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MPGP015 - GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Unidade Temática 01 (12/05/2025 - 12/05/2025)
Apresentação e discussão do plano de disciplina. Aula expositiva sobre os conceitos-chave de Qualidade. Considerações iniciais sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública
   Plano de Disciplina 
    
Inicia em 12/05/2025 às 18h 0 e finaliza em 18/05/2025 às 23h 59
    
Inicia em 19/05/2025 às 18h 0 e finaliza em 25/05/2025 às 23h 59
    
Inicia em 26/05/2025 às 18h 0 e finaliza em 01/06/2025 às 23h 59
    
Inicia em 02/06/2025 às 18h 0 e finaliza em 08/06/2025 às 23h 59
    
Inicia em 09/06/2025 às 18h 0 e finaliza em 15/06/2025 às 23h 59
    
Inicia em 16/06/2025 às 18h 0 e finaliza em 22/06/2025 às 23h 59
    
Inicia em 12/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Unidade Temática 02 (19/05/2025 - 19/05/2025)
Considerações sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública. Qualidade no Setor Público ? Discussões conceituais e o Programa de Qualidade Total (TQM). Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Ciclo PDCA/MASP
Unidade Temática 03 (26/05/2025 - 26/05/2025)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Modelo de Excelência de Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade. O Modelo SERVQUAL. A Fluxogramação.
Unidade Temática 04 (02/06/2025 - 02/06/2025)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Brainstorm, Kanban e Cinco Sensos (5S).
Unidade Temática 05 (09/06/2025 - 09/06/2025)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz de Ishikawa, Matriz GUT e Matriz SWOT.
Unidade Temática 06 (16/06/2025 - 16/06/2025)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Estrela Decisória, 6W3H e Diagrama de Pareto.
Unidade Temática 07 (23/06/2025 - 23/06/2025)
Essa unidade somente terão seus conteúdos verificados a partir do andamento das aulas e atividades acadêmicas realizadas.
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Considerações sobre o setor público. Fundamentos de qualidade. Qualidade em serviços: projeto, desenho de processos, programação de serviços e controle de qualidade. Integração de sistemas certificáveis de gestão. Logística e qualidade. Ferramentas de controle da qualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento.
- Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Gestão da qualidade (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate.
- Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere.
- Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
- Os procedimentos de ensino poderão ser alterados de acordo com o andamento das aulas, sendo informado com antecedência para os alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos nas avaliações que serão realizadas:

Nota 01 - Elaboração de um relato diário sobre as atividades do dia (entrega até a data e horário previamente estabelecido, conforme SIGAA). (Obs: 1) Somente serão considerados aqueles relatos dos Mestrandos(as) que estiveram presentes na respectiva aula. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 1,5

Nota 02 - Apresentação de um artigo de natureza teórico-empírica com tema relacionado à disciplina e com data de publicação não inferior ao ano de 2020 e que seja qualificado pelo Qualis CAPES nos estratos A1, A2, A3, A4, B1 ou B2. É possível consultar a classificação atual do periódico no Qualis CAPES (2017-2020) pelo seguinte *link abaixo. Somente serão aceitos artigos avaliados pelo área de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 1,5

Nota 03 - Elaboração e apresentação de um Seminário com o tema e data previamente definido pelo docente. (Obs: 2) Somente serão considerados a apresentação dos Mestrandos(as) que estiveram presentes na respectiva aula. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 3,0

Nota 04 - Elaboração e entrega (enviado/postado no SIGAA) de um artigo para possível publicação sobre um tema relacionado com aqueles trabalhados na disciplina Gestão da Qualidade no Serviço Público até o dia 06 de agosto de 2023 às 23:59 horas. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 4,0

OBS:
*Link:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf
** Repositórios de artigos científicos internacionais: EBSCO Information Services (http://web.a.ebscohost.com/); JSTOR (https://www.jstor.org/); Emerald Insight (https://www.emerald.com/insight/), Taylor & Francis On line (https://www.tandfonline.com), Scopus (https://www.scopus.com), Web of Science (https://www.webofknowledge.com), Sage Journals - Sage Publications (https://journals.sagepub.com), Wiley Online Library (https://onlinelibrary.wiley.com) e Science Direct (https://www.sciencedirect.com/).
*** Repositórios de artigos científicos nacionais: Scientific Periodicals Electronic Library - SPELL (https://www.spell.org.br/), periódicos CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br) e SciELO (https://www.scielo.br).
**** Na Atividade 02, Observar que o estrato do periódico/avaliação será considerado para efeito de avaliação a pontuação de acordo com o extrato do periódico (Qualis Capes 2017/2020), conforme confirmação feita pelo site: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/list aConsultaGeralPeriodicos.jsf para efeito da nota da Atividade (A1 até 100% da nota, A2 = até 95% da nota; A3 = até 90% da nota e A4 = até 85% da nota; B1 = até 80% da nota e B2 = até 75% da nota)

Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:

Cálculo a Nota Final = {[1,5 x (Nota 01)] + [1,5 x (Nota 02)] + [3,0 x (Nota 03)] + [4,0 x (nota 4]} / 10
Horário de atendimento: Horário previamente agendado
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2014.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
BOUCKAERT, G.; HALLIGAN, J. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008.
LIMA, P. D. B. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Quality mark, 2007.
BOYNE, G. et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurement and Management. Cambridge University Press. 2006.
POLLITT, C.; BOUCKAERT, G.; LOFFLER, E. Making Quality Sustainable: Co-Design, CoDecide, Co-Produce, Co-evaluate. Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de Janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: www.comprasnet.gov.br.
MARSHALL JÚNIOR, I. et al. Gestão da Qualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003.
NOVAES, C.; LASSO, S.; MAINARDES, E. W. Percepções de qualidade do serviço público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 1, p. 107-123, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35214/percepcoes-de-qualidade-doservicopublico-/
i/pt-br
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/05/2025
12/05/2025
Unidade Temática 01
19/05/2025
19/05/2025
Unidade Temática 02
26/05/2025
26/05/2025
Unidade Temática 03
02/06/2025
02/06/2025
Unidade Temática 04
09/06/2025
09/06/2025
Unidade Temática 05
16/06/2025
16/06/2025
Unidade Temática 06
23/06/2025
23/06/2025
Unidade Temática 07
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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