JOSÉ SANTANA DA ROCHA CAVALCANTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Ir ao Menu Principal

josé santana da rocha cavalcante

- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (11/03/2025)
Pensar e aprender ciências (13/03/2025 - 01/04/2025)
O contexto da prática docente (03/04/2025 - 29/04/2025)
Espaços do aprender e do ensinar (06/05/2025 - 29/05/2025)
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (03/06/2025 - 10/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
13 18 20 25 01 03 08 10 15 22 24 29 06 08 13 15 20 27 29 03 05 10 12 17 24 26 01 03 08 10
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2023900**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2023900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
11 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2022905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
2 2023900**** 9,8 9,5 10,0 9.8 0 AM
3 2023902**** 9,8 9,5 10,0 9.8 2 AM
4 2023900**** 9,8 9,5 10,0 9.8 2 AM
5 2022905**** 9,8 9,2 10,0 9.7 4 AM
6 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
7 2023900**** 9,8 9,5 10,0 9.8 2 AM
8 2023900**** 9,8 9,5 10,0 9.8 0 AM
9 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
10 2023900**** 9,8 9,5 10,0 9.8 0 AM
11 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
12 2021901**** 9,8 9,0 10,0 9.6 12 AM
13 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
14 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
15 2023900**** 9,8 9,2 10,0 9.7 6 AM
16 2023901**** 9,8 9,5 10,0 9.8 2 AM
17 2023901**** 9,8 9,2 10,0 9.7 0 AM
18 2023902**** 9,8 9,5 10,0 9.8 2 AM
19 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
20 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
21 2023900**** 9,8 9,2 10,0 9.7 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada;Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;Desenvolvimento de atividades práticas;Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;Desenvolvimento de projetos de ensino e atividades docentes pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina<br /><br /><br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Participação nas discussões e atividades de sala de aula;Atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado;Elaboração e execução de projetos de ensino de ciências e de biologia<br /><br />
Horário de atendimento: Terca e Quinta 16-18 hs
Bibliografia: ALMEIDA, I.C. de .; MENDES, L. C. .; ROCHA, R. S. . . Tecnologias de informação e comunicação na educação em Biologia: Abordagens teóricas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e59610313822, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13822. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13822. Acesso em: 25 jul. 2022.<br />ANDRADE, Monica Cristina da Silva , VASCONCELLOS, Roberta Flávia Ribeiro Rolando, MARTINS, Herbert Gomes. Guia de metodologias ativas para professores de ensino de ciências na educação básica. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2020. 98 p.<br />BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto] . Parnaíba: Edufpi, 2018. <br />BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018. <br />CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.<br />CARVALHO,A.M;GIL-PEREZ,D. Formação dos professores de Ciências. Cortez, São Paulo. 2006<br />GOLOMBEK, Diego. Aprender e ensinar Ciências: do laboratório à sala de aula e vice-versa. 2ª. Edição. Sangari do Brasil, São Paulo, 2009.<br />PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 28 ago. 2001<br />POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2025
11/03/2025
Não Haverá Aula
13/03/2025
01/04/2025
Pensar e aprender ciências
03/04/2025
29/04/2025
O contexto da prática docente
06/05/2025
29/05/2025
Espaços do aprender e do ensinar
03/06/2025
10/07/2025
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
Avaliações
Data Descrição
29/04/2025 1ª Avaliação
05/06/2025 2ª Avaliação
10/07/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Lancamento da LAAFID 22/05/2025
Noticias semana de 17 a 22/03 18/03/2025
Cancelamento de aulas 13/03/2025
Boas vindas e inicio das aulas 11/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 14:27