• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPPGL/CCHL025 - PESQUISA E ORIENTAÇÃO IV - Turma: 15 (2024.2)

Tópicos Aulas
Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese (12/09/2024 - 12/09/2024)

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese (19/09/2024 - 19/09/2024)

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese (26/09/2024 - 26/09/2024)

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese (03/10/2024 - 03/10/2024)

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese (10/10/2024 - 10/10/2024)

Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese

1a Avaliação (17/10/2024 - 17/10/2024)

1a Avaliação

Redação do terceiro capítulo da Tese (24/10/2024 - 24/10/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (31/10/2024 - 31/10/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (07/11/2024 - 07/11/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (14/11/2024 - 14/11/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (21/11/2024 - 21/11/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (28/11/2024 - 28/11/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (05/12/2024 - 05/12/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

Redação do terceiro capítulo da Tese (12/12/2024 - 12/12/2024)

Redação do terceiro capítulo da Tese

2a Avaliação (19/12/2024 - 19/12/2024)

2a Avaliação

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Pesquisa e Orientação IV
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A orientação ocorrerá com indicação de pesquisa teórica e crítica, assim como da escrita e reescrita da Introdução e capítulos da Tese.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O discente será avaliado através do cumprimento de prazos e metas pré-estabelecidos, assim como através da escrita e reescrita de textos.
Horário de atendimento: Quartas, 10h
Bibliografia: AGUIAR, Luiz Antonio (org.). Góticos 1: vampiros, múmias, fantasmas e outros astros da literatura de terror. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
AMÍCOLA, José. La batalha de los géneros. Novela gótica versus novela de educación. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.
ARAÚJO, Naiara Sales. Introdução. Ficção especulativa: considerações sobre a ficção científica e o fantástico. In: ARAÚJO, Naiara Sales (org.). Ficção especulativa: narrativa fantástica, ficção científica e horror em foco. São Luís: EDUFMA, 2021.
AZEVEDO, Manuel Antônio Álvares de. Noite na Taverna. Porto Alegre: L&PM, 2018
AZEVEDO, Luis Mauricio. Estética e raça: ensaio sobre a literatura negra. Porto Alegre: Sulina, 2021
BLAIR, Robert. The grave. 1743
BOTTING, Fred. Gothic. New York: Routledge, 2014.
BOULD, Mark. The ships landed long ago: Afrofuturism and Black SF. Science Fiction Studies, Greencastle, v. 34, n. 2, p. 177-186, jul. 2007. Disponível em: www.jstor.org/stable/4241520. Acesso em: 2 dez. 2020.
BAUMBACH, Jonathan, Nightmare of a native son. Ohio: Ohio State University, 201
BIONDI, Martha. How New York changes the story of the Civil Rights Movement. NYC, New York, c2024 . Disponível em: https://www.nyc.gov/html/cchr/justice/downloads/pdf/how_new_york_changes_the_civil_rights_movement.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
BROOKS, Kinitra D. Searching for Sycorax: black women’s hauntings of contemporary horror. New Brunswick: Rutgers University Press, 2018.
BUTLER, Octavia Estelle. Despertar. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Morro Branco, 2018 [1987].
BYRON, Glennis. Globalgothic. Manchester and Nova York: Manchester University Press, 2013.
CAMPBELL, Joseph John. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2007.
CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
CANDYMAN. Nia da Costa, Produção Monkeypaw Productions, Estados Unidos: Universal Pictures. 2021
CHAMBERS, Robert W. O rei de amarelo. Tradução de Edmundo Barreiros. – 1ª. Ed – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
COLEMAN, Robin R. Means. Horror noire: a representação negra no cinema de terror. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2019.
COLUCCI, Luciana. From the Philosophy of Furniture to topoanalysis: for a poetics of space in gothic litterature. In: FRANÇA, Júlio. As nuances do gótico: do setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017.

CONFORTH, Bruce. A música do diabo. Tradução de Paulo Alves. Caxias do Sul: Belas Letras, 2022
CORRA!. Jordan Peele, Produção: Blumhouse Productions, Estados Unidos: Universal Pictures. 2017.
CURCIC, Dimitrije. Black authors statistics. WordsRated, Taunton, MA, Estados Unidos, 12 maio 2023. Disponível em: https://wordsrated.com/black-authors-statistics/#:~:text=Black%20authors%20account%20for%206.28,a%203.49%25%20increase%20since%202014. Acesso em: 22 set. 2023.
DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. In: DALCASTAGNÈ, Regina; JENSEN, Laeticia (org.). Literatura e exclusão. Porto Alegre: Zouk, 2017.
DERY, Mark. Black to the Future: interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and Tricia Rose. In: DERY, Mark (org.). Flame Wars: the discourse of cyberculture. Durham, NC: Duke University Press, 1994. p. 179-222.
DONIZETE ROSSI, Aparecido. Manifestaciones y configuraciones del gótico em las literaturas inglesa y norteamericana. Em ÍCONE – Revista de Letras, São Luís de Montes Belos, v.2, p.55-76, 2008
DURÃO, Fabio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020.
EDWARDS, Justin D. Gothic Canada: reading the spectre of a national literature. Edmonton: University of Alberta press, 2005.

ELLISON, Ralph Waldo. Invisible man. 3. ed. Nova Iorque: Random House, 1952.
EWING, Eve L. Afrofutulírica. Tradução de Nina Rizzi. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2024
FANON, Frantz. Peles negras mascaras brancas. Tradução de Renato da Silveira, Salvador. EDUFBA, 2008
FRANÇA, Júlio. O sequestro do Gótico no Brasil. In: As nuances do Gótico: dos Setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017a.
FREUD, Sigmund. The uncanny. London: Peguin, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HEINLEIN, Robert A. On the writing of speculative fiction. 1947
HOUELLEBECQ, Michael. H.P. Lovecraft Contra o Mundo. Contra a Vida/ Michael Houellebecq: tradução Maria Luiza X de A. Borges, Alexandre Barbosa de Sousa. – 1. Ed – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.

HUTCHINGS, Peter. The horror film. Londres: Pearson, 2004.
JENKINS, Candice M. Afro-Futurism/Afro-Pessimism. In: MILLER, Joshua (org.). The Cambridge companion to twenty-first century American fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 123-141.
JACKSON, Shirley. A assombração da casa da colina. Tradução de Debora Lansberg – 1ª ed – Rio de Janeiro: Suma, 2018
KING, Stephen. O iluminado. Tradução de Betty Ramos de Albuquerque. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012
KING, Stephen. O iluminado. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014
LANGAN,John. O pescador. Tradução de Debora Isidoro. Rio de Janeiro: Darkside books, 2022.
LAVALLE, Victor. A balada do Black Tom. Tradução de Petê Rissati. São Paulo: Morro Branco, 2018 [2016].
LOVECRAFT, H.P. Grandes Contos/ H.P. Lovecraft, - São Paulo: Martins Claret, 2015

LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural em literatura. Tradução de Celso. M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2008 [1927].
LOVECRAFT, Howard Phillips. On the creation of niggers. Howard P. Lovecraft collection. Brown Digital Repository. Providence: Brown University Library, 1912. Disponível em: https://repository.library.brown.edu/studio/item/bdr:425397/. Acesso em: 20 nov. 2020
MANCUSO, Cecilia. Speculative or science fiction? As Margaret Atwood shows, there isn’t much distinction. The Guardian Books Network, 10 ago. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2016/aug/10/speculative-or-science-fiction-as-margaret-atwood-shows-there-isnt-much-distinction. Acesso em: 2 dez. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2020.
MEIRELES, Alexandre. Ficção especulativa. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (org.). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDUF). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. Disponível em https://www.insolitoficcional.uerj.br/ficcao-especulativa/. Acesso em: 28 set. 2021.
MILES, Robert. Eighteen century gothic. In: SPOONER, Catharine; MCVOY, Emma (Ed.). The routledge companion to gothic. Routledge: New York, 2007
MILES, Robert. Ann Radcliffe the great enchantress. Manchester United Press: New York, 1995.
MORRISON, Toni. Beloved.
NEGRONI, Maria. Galeria fantástica. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010.
OAKLEY, Giles. The devil’s music. London: British Broadcasting Corporation, 1983
OZIEWICZ, Marek. Speculative Fiction. Literature. Oxford Research Encyclopedia, 29 mar. 2017. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/view/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-78. Acesso em: 27 nov. 2020.
PAMPA, Aran. Gótico histórico. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (org.). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDUF). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. Disponível em https://www.insolitoficcional.uerj.br/ficcao-especulativa/. Acesso em: 02 abril. 2024.
JACKSON, Sandra; MOODY – FREEMAN, Julie, “The Genre of Science Fiction and the Black Imagination,” African Identities 7, no. 2 (2009): 128.
RATA, Irina. An Overview of Gothic Fiction. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339018083. Acesso em: 02 abr. 2024.
MILES, Robert. Ann Radcliffe: The Great Enchantress. New York: St. Martin Press, 1995.

NASCIMENTO, Maria Beatriz. O negro visto por ele mesmo. Organizado por Alex Ratts. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
PUNTER, David. The gothic.
PUNTER, David. The Literature of terror. London: Routledge, 2013.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. The coherence of gothic conventions. New York: Methuen, 1986.
SHELLEY, Mary, 1797 – 1851. Frankenstein. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2017.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. Tradução de Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SOLAZ, Lucía. Literatura gótica. Biblioteca Virtual Universal, 2003. Disponível em: www.ucm.es/info/especulo/numero23/gotica.html Acesso em 28 de março de 2024
STEVENSON, Robert Louis. Janet, a maligna. In: AGUIAR, Luiz Antonio (org.). Góticos 1: vampiros, múmias, fantasmas e outros astros da literatura de terror. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
STRAUB, Peter. Ghost story. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Darkside books. 2019
TAYLOR, Leila. Darkly: Black history and America’s Gothic soul. Nova York: Repeater Books, 2019
TOWNSHEND, Dale. The Literary Gothic Before Horace Walpole’s The Castle of Otranto. In: WRIGHT, Angela; TOWNSHEND, Dale (org). The cambridge history of THEGOTHIC. United Kingdom: Cambridge University Press, 2020
VAN DER LANS, Eveline. Ann Radcliffe’s The Mysteries of Udolpho and the Function of Landscapes in Gothic Fiction,2016.
VASCONCELOS, Sandra Guardini. James Joyce: Um mestre do romance. In: JOYCE, James. Ulysses. Trad. e org. Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
WALPOLE, Horace. O castelo de Otranto. United Kingdom: Oxford World Classic, 2014.
WOMACK, Ytasha. Afrofuturism: the world of black sci-fi and fantasy culture. Chicago: Lawrance Hill Book, 2013.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
ZANGRANDI, Silvia T. Sobre algumas manifestações sonoras dos fantasmas. In: SYLVESTRE, Fernanda Aquino; ROSSI, Cido (org). O fantástico como modo atemporal. Uberlândia: Editora projetium, 2023.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2024
12/09/2024
Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese
19/09/2024
19/09/2024
Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese
26/09/2024
26/09/2024
Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese
03/10/2024
03/10/2024
Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese
10/10/2024
10/10/2024
Revisão da Introdução e dos dois capítulos iniciais da Tese
17/10/2024
17/10/2024
1a Avaliação
24/10/2024
24/10/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
31/10/2024
31/10/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
07/11/2024
07/11/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
14/11/2024
14/11/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
21/11/2024
21/11/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
28/11/2024
28/11/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
05/12/2024
05/12/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
12/12/2024
12/12/2024
Redação do terceiro capítulo da Tese
19/12/2024
19/12/2024
2a Avaliação
Avaliações
Data Descrição
17/10/2024 1ª Avaliação
19/12/2024 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 13/05/2025 23:45