Bibliografia:
| AGUIAR, Luiz Antonio (org.). Góticos 1: vampiros, múmias, fantasmas e outros astros da literatura de terror. São Paulo: Melhoramentos, 2011. AMÍCOLA, José. La batalha de los géneros. Novela gótica versus novela de educación. Rosario: Beatriz Viterbo Editora. ARAÚJO, Naiara Sales. Introdução. Ficção especulativa: considerações sobre a ficção científica e o fantástico. In: ARAÚJO, Naiara Sales (org.). Ficção especulativa: narrativa fantástica, ficção científica e horror em foco. São Luís: EDUFMA, 2021. AZEVEDO, Manuel Antônio Álvares de. Noite na Taverna. Porto Alegre: L&PM, 2018 AZEVEDO, Luis Mauricio. Estética e raça: ensaio sobre a literatura negra. Porto Alegre: Sulina, 2021 BLAIR, Robert. The grave. 1743 BOTTING, Fred. Gothic. New York: Routledge, 2014. BOULD, Mark. The ships landed long ago: Afrofuturism and Black SF. Science Fiction Studies, Greencastle, v. 34, n. 2, p. 177-186, jul. 2007. Disponível em: www.jstor.org/stable/4241520. Acesso em: 2 dez. 2020. BAUMBACH, Jonathan, Nightmare of a native son. Ohio: Ohio State University, 201 BIONDI, Martha. How New York changes the story of the Civil Rights Movement. NYC, New York, c2024 . Disponível em: https://www.nyc.gov/html/cchr/justice/downloads/pdf/how_new_york_changes_the_civil_rights_movement.pdf. Acesso em: 16 out. 2024. BROOKS, Kinitra D. Searching for Sycorax: black womens hauntings of contemporary horror. New Brunswick: Rutgers University Press, 2018. BUTLER, Octavia Estelle. Despertar. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Morro Branco, 2018 [1987]. BYRON, Glennis. Globalgothic. Manchester and Nova York: Manchester University Press, 2013. CAMPBELL, Joseph John. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2007. CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. CANDYMAN. Nia da Costa, Produção Monkeypaw Productions, Estados Unidos: Universal Pictures. 2021 CHAMBERS, Robert W. O rei de amarelo. Tradução de Edmundo Barreiros. 1ª. Ed Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. COLEMAN, Robin R. Means. Horror noire: a representação negra no cinema de terror. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2019. COLUCCI, Luciana. From the Philosophy of Furniture to topoanalysis: for a poetics of space in gothic litterature. In: FRANÇA, Júlio. As nuances do gótico: do setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017.
CONFORTH, Bruce. A música do diabo. Tradução de Paulo Alves. Caxias do Sul: Belas Letras, 2022 CORRA!. Jordan Peele, Produção: Blumhouse Productions, Estados Unidos: Universal Pictures. 2017. CURCIC, Dimitrije. Black authors statistics. WordsRated, Taunton, MA, Estados Unidos, 12 maio 2023. Disponível em: https://wordsrated.com/black-authors-statistics/#:~:text=Black%20authors%20account%20for%206.28,a%203.49%25%20increase%20since%202014. Acesso em: 22 set. 2023. DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. In: DALCASTAGNÈ, Regina; JENSEN, Laeticia (org.). Literatura e exclusão. Porto Alegre: Zouk, 2017. DERY, Mark. Black to the Future: interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and Tricia Rose. In: DERY, Mark (org.). Flame Wars: the discourse of cyberculture. Durham, NC: Duke University Press, 1994. p. 179-222. DONIZETE ROSSI, Aparecido. Manifestaciones y configuraciones del gótico em las literaturas inglesa y norteamericana. Em ÍCONE Revista de Letras, São Luís de Montes Belos, v.2, p.55-76, 2008 DURÃO, Fabio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020. EDWARDS, Justin D. Gothic Canada: reading the spectre of a national literature. Edmonton: University of Alberta press, 2005.
ELLISON, Ralph Waldo. Invisible man. 3. ed. Nova Iorque: Random House, 1952. EWING, Eve L. Afrofutulírica. Tradução de Nina Rizzi. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2024 FANON, Frantz. Peles negras mascaras brancas. Tradução de Renato da Silveira, Salvador. EDUFBA, 2008 FRANÇA, Júlio. O sequestro do Gótico no Brasil. In: As nuances do Gótico: dos Setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017a. FREUD, Sigmund. The uncanny. London: Peguin, 2003. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. HEINLEIN, Robert A. On the writing of speculative fiction. 1947 HOUELLEBECQ, Michael. H.P. Lovecraft Contra o Mundo. Contra a Vida/ Michael Houellebecq: tradução Maria Luiza X de A. Borges, Alexandre Barbosa de Sousa. 1. Ed Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.
HUTCHINGS, Peter. The horror film. Londres: Pearson, 2004. JENKINS, Candice M. Afro-Futurism/Afro-Pessimism. In: MILLER, Joshua (org.). The Cambridge companion to twenty-first century American fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 123-141. JACKSON, Shirley. A assombração da casa da colina. Tradução de Debora Lansberg 1ª ed Rio de Janeiro: Suma, 2018 KING, Stephen. O iluminado. Tradução de Betty Ramos de Albuquerque. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012 KING, Stephen. O iluminado. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014 LANGAN,John. O pescador. Tradução de Debora Isidoro. Rio de Janeiro: Darkside books, 2022. LAVALLE, Victor. A balada do Black Tom. Tradução de Petê Rissati. São Paulo: Morro Branco, 2018 [2016]. LOVECRAFT, H.P. Grandes Contos/ H.P. Lovecraft, - São Paulo: Martins Claret, 2015
LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural em literatura. Tradução de Celso. M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2008 [1927]. LOVECRAFT, Howard Phillips. On the creation of niggers. Howard P. Lovecraft collection. Brown Digital Repository. Providence: Brown University Library, 1912. Disponível em: https://repository.library.brown.edu/studio/item/bdr:425397/. Acesso em: 20 nov. 2020 MANCUSO, Cecilia. Speculative or science fiction? As Margaret Atwood shows, there isnt much distinction. The Guardian Books Network, 10 ago. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2016/aug/10/speculative-or-science-fiction-as-margaret-atwood-shows-there-isnt-much-distinction. Acesso em: 2 dez. 2020. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2020. MEIRELES, Alexandre. Ficção especulativa. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (org.). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDUF). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. Disponível em https://www.insolitoficcional.uerj.br/ficcao-especulativa/. Acesso em: 28 set. 2021. MILES, Robert. Eighteen century gothic. In: SPOONER, Catharine; MCVOY, Emma (Ed.). The routledge companion to gothic. Routledge: New York, 2007 MILES, Robert. Ann Radcliffe the great enchantress. Manchester United Press: New York, 1995. MORRISON, Toni. Beloved. NEGRONI, Maria. Galeria fantástica. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010. OAKLEY, Giles. The devils music. London: British Broadcasting Corporation, 1983 OZIEWICZ, Marek. Speculative Fiction. Literature. Oxford Research Encyclopedia, 29 mar. 2017. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/view/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-78. Acesso em: 27 nov. 2020. PAMPA, Aran. Gótico histórico. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (org.). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDUF). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. Disponível em https://www.insolitoficcional.uerj.br/ficcao-especulativa/. Acesso em: 02 abril. 2024. JACKSON, Sandra; MOODY FREEMAN, Julie, The Genre of Science Fiction and the Black Imagination, African Identities 7, no. 2 (2009): 128. RATA, Irina. An Overview of Gothic Fiction. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339018083. Acesso em: 02 abr. 2024. MILES, Robert. Ann Radcliffe: The Great Enchantress. New York: St. Martin Press, 1995.
NASCIMENTO, Maria Beatriz. O negro visto por ele mesmo. Organizado por Alex Ratts. São Paulo: Ubu Editora, 2022. PUNTER, David. The gothic. PUNTER, David. The Literature of terror. London: Routledge, 2013. SEDGWICK, Eve Kosofsky. The coherence of gothic conventions. New York: Methuen, 1986. SHELLEY, Mary, 1797 1851. Frankenstein. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2017. SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. Tradução de Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006. SOLAZ, Lucía. Literatura gótica. Biblioteca Virtual Universal, 2003. Disponível em: www.ucm.es/info/especulo/numero23/gotica.html Acesso em 28 de março de 2024 STEVENSON, Robert Louis. Janet, a maligna. In: AGUIAR, Luiz Antonio (org.). Góticos 1: vampiros, múmias, fantasmas e outros astros da literatura de terror. São Paulo: Melhoramentos, 2011. STRAUB, Peter. Ghost story. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Darkside books. 2019 TAYLOR, Leila. Darkly: Black history and Americas Gothic soul. Nova York: Repeater Books, 2019 TOWNSHEND, Dale. The Literary Gothic Before Horace Walpoles The Castle of Otranto. In: WRIGHT, Angela; TOWNSHEND, Dale (org). The cambridge history of THEGOTHIC. United Kingdom: Cambridge University Press, 2020 VAN DER LANS, Eveline. Ann Radcliffes The Mysteries of Udolpho and the Function of Landscapes in Gothic Fiction,2016. VASCONCELOS, Sandra Guardini. James Joyce: Um mestre do romance. In: JOYCE, James. Ulysses. Trad. e org. Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. WALPOLE, Horace. O castelo de Otranto. United Kingdom: Oxford World Classic, 2014. WOMACK, Ytasha. Afrofuturism: the world of black sci-fi and fantasy culture. Chicago: Lawrance Hill Book, 2013. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. ZANGRANDI, Silvia T. Sobre algumas manifestações sonoras dos fantasmas. In: SYLVESTRE, Fernanda Aquino; ROSSI, Cido (org). O fantástico como modo atemporal. Uberlândia: Editora projetium, 2023. |