-

CPPGF/CCN008 - SEMINÁRIOS AVANÇADOS II - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (14/03/2025 - 14/03/2025)

Apresentação da Disciplina

Etapa 1 do Projeto: Identificação do projeto,

Etapa 2 do Projeto: Objetivos e Metodologia

Etapa 3 do Projeto: Etapas de execução, Produtos esperados; cronograma de entregas anuais; Potencial de impacto

Etapa 4 do Projeto: Colaborações e Recursos financeiros de outras fontes

Etapa 5 do Projeto:  infraestrutura e de apoio técnico; Orçamento.

Etapa 6 do Projeto: Entregar a propostas completa em um arquivo

Apresentação do projeto na forma de Seminário

 

Para a próxima aula preparar um esboço da Etapa 1

   Modelos de projetos 2 
  Edital 2 
Aula tira duvidas (14/03/2025 - 14/03/2025)
Aula tira duvidas (14/03/2025 - 14/03/2025)
Aula tira duvidas (14/03/2025 - 14/03/2025)
Aula tira duvidas (14/03/2025 - 14/03/2025)
Aula tira duvidas (14/03/2025 - 14/03/2025)
Aula tira duvidas (14/03/2025 - 14/03/2025)
Apresentação do Seminário (14/03/2025 - 14/03/2025)

Apresentação do projeto na forma de Seminário

Etapa 1 do Projeto (21/03/2025 - 28/03/2025)

Etapa 1 do Projeto

Identificação do projeto, incluindo

    • título,
    • palavras-chave
    • resumo
    • Dados do proponente e equipe
    • Área(s) do conhecimento predominante(s)
    • Instituição(ões) participante(s)

Data de entrega 20/04/2021

  Edital 1 
  Edital 2 
  Edital 3 
Etapa 2 do Projeto (04/04/2025 - 11/04/2025)

Etapa 2 do Projeto:

  • Objetivos geral e específicos
  • Metodologia proposta

Data de entrega 04/05/2021

Etapa 3 do Projeto: (25/04/2025 - 02/05/2025)

Etapa 3 do Projeto:

  • Etapas de execução do projeto com respectivo cronograma de atividades; 
  • Produtos esperados como resultado da execução do projeto, com previsão de cronograma de entregas anuais;
  • Potencial de impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico, de inovação, difusão, sócio-econômico e ambiental;

 Data de entrega: 25/05/2021

Etapa 4 do Projeto (09/05/2025 - 16/05/2025)

Etapa 4 do Projeto:

  • Colaborações ou parcerias já estabelecidas para a execução do projeto;
  • Perspectivas de colaborações interinstitucionais para a execução do projeto;
  • Recursos financeiros de outras fontes aprovados para aplicação no projeto;

 

Data de entrega: 15/06/2021

  Resultados Esperados e Relevância e Impacto do Projeto para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico ou de Inovação 
Tópicos - Resultados Esperados e Relevância e; - Impacto do Projeto para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico ou de Inovação
Etapa 5 do Projeto (23/05/2025 - 30/05/2025)

Etapa 5 do Projeto:

  • Disponibilidade efetiva de infraestrutura e de apoio técnico para o desenvolvimento do projeto;
  • Orçamento detalhado.

 

Data de entrega: 22/06/2021

Etapa 6 do Projeto: (06/06/2025 - 13/06/2025)

Etapa 6 do Projeto:

Entregar a propostas completa em um arquivo onde deverão incluir todas as seguintes informações coletadas nas etapas 1 até a 5

 

Data de entrega: 29/06/2021

Avaliação (27/06/2025 - 27/06/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
21
1 2024100**** 0 0
2 2023100**** 0 0
3 2023100**** 2 2
4 2023100**** 0 0
5 2023100**** 0 0
6 2023100**** 0 0
7 2025100**** 0 0
8 2025100**** 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Apresentação de seminários sobre temas relacionados às linhas de pesquisa do programa de póos-graduação, sob a orientação e coordenação de um professor do curso. Confecção de um artigo de revisão na área de estudos dos estudantes.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento será através de atividades acadêmicas e de pesquisa, sendo assumido pelo aluno de forma socializada e individual.
? A leitura será prática constante sempre seguida de comentários e debates.
? Aulas expositivas dialogadas
? Leitura compartilhada
? Estudo em grupo
? Leituras complementares
? Elaboração textual
? Seminários
? Elaboração individual e coletiva das atividades
? Apresentação de Seminário
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO (Conforme Resolução Nº 043/95-CEPEX)

O acompanhamento será feito continuamente para verificar o desempenho do aluno durante o desenvolvimento das atividades propostas para a disciplina, apresentando o material didático desenvolvido para a disciplina, os orientado nas dificuldades, diluindo dúvidas e motivando o aluno durante todo o processo de ensino/aprendizagem.

A participação do aluno será avaliada a partir das interações desencadeadas ao longo do curso, compreendendo a participação da leitura dos conteúdos e textos indicados, o desenvolvimento das atividades propostas e/ou realização de exercícios propostos, levando em conta não somente os aspectos quantitativos, mas também os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento e a assiduidade aos eventos educativos.

O processo de avaliação contará de 3 Prova:
Elaboração e execução do cronograma;
Elaboração e execução do projeto e;
Elaboração e execução do seminário.

Para efeito de aprovação e reprovação, serão aplicados os critérios abaixo especificados para a média aritmética das provas com cada valendo 10 pontos.
A média das avaliações em escala de 0 (zero) a 10 (dez):

De 7,0 a 10 ? aprovado por média
De 4,0 a 6,9 ? recuperação
De 0,0 a 3,9 ? reprovação

CÁLCULO DA MÉDIA

MD1=((nota da 1° avaliação)+ (nota da 2° avaliação)+ (nota da 3° avaliação))/3

No caso do aluno de prova final, a nota final deste será calculada da seguinte forma: nota obtida na prova final + média obtida das avaliações dividido por dois.

A nota final será considerada aprovativa caso seja maior ou igual a 6.

CÁLCULO DA MÉDIA

MD2=((MD1)+ (nota da Prova final))/2
Horário de atendimento: 6M45
Bibliografia: BÁSICA:
Temas sugeridos pelos orientadores;
LAKATOS. Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2008;
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia cientifica. 6.ed. 2008. Técnica de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnica de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. 2008;
COMPLEMENTAR:
CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org). Construindo o Saber ? Metodologia Cientifica: Fundamentos e Técnicas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2025
14/03/2025
Aula tira duvidas
14/03/2025
14/03/2025
Aula tira duvidas
14/03/2025
14/03/2025
Apresentação do Seminário
14/03/2025
14/03/2025
Aula tira duvidas
14/03/2025
14/03/2025
Aula tira duvidas
14/03/2025
14/03/2025
Aula tira duvidas
14/03/2025
14/03/2025
Aula tira duvidas
14/03/2025
14/03/2025
Apresentação da Disciplina
21/03/2025
28/03/2025
Etapa 1 do Projeto
04/04/2025
11/04/2025
Etapa 2 do Projeto
25/04/2025
02/05/2025
Etapa 3 do Projeto:
09/05/2025
16/05/2025
Etapa 4 do Projeto
23/05/2025
30/05/2025
Etapa 5 do Projeto
06/06/2025
13/06/2025
Etapa 6 do Projeto:
27/06/2025
27/06/2025
Avaliação
Avaliações
Data Descrição
25/04/2025 1ª Avaliação
27/06/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento de aula 28/03/2025
Inicio das aulas 10/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1297 11/05/2025 23:19