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CCB/CEAD032 - MORFOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS DO METABOLISMO - Turma: 5A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (07/05/2025 - 07/06/2025)

IMAGEM 1: Representação geral da disciplina. Fonte: Arquivo pessoal (criado pela edição e fusão de diversas imagens)

 

Caro(a) aluno(a),

 

Seja bem-vindo à disciplina morfofisiologia dos sistemas orgânicos do metabolismo, parte do Curso de Especialização em Ciências Morfofuncionais Aplicadas ao Ensino (CMAE), oferecido pelo CEAD/UFPI. Nesta disciplina, exploraremos a anatomia, histologia e fisiologia dos sistemas digestório, respiratório e urinário, fundamentais para compreender os mecanismos que regulam o metabolismo e o equilíbrio eletrolítico e hidrodinâmico do organismo humano.

Abordaremos a estrutura e função do sistema digestório, apresentando o tracto gastrointestinal, e órgãos anexos bem como suas histologias e anatomias, além da fisiologia da digestão e absorção de nutrientes, e a relação de interdependência deste sistema com o sistema nevoso central. No sistema respiratório, entenderemos o tracto respiratório sua histologia e anatomia, além da biodinâmica que envolve o condicionamento do ar inspirado e da hematose pulmonar. No sistema urinário, analisaremos a anatomia e função renal, bem como seu papel no equilíbrio eletrolítico e hídrico do organismo, além de estudarmos demais órgão deste sistema.

Apropriar-se destes conteúdos é essencial para um professor de ciências morfofuncionais, pois permite uma visão integrada do funcionamento do corpo humano, facilitando o ensino e a aplicação desses conhecimentos em sala de aula. Para um melhor aproveitamento da disciplina, é fundamental acessar os conteúdos regularmente, participar ativamente das discussões e atividades e cumprir os prazos estabelecidos.

Desejo a você uma excelente jornada de aprendizado e que esta disciplina contribua significativamente para sua formação e atuação docente. Bom estudo!

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Minicurrículo: Professor Adjunto de Anatomia Humana Da Universidade Federal do Piauí (UFPI/Teresina desde 2006). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 1997), especialização em Periodontia Unesp/ Araraquara (1999), Mestrado em Educação (UFPI 2005), Doutorado em Patologia e Estomatologia (USP/SP 2013). Exerceu o cargo de professor efetivo de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)de 2004 à 2006, atualmente coordena os laboratórios de Anatomia Humana do Campus Ministro Petrônio Portela (Teresina), e ministra curso de dissecação e técnicas anatômicas, além das aulas de graduação em anatomia humana.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8429779990147428

   digestorio.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (07/05/2025 - 07/06/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (07/05/2025 - 07/06/2025)

Sistema Digestório e Sistema Respiratório: AULA SÍNCRONA 1

  • Anatomia, Histologia e Fisiologia do Sistema digestório: compreendendo os órgãos que o compõem
  • Anatomia e histologia Trato superior (boca ao estomago)
  • Anatomia e histologia Trato inferior (intestinos ao anus)
  • Anatomia dos órgãos anexos e correlação com outros sistemas
  • Fisiologia do sistema gastrointestinal
  • Anatomia, histologia e fisiologia do sistema Respiratório:
  • Histologia do sistema respiratório
  • Anatomia do sistema respiratório
  • Fisiologia do sistema respiratório

Compreender a anatomia, histologia e fisiologia dos sistemas digestório e respiratório, correlacionando suas estruturas, funções e mecanismos regulatórios para a manutenção do metabolismo.

TEXTO BASE/LIVRO:

 

  • TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
  • WAUGH, A.; GRANT, A. Ross & Wilson Anatomia e fisiologia integradas. 13. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
  • Koeppen,B. M.; Stanton, B.A. Berne & Levy: Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • MOORE, K. Anatomia Orientada para a Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
  • SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed. 2017.
  • ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

Você Sabia que o Sistema digestório está em íntima sintonia com o sistema nervo central, e eles são interdependentes?

 

O estresse afeta o sistema digestório ao desencadear a liberação de corticotropina (CRF), que pode causar disfunção na microbiota intestinal e aumentar a permeabilidade intestinal. Isso resulta em inflamação, distúrbios como síndrome do intestino irritável (IBS) e pode levar a alterações na motilidade intestinal. Além disso, o estresse pode provocar danos à barreira epitelial do intestino, facilitando a translocação bacteriana e exacerbando problemas gastrointestinais. Por outro lado, a microbiota gastrointestinal influencia os níveis de neurotransmissores através da produção de metabolitos, como ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), que afetam a expressão de neurotransmissores no cérebro. Por exemplo, cepas de Lactobacillus podem aumentar os níveis de GABA, serotonina (5-HT) e dopamina (DA), modulando assim o humor e o comportamento. A microbiota pode ainda alterar a resposta do eixo HPA ao estresse, impactando a liberação de neurotransmissores relacionados à ansiedade e depressão. A dieta mediterrânea, rica em fibras, antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir a inflamação intestinal e a melhorar a saúde da barreira intestinal afeta o sistema digestório promovendo uma microbiota intestinal saudável, rica em bactérias benéficas, como Bifidobacterium, que melhoram a digestão e a absorção de nutrientes. Além disso, essa dieta pode aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), que têm efeitos benéficos sobre a saúde intestinal e a regulação do estresse. ou seja, ao tempo que o sistema nervoso central SNC afeta o sistema digestório, um sistema digestório bem conduzido, com a dieta certa e a flora correta ajuda a equilibra o SNC.

 

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📚 Hongyun Zhang et. All.Understanding the Connection between Gut Homeostasis and Psychological Stress Gastroenterology, The Journal of Nutrition 153 (2023) 924–939. Doi 10.1016/j.tjnut.2023.01.026.

Disponível pelos periódicos capes

Disponível em:   https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022316623055293?via%3Dihub 

Ao final da Unidade I, o estudante deverá ser capaz de descrever a anatomia, histologia e fisiologia do sistema Digestório e Respiratório, incluindo a dinâmica da ingestão, digestão e egestão dos nutrientes, a organização do sistema respiratório, e a biodinâmica da hematose.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 07/05/2025 às 00:00 a 07/06/2025 às 23:59
    
Inicia em 07/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 07/06/2025 às 23h 59
UNIDADE II (07/05/2025 - 07/06/2025)

stema Urinário

  • Anatomia, Histologia e Fisiologia do Sistema Urinário: Anatomia e função das glândulas endócrinas
  • Órgãos que compõem o sistema urinário
  • Anatomia e histologia dos rins
  • Histofisiologia da formação da urina
  • Encerramento/avaliação
  • AVALIAÇÃO – Avaliação objetiva

Compreender a organização estrutural e funcional do sistema urinário, abordando a anatomia, histologia e fisiologia da filtragem néfrica, a regulação eletrolítica e equilíbrio hidrodinâmico do organismo.

TEXTO BASE/LIVRO:

 

  • TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
  • WAUGH, A.; GRANT, A. Ross & Wilson Anatomia e fisiologia integradas. 13. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
  • Koeppen,B. M.; Stanton, B.A. Berne & Levy: Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • MOORE, K. Anatomia Orientada para a Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
  • SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed. 2017.
  • ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Ao final da Unidade II, o aluno será capaz de descrever a anatomia, histologia e fisiologia do sistema urinário, seus órgãos e histofisiologia da filtragem néfrica.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (07/05/2025 - 07/06/2025)
SEGUNDA CHAMADA (07/05/2025 - 07/06/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (07/05/2025 - 07/06/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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