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PPGSF046 - INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA II - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
21/11/24 (Manhã) ACOLHIMENTO (22/08/2024 - 19/12/2024)

8:00 - 8:15h - Abertura da disciplina.

21/11/24 (Manhã) FECHAMENTO DO GRUPO TUTORIAL (22/08/2024 - 19/12/2024)

08:15-09:45h - Fechamento do Grupo Tutorial: Caminhos para inovação na Equipe de Saúde Ipê Amarelo. 

Encontro de Resolução do problema (Passo 7). Apresentação dos três grupos e entrega do relatório síntese em 10 dias.

    
Inicia em 21/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/12/2024 às 23h 59
21/11/24 (Manhã) INTERVALO (22/08/2024 - 19/12/2024)

09:45-10:00h 

21/11/24 (Manhã) APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO (22/08/2024 - 19/12/2024)

10:00-12:00h - Roda de conversa: Apresentação individual (exposição dialogada) por meio da própria tecnologia (folder, cartilha, etc.) ou slids (5 a 7 minutos).  

21/11/24 (Tarde) APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO (22/08/2024 - 19/12/2024)

14:00-15:45h- Roda de conversa: Continuação das apresentações. 

21/11/24 (Tarde) INTERVALO (22/08/2024 - 19/12/2024)

15:45-16:00h 

21/11/24 (Tarde) FECHAMENTO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO (22/08/2024 - 19/12/2024)

16:00-16:30h - Fechamento dos facilitadores e discentes. 

21/11/24 (Tarde) TRABALHO EM GRUPO: PITCH (22/08/2024 - 19/12/2024)

16:30-18:00h - Trabalho em grupo: Elaboração do Pitch de produto técnico/tecnológico.

SUGESTÕES DE LEITURA: 

COSTA, L.S.; BAHIA, L. Geração e trajetórias de inovação nos serviços de saúde. In: GADELHA, C.A.G.; GADELHA, P.; NORONHA, J.C.;PEREIRA, T.R., eds. Brasil Saúde Amanhã: complexo econômico-industrial da saúde [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2017, pp. 23-60. ISBN: 978-65-5708-092-4. https://doi.org/10.7476/9786557080924.0003.

JAVED, K.; GOURIVEAU, R.; ZERHOUNI, N. State of the art and taxonomy of prognostics approaches, trends of prognostics applications and open issues towards maturity at different technology readiness levels. Mechanical Systems and Signal Processing, v. 94, p. 214-236, 2017.

MORAES, S.S.; DAMIAN, I.P..M. O papel da comunicação para a inovação. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 121–139, 2022. DOI: 10.21721/p2p.2022v9n1.p121-139. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5982.. Acesso em: 16 ago. 2024.

CUNHA, F.J.A.P.;LÁZARO,C.PI. PEREIRA, H.B.B. (Orgs.) Conhecimento, inovação e comunicação em serviços de saúde. Salvador : EDUFBA, Rio de Janeiro : Editora Fiocruz, 2014. 240 p.

   COSTA, L.S.; BAHIA, L. Geração e trajetórias de inovação nos serviços de saúde.pdf 
22/11/24 (Manhã) ACOLHIMENTO (22/08/2024 - 19/12/2024)

8:00-8:15h 

22/11/24 (Manhã) REGISTRO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL (22/08/2024 - 19/12/2024)

8:00-9:45h - Eposição dialogada e demostração da plataforma: abordagem desde o aspecto ético ao depósito junto ao INPI.

Palestrante: Bruno Guedes Alcoforado Aguiar. 

22/11/24 (Manhã) INTERVALO (22/08/2024 - 19/12/2024)

9:45-10:00h 

22/11/24 (Manhã) ATELIÊ (22/08/2024 - 19/12/2024)

10:00-12:00h - Ateliê: avaliação de produtos técnicos e tecnológicos.

Grupo 1: Tecnologia social;

Grupo 2: Curso de formação profissional;

Grupo 3: Software/aplicativo;

Grupo 4: Processo/tecnologia não patentável;

Grupo 5: Produto de comunicação.

Referência

CAPES. Relatório de grupo de trabalho de Produção Técnica. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. 81p Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf

22/11/24 (Tarde) APRESENTAÇÃO DO PITCH (22/08/2024 - 19/12/2024)

14:00-16:00h - Trabalho em grupos: Apresentação do PITCH para comunicação dos processos/produtos de inovação. 

22/11/24 (Tarde) AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (22/08/2024 - 19/12/2024)

16:00-18:00h - Roda de conversa. Aplicação da autoavaliação. 

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
8 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 9,1 9.1 0 AM
2 2024101**** 8,8 8.8 0 AM
3 2024101**** 9,8 9.8 0 AM
4 2024101**** 9,1 9.1 0 AM
5 2024101**** 8,6 8.6 0 AM
6 2024101**** 9,6 9.6 0 AM
7 2024101**** 8,4 8.4 0 AM
8 2024101**** 9,0 9.0 0 AM
9 2024101**** 9,5 9.5 0 AM
10 2024101**** 9,5 9.5 0 AM
11 2024101**** 9,0 9.0 0 AM
12 2024101**** 9,8 9.8 0 AM
13 2024101**** 9,0 9.0 0 AM
14 2024101**** 9,1 9.1 0 AM
15 2024101**** 8,9 8.9 0 AM
16 2024101**** 9,2 9.2 0 AM
17 2024101**** 8,9 8.9 0 AM
18 2024101**** 9,2 9.2 0 AM
19 2024101**** 8,7 8.7 0 AM
20 2024101**** 9,2 9.2 0 AM
21 2024101**** 9,4 9.4 0 AM
22 2024101**** 9,6 9.6 0 AM
23 2024101**** 9,0 9.0 0 AM
24 2024101**** 9,1 9.1 2 AM
25 2024101**** 9,2 9.2 0 AM
26 2024101**** 9,0 9.0 0 AM
27 2024101**** 9,6 9.6 0 AM
28 2024101**** 8,1 8.1 0 AM
29 2024101**** 9,6 9.6 0 AM
30 2024101**** 9,8 9.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos de inovação, produtos técnicos e tecnológicos. Tipos de inovação. Referenciais teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos. Aspectos éticos e bases da propriedade intelectual aplicada à proteção de novas tecnologias e inovação. Busca de anterioridade e sua importância no depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e na prospecção tecnológica. Avaliação da qualidade de produtos técnicos e tecnológicos. Comunicação para inovação em saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Esta disciplina articula diversas estratégias educacionais para abordar de forma sustentada
e clara a inovação e desenvolvimento de tecnologias em saúde da família. Dessa forma, será
necessário que o discente mobilize os conhecimentos prévios associados aos (re)construídos na
disciplina, associados a uma postura crítica construtiva, para qualificação de sua realidade prática.
Assim, na disciplina serão utilizadas diversas estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Nos momentos presenciais utilizaremos
Exposição dialogada, videoexposição, roda de conversa, grupo tutorial, painel integrado, estudo
dirigido, ateliê e PITCH. No momento de dispersão utilizaremos mapeamento e prospecção de
tecnologias na APS.
A disciplina está organizada em atividades presenciais (32 horas) e de dispersão (13 horas),
somando 45 horas, que serão divididas em dois momentos: 1. Inovação e desenvolvimento de
tecnologias em saúde da família - Parte I (16 horas), e 2. Inovação e desenvolvimento de
tecnologias em saúde da família - Parte II (16 horas). Assim, os momentos da disciplina serão
divididos da seguinte forma, conforme exposto no quadro a seguir.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dos discentes é prioritariamente formativa, com foco no processo de desenvolvimento
de competência para atuar na Estratégia Saúde da Família, conforme matriz que orienta o currículo
e inclui também a dimensão somativa. Ao finalizar as atividades educacionais correspondentes a
cada um dos objetivos específicos de uma disciplina, o facilitador deve realizar a avaliação do
processo de ensino-aprendizagem dos discentes em duas dimensões:
1ª. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para a disciplina.
2ª. Desempenho: escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações das
estratégias educacionais desenvolvidas.
A avaliação está estruturada para possibilitar aos participantes, ao longo da disciplina, a
identificação de bons resultados obtidos e de aspectos em que seja necessário o aprimoramento
da aprendizagem. A avaliação dessa disciplina será realizada pelos seguintes instrumentos:
ANEXO A- Grupo tutorial (2 pontos);
ANEXO B- Painel Integrado (1,5 pontos);
ANEXO C- Estudo dirigido (1 ponto);
ANEXO D- Atividade de dispersão: (2,5 pontos);
ANEXO E- Vivenciando o Ateliê (1 ponto);
ANEXO F- Pitch (1 ponto);
ANEXO G- Autoavaliação (1 ponto).
Horário de atendimento: Quinta e sexta de 7 às 12 h e de 14 às 18h.
Bibliografia:
REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS:
CAPES. Relatório de grupo de trabalho de Produção Técnica. Brasília: Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. 81p Disponível em:
https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf

COSTA, L.S.; BAHIA, L. Geração e trajetórias de inovação nos serviços de saúde. In: GADELHA,
C.A.G.; GADELHA, P.; NORONHA, J.C.;PEREIRA, T.R., eds. Brasil Saúde Amanhã: complexo
econômico-industrial da saúde [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2017, pp. 23-60. ISBN:
978-65-5708-092-4. https://doi.org/10.7476/9786557080924.0003.

CUNHA, F.J.A.P.; LÁZARO,C.PI. PEREIRA, H.B.B. (Orgs.) Conhecimento, inovação e comunicação
em serviços de saúde. Salvador : EDUFBA, Rio de Janeiro : Editora Fiocruz, 2014. 240 p.

DORNELES, L. L. et al. Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em
Saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, p. e3311, 2020.

JAVED, K.; GOURIVEAU, R.; ZERHOUNI, N. State of the art and taxonomy of prognostics approaches,
trends of prognostics applications and open issues towards maturity at different technology
readiness levels. Mechanical Systems and Signal Processing, v. 94, p. 214-236, 2017.

MORAES, S.S.; DAMIAN, I.P..M. O papel da comunicação para a inovação. P2P E INOVAÇÃO, Rio
de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 121–139, 2022. DOI: 10.21721/p2p.2022v9n1.p121-139. Disponível em:https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5982.. Acesso em: 16 ago. 2024.

NOVAES, C. R. M. N.; WANDERLEY, F. A. C.; FALCÃO, I. M.; ALVES, R. B.; LIMA, A. T., SOARES, M. C.
B. Protocolo de atividade física remoto para grupos de Academia da Saúde e Estratégia de Saúde
da Família. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2020;25:e0167. DOI: 10.12820/rbafs.25e0167.

SALBEGO; C., NIETSCHE; E.A. Praxis Model for Technology Development: a participatory approach.
Rev esc enferm USP.; v. 57, p. e20230041, 2023.

SANTOS JÚNIOR, C. J. DOS.; SILVA JÚNIOR, S. N. DA.; COSTA, P. J. M. DE S. Construção e validação
de tecnologia educativa no formato de história em quadrinhos na área de imunizações:
instrumento de autocuidado e de estímulo à vacinação infantil. Ciência & Educação (Bauru), v.
27, p. e21036, 2021.

SOUZA, F. M. DE L. C. et al.. Desenvolvimento de aplicativo móvel para o acompanhamento pré-
natal e validação de conteúdo. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, p. eAPE01861, 2022.

TURECK, F. et al.. Inovações produzidas na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia do
COVID-19: uma revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 6, p.
e07022023, jun. 2024.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:
ABREU, Tatiana Fernandes Kerches de; AMENDOLA, Fernanda; TROVO, Monica Martins.
Tecnologias relacionais como instrumentos para o cuidado na Estratégia Saúde da Família. Revista
Brasileira de Enfermagem, v. 70, p. 981-987, 2017.

BARRA, Daniela Couto Carvalho et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em
saúde: revisão integrativa da literatura. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 26, 2018.

ECHER, Isabel Cristina. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Revista
Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, p. 754-757, 2005.

MOREIRA, Maria de Fátima; NÓBREGA, Maria Miriam Lima da; SILVA, Maria Iracema Tabosa da.
Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Revista
brasileira de enfermagem, v. 56, p. 184-188, 2003.

NIETSCHE, Elisabeta Albertina et al. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma
reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Revista Latino-Americana de
Enfermagem, v. 13, p. 344-352, 2005.

NIETSCHE, Elisabeta Albertina et al. Tecnologias inovadoras do cuidado em enfermagem. Revista
de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 1, p. 182-189, 2012.

OKANE, Eliana Suemi Handa; TAKAHASHI, Regina Toshie. O estudo dirigido como estratégia de
ensino na educação profissional em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.40, p. 160-169, 2006.

PESSANHA, Renan Vasconcelos; CUNHA, Fátima Teresinha Scarparo. A aprendizagem-trabalho e
as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 18, p.
233-240, 2009.

SANTOS, Debora de Souza; MISHIMA, Silvana Martins; MERHY, Emerson Elias. Processo de trabalho
na Estratégia de Saúde da Família: potencialidades da subjetividade do cuidado para
reconfiguração do modelo de atenção. Ciência & saúde coletiva, v. 23, p. 861-870, 2018.

SOUZA, Ana Cláudia de; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; GUIRARDELLO, Edinêis de Brito.
Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da
validade. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 26, p. 649-659, 2017.

TASCA, Renato et al. Laboratórios de inovação em saúde: por uma Atenção Primária à Saúde forte
no Distrito Federal, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 2021-2030, 2019.

VERZANI, Renato Henrique; SERAPIÃO, Adriane Beatriz de Souza. Contribuições tecnológicas para
saúde: olhar sobre a atividade física. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 3227-3238, 2020.

VIEIRA, Tainara Wink et al. Métodos de validação de protocolos assistenciais de enfermagem:
revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, p. e20200050, 2020.

ZACHARIAS, Fabiana Costa Machado et al. e-SUS Atenção Primária: atributos determinantes para
adoção e uso de uma inovação tecnológica. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. e00219520,
2021.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Manhã) ACOLHIMENTO
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Manhã) FECHAMENTO DO GRUPO TUTORIAL
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Tarde) INTERVALO
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Manhã) INTERVALO
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Manhã) APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Tarde) APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Tarde) FECHAMENTO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO
22/08/2024
19/12/2024
21/11/24 (Tarde) TRABALHO EM GRUPO: PITCH
22/08/2024
19/12/2024
22/11/24 (Manhã) ACOLHIMENTO
22/08/2024
19/12/2024
22/11/24 (Manhã) REGISTRO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
22/08/2024
19/12/2024
22/11/24 (Manhã) INTERVALO
22/08/2024
19/12/2024
22/11/24 (Tarde) APRESENTAÇÃO DO PITCH
22/08/2024
19/12/2024
22/11/24 (Tarde) AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
22/08/2024
19/12/2024
22/11/24 (Manhã) ATELIÊ
Avaliações
Data Descrição
22/11/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1297 10/05/2025 06:20