
Nacionalismos, capitalismo e Imperialismos e as duas Guerras mundiais

- Discutir a ideologia política do nacionalismo surgida no final do século XVIII, levou ao surgimento das duas grandes Guerras Mundiais resultado das divergências entre as potências mundiais de então e as suas consequências sociais, econômicas e culturais;
- Analisar o nacionalismo como fator que levou à formação dos Estados nacionais europeus no século XIX e ao surgimento de regimes autoritários e totalitários no século XX, como o nazismo na Alemanha;
- Analisar os novos campos de competição entre os países desenvolvidos e os países em via de desenvolvimento (China e Índia, por. Ex.) que podem levar ao nivelamento deles, a partia da ideia de que houve uma mudança nos conceitos econômicos na globalização recente.

FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente x Oriente. São Paulo : Planeta, 2012.
HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo : Cia das Letras, 1995.
FRIEDMAN, Thomas. O mundo é plano. Rio de Janeiro : Objetiva, 2005.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
FISHMAN, Ted. China S.A. como o crescimento da próxima superpotência desafia os Estados Unidos. Rio de Janeiro : Ediouro, 2006.
- BIBLIOTECA VIRTUAL
- VÍDEOS
https://www.youtube.com/watch?v=dRr5ikzlKYI (sobre a obra A ERA DOS EXTREMOS, de Eric Hobsbawn)
https://www.bing.com/videos/riverview/relatedvideo?&q=china+advers%c3%a1rio+dos+estado+s+unidos&&mid=E3DECABE221164BEF570E3DECABE221164BEF570&&FORM=VRDGAR (sobre o crescimento econômico da China)

A ascensão econômica da China se deu a partir da década de 1980. O grande responsável foi seu então presidente Deng Xiaoping, que substituiu Mao Tsé-Tung, após o falecimento deste em 1976. Isso foi possível mediante as reformas instituídas por ele, propondo avançar a industrialização do território chinês reincorporando a China à economia internacional, abrindo sua econômica; surgia assim, o modelo conhecido como socialismo de mercado. Ou seja, politicamente a China se manteve socialista, e economicamente, de caráter capitalista.

Ao fim desta unidade pretende-se que os estudantes estejam aptos a discutir em sala de aula com seus estudantes acerca na nova ordem mundial que se estabelece sobre o mundo nas últimas 5 décadas, com prevalência nas discussões acerca da rápida evolução e revolução tecnológica e industrial, que faz com que os papéis dos principais país competidores, comecem a se reposicionarem no tabuleiro de poder e influência – política e econômica – com uma tendência ao declínio da atual superpotência mundial, os Estados Unidos.
FÓRUM II
Período de Habilitação:
07/12/2024 às 00:00
a
23/12/2024 às 23:59