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CA/CEAD058 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - Turma: 8A (2024.2)

Tópicos Aulas
Aula 01 - Revisão de Estatística Básica (06/03/2018 - 06/03/2018)
Aula 02 - Conceitos, Princípios e Pressuposições (13/03/2018 - 13/03/2018)
Aula 03 - Delineamento Inteiramente ao Acaso - DIC (20/03/2018 - 20/03/2018)
Aula 04 - Delineamento em Blocos Casualizados - DBC (27/03/2018 - 27/03/2018)
Aula 05 - Delineamento em Quadrado Latino - DQL (03/04/2018 - 03/04/2018)
Aula 06 - Testes de Diferenciação de Médias (Tukey, Duncam, S-N-K, Dunnett) (10/04/2018 - 10/04/2018)
Aula 07 - Arranjos Fatoriais em DIC e DBC com 2 Fatores e Interação Não Significativa (Balanceados) (17/04/2018 - 17/04/2018)
Aula 08 - Arranjos Fatoriais em DIC e DBC com 2 Fatores e Interação Significativa (Balanceados e Desbalanceados) (24/04/2018 - 24/04/2018)
Aula 09 - Análise de Regressão por Polinômios Ortogonais em Experimentos (01/05/2018 - 01/05/2018)
Aula 10 - Arranjos em Parcelas Subdivididas (DIC e DBC) (08/05/2018 - 08/05/2018)
Aula 11 - Análise de Covariância (15/05/2018 - 15/05/2018)
Aula 12 - Análise conjunta de grupos de experimentos (22/05/2018 - 22/05/2018)
Aula 13 - Uso de software para análise de dados experimentais (29/05/2018 - 29/05/2018)
Utilização de software na análise de dados experimentais (05/06/2018 - 05/06/2018)
Discussão e apresentação de trabalhos ligados à Experimentação Animal (12/06/2018 - 12/06/2018)
Exame de Avaliação da disciplina Estatística Aplicada à Experimentação Animal (19/06/2018 - 19/06/2018)
    
Inicia em 24/06/2018 às 10h 22 e finaliza em 29/06/2018 às 23h 59
    
Inicia em 01/07/2018 às 14h 55 e finaliza em 03/07/2018 às 18h 0
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (09/12/2024 - 19/12/2024)

 

O que comprar? Para quem vender? E o que vender? Essas e outras questões fazem parte do cotidiano de todo empreendedor e, entender como pensa o seu pretenso cliente, é essencial para o sucesso de qualquer relação comercial. Entender o que o outro precisa é um ato de respeito. Numa relação pessoal é muito fácil perceber o que o outro quer, pois a convivência permite uma observação constante. Porém, quando essas pessoas (sim, no plural) se tornam distantes é muito mais difícil a compreensão. O comportamento do consumidor permite compreender hábitos, influências e tendências comportamentais de grupo de indivíduos (consumidores). Entender os movimentos comportamentais é essencial para a definição de estratégias, tomada de decisão nos negócios e, por que não, na vida.     

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/carrinho-de-compras-supermercado-6556419/ 

 

Caro(a) aluno(a),

 

É com imenso prazer que iniciamos a disciplina “Comportamento do Consumidor” no curso de especialização em Empreendedorismo, Criação de Negócios e Suas Tecnologias no Ensino Médio. Nessa disciplina poderemos compreender melhor o direcionamento do comportamento coletivo para a tomada de decisão e direcionamentos estratégicos.   Assim, ao longo de 30 (trinta) horas buscaremos compreender os caminhos comportamentais dos indivíduos. Desejo a todos um profundo processo de construção coletiva aprendizagem e uma experiência coletiva magnífica.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Gustavo Picanço Dias e dos tutores professor. 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Cientific Writing pela California University Irvine, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com período sanduíche na University of Kassel (Alemanha).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4151705052941950 

 

   PLANO DA DISCIPLINA - Comportamento do Consumidor.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/12/2024 - 19/12/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (09/12/2024 - 19/12/2024)

UNIDADE 1: FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR?

1.1.    Introdução ao comportamento do consumidor

1.2.    Tomada de decisão

1.3.    Influências Culturais?

1.4.    Bem-estar social

O objetivo da Unidade 1 é promover uma abordagem introdutória sobre os comportamento do consumidor, especialmente quanto as motivações dos consumidores.

https://www.youtube.com/watch?v=NgCfNJ8uyPs

Grandes empresas mantêm pesquisas regulares comportamentais de seus consumidores. O quantitativo de pesquisa regulares pode gerar resultados difusos a partir de uma massificação de pesquisas, de maneira a irritar o consumidor.  

Na Unidade 1 nós vimos os principais elementos que impactam na decisão de compra do consumidor. A partir desse entendimento, podemos avançar na compreensão das estratégias de captação da atenção desse consumidor.  

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 12/12/2024 às 08:00 a 14/12/2024 às 23:59
UNIDADE II (09/12/2024 - 19/12/2024)

UNIDADE 2: Influências comportamentais do consumidor

2.1.     Percepção

2.2.    Aprendizagem

2.3.    Atitudes e persuasão

2.4.    Identidade do consumidor

2.5.    Comunicação comportamental

O objetivo da unidade 2 é promover de maneira didática-prática as influências comportamentais do consumidor 

https://www.youtube.com/watch?v=2elZEUO0V3g

Entendendo a história dos 2 sistemas proposta no livro Rápido e Devagar, é possível entender um bocado de outras tendências da mente, que são úteis para entender, por exemplo, como funciona a compra por impulso.

Entendendo a história dos 2 sistemas proposta no livro Rápido e Devagar, é possível entender um bocado de outras tendências da mente, que são úteis para entender, por exemplo, como funciona a compra por impulso.

    
Inicia em 19/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 21/12/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (09/12/2024 - 19/12/2024)
    
Inicia em 26/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/12/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (09/12/2024 - 19/12/2024)
    
Inicia em 29/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/12/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (09/12/2024 - 19/12/2024)
    
Inicia em 02/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 04/01/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
2 2024201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
3 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
6 2024201**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
7 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
8 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2024201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
15 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2024201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
19 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2024201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
21 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2024201**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
26 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2024201**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
28 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2024201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
33 2024201**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 AM
34 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
35 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
SEGUNDA AULA SÍCRONA 16/12/2024
PRIMEIRA AULA SÍNCRONA 09/12/2024
Link para o Grupo do Whats app 11/11/2024

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