www.youtube.com/@canaldabioquimica9813

 

Ao final da unidade I, o estudante deve ser capaz de descrever a estrutura e função das biomoléculas e a importância delas na manutenção do funcionamento do organismo.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 02/01/2025 às 00:00 a 05/02/2025 às 23:59
UNIDADE II (02/01/2025 - 05/02/2025)

UNIDADE II - Processos Biológicos e Fisiológicos da Célula: AULA SÍNCRONA 2

  • Líquidos corporais e Transporte através da membrana.
  • Potencias de membrana e de ação e sinapses química e elétrica.
  • Sinalização celular e transdução de sinais.

  • Conhecer os espaços intra e extracelulares, suas constituições, a dinâmica das membranas biológicas, sua constituição e o funcionamento no processo de manutenção da homeostasia;
  • Entender o potencial de repouso e de ação da membrana;
  • Conhecer o processo de comunicação célula a célula e as vias de sinalização celular;

TEXTO BASE/LIVRO:

  • BAYNES, J.W; DOMINICZAK, M.H. Bioquímica médica. 4. ed. Elsevier: São Paulo, 2015.
  • FERRIER, D.R. Bioquímica Ilustrada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2018. HARVEY, R.A.; FERRIER, D.R. Bioquímica ilustrada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2015.
  • NELSON, D. L.; COX, M. M. ; HOSKINS, A. A. Princípios de bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
  • SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • GUYTHON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica. 14ª ed. Porto Alegre: Guanabara Koogan, 2021.
  • BERNE & LEVY - Fisiologia - 7ª ed. Koeppen. Porto Alegre: GEN Guanabara Koogan,  

 

MATERIAL DE APOIO:

  • MK Fisiologia

Disponível em: https://www.youtube.com/@mkfisiologia

 

  • Canal da Bioquímica

Disponível em: https://www.youtube.com/@canaldabioquimica9813

 

Ao final da unidade II, o estudante deve ser capaz de descrever os processos funcionais relacionados à dinâmica das membranas celulares, transporte e propagação dos estímulos nervos pelas estruturas morfológicas corporais, bem como à sinalização celular inerente à esses eventos.

    
Inicia em 02/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 05/02/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (02/01/2025 - 05/02/2025)

Depois das leituras e discussões realizadas nesta unidade, RESPONDA AO QUESTIONÁRIO – AVALIAÇÃO disponível no SIGAA. O material é composto por questões de múltipla escolha e estará disponível no item “Avaliação” e subitem “Avaliações”. Caso tenha dúvidas sobre a proposta, releia o material da unidade e/ou faça outras pesquisas sobre o assunto.

 

Período de realização: 04/02/2025 a 05/02/2025

    
Inicia em 04/02/2025 às 0h 0 e finaliza em 05/02/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (02/01/2025 - 05/02/2025)
    
Inicia em 10/02/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/02/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (02/01/2025 - 05/02/2025)
    
Inicia em 18/02/2025 às 0h 0 e finaliza em 19/02/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 8,5 9,9 9,5 9.0 0 MATRICULADO
2 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2024201**** 8,5 9,9 9,1 8.9 0 MATRICULADO
4 2024201**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 MATRICULADO
5 2024201**** 9,5 8,0 8,2 8.9 0 MATRICULADO
6 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
7 2024201**** 7,0 9,7 0,0 6.1 0 MATRICULADO
8 2024201**** 9,0 9,7 9,5 9.2 0 MATRICULADO
9 2024201**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
10 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
11 2024201**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
12 2024201**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
13 2024201**** 8,5 9,9 9,1 8.9 0 MATRICULADO
14 2024201**** 8,5 9,9 9,5 9.0 0 MATRICULADO
15 2024201**** 9,5 9,9 9,5 9.6 0 MATRICULADO
16 2024201**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 MATRICULADO
17 2024201**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 MATRICULADO
18 2024201**** 8,5 0,0 8,2 6.7 0 MATRICULADO
19 2024201**** 8,5 9,7 9,5 8.9 0 MATRICULADO
20 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
21 2024201**** 8,5 10,0 9,5 9.0 0 MATRICULADO
22 2024201**** 6,5 10,0 7,7 7.4 0 MATRICULADO
23 2024201**** 7,5 4,0 8,6 7.0 0 MATRICULADO
24 2024201**** 8,5 7,5 8,2 8.2 0 MATRICULADO
25 2024201**** 8,0 9,7 6,8 8.1 0 MATRICULADO
26 2024201**** 8,5 9,7 9,5 8.9 0 MATRICULADO
27 2024201**** 9,0 10,0 9,1 9.2 0 MATRICULADO
28 2024201**** 8,0 8,6 9,1 8.3 0 MATRICULADO
29 2024201**** 6,5 6,0 5,0 6.1 0 MATRICULADO
30 2024201**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
31 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
32 2024201**** 6,0 9,8 6,8 6.9 0 MATRICULADO
33 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2024201**** 9,5 9,7 10,0 9.6 0 MATRICULADO
35 2024201**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO
36 2024201**** 9,5 9,7 9,2 9.5 0 MATRICULADO
37 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
38 2024201**** 8,0 10,0 8,2 8.4 0 MATRICULADO
39 2024201**** 9,0 0,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
40 2024201**** 9,5 3,0 7,7 7.8 0 MATRICULADO
41 2024201**** 8,5 9,5 9,1 8.8 0 MATRICULADO
42 2024201**** 8,0 9,7 9,5 8.6 0 MATRICULADO
43 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
44 2024201**** 7,5 8,9 6,4 7.6 0 MATRICULADO
45 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2024201**** 8,5 8,5 8,6 8.5 0 MATRICULADO
47 2024201**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
48 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
49 2024201**** 8,0 9,9 9,1 8.6 0 MATRICULADO
50 2024201**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
51 2024201**** 10,0 9,0 7,7 9.3 0 MATRICULADO
52 2024201**** 8,5 0,0 9,5 7.0 0 MATRICULADO
53 2024201**** 9,5 10,0 7,3 9.2 0 MATRICULADO
54 2024201**** 8,5 9,7 8,6 8.8 0 MATRICULADO
55 2024201**** 8,0 9,8 7,7 8.3 0 MATRICULADO
56 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
57 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO

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Data
AVALIAÇÃO - SEGUNDA CHAMADA 06/02/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1297 11/05/2025 23:07