AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/12/2024 - 31/12/2024)


Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.
Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.
Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.
Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:
- Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
- Fique atento à formatação das mensagens;
- Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
- Respeite o nível de conhecimento de cada um;
- Seja cortês na comunicação.
Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!
Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;
Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;
Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:
- Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
- Autonomia;
- Reflexão;
- Problematização da realidade;
- Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
Professor como mediador, facilitador.
REFERENCIAS INDICADAS PARA A UNIDADE I
BROWN, T. Design Thinking. Ed Alta Books. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/3731414/Livro_Design_Thinking_Tim_Brown. Acesso: 13 de agosto de 2023.
CAMARGO, F., THUINIE, D. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Disponível em: https://doceru.com/doc/5x00vc8. Acesso: 13 de agosto de 2023.
OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 13 de agosto de 2023.
MARTINS FILHO, V; GERGES, N. R. C; FIALHO, F. A. P. Design Thinking, cognição e educação no século XXI. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 579-596, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso: 13 de agosto de 2023.
MELLO, R. L. S., SILVA, M. T. C. Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 33, n.66/2023. Disponível em: Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil | Educação: Teoria e Prática (unesp.br). Acesso: 13 de agosto de 2023.
PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 13 de agosto de 2023.
REINBNITZ, K. S., PRADO, M. L. CRIATIVIDADE E RELAÇÃO PEDAGÓGICA: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 jul/ago;56(4):439-442. Disponível em: http://www.scielo.br/j/reben/a/kTJxtXPDyHzKrBsJ9NJ7tsS/?lang=pt. Acesso: 13 de agosto de 2023.
VIANNA, M., VANNA, Y., ADLER, B., RUSSO, B. Design Thinking: inovação em negócios. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4874163/mod_resource/content/1/Leit%2007%20-%20VIANNA%20et%20al%20-%20livro_dt_MJV.pdf. Acesso: 13 de agosto de 2023.
REFERENCIAS PARA A UNIDADE II
Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/ensino-medio/ . Acesso: 22 nov. 2021. BRASIL.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021. BRASIL.BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.
FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. Inovação social: um conceito em construção. In: FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. (Org.). Inovações sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007, p. 13-34. Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13 . Acesso: 22 nov. 2021.Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-doNovo-Ensino-Medio.pdf. Acesso: 22 nov. 2021. BRASIL.
PATIAS, T. Z., PERLIN, A. P., KRUGLIANSKAS, I., GOMES, J. R. S. Modelos de Análise da Inovação Social: O Que Temos Até Agora? Disponível em: https://engemausp.submissao.com.br/17/anais/arquivos/437.pdf. Acesso: agosto de 2023
Referenciais curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp- content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOSFORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

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