-

PROFIAP/UFDPAR003 - OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO, DISSERTAÇÃO, PRODUTO TÉCNICO E ARTIGO CIENTÍFICO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Métodos de ensino-aprendizagem. Processo avaliativo. Principais produções. Introdução à disciplina. (28/04/2025 - 28/04/2025)
Debate acerca dos principais normativos da Rede PROFIAP. Regimento Nacional. Normas Acadêmicas Nacionais. Regimento Interno PROFIAP/UFDPar. Produtos acadêmicos e principais prazos. (05/05/2025 - 05/05/2025)
Elaboração da Introdução: contextualização, problema de pesquisa, objetivos. (12/05/2025 - 12/05/2025)
Elaboração da Introdução: justificativa e contribuições para a literatura, para a sociedade e para prática profissional. (19/05/2025 - 19/05/2025)
    
Inicia em 21/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/05/2025 às 23h 59
Realização de levantamento bibliográfico sobre o tema de pesquisa. Apresentação sobre principais bases de busca e refinamento de aporte teórico na área de Administração Pública: Google acadêmico, Spell, SciElo Brasil, Periódicos Capes, Oasisbr e Scopus. (26/05/2025 - 26/05/2025)
    
Inicia em 29/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/06/2025 às 20h 0
Elaboração da escrita do referencial teórico. (02/06/2025 - 02/06/2025)
Entrega da Parte I do Projeto de Pesquisa da Dissertação – Primeira Avaliação Institucional (AV1). (07/06/2025 - 07/06/2025)
Aula Extra.
    
Inicia em 10/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2025 às 23h 59
Definição e elaboração da metodologia e técnicas de pesquisa. (09/06/2025 - 09/06/2025)
Pesquisa de campo e coleta de dados. Sistematização, análise e interpretação dos dados da pesquisa. (16/06/2025 - 16/06/2025)
Construção do cronograma de pesquisa e composição dos membros da banca. Conselho de ética. (23/06/2025 - 23/06/2025)
Produto técnico-tecnológico: tipos, conceitos e estrutura. (30/06/2025 - 30/06/2025)
Artigo científico: estrutura e elaboração. Principais revista da área do PROFIAP e Estrato Qualis Capes. (05/07/2025 - 05/07/2025)
Aula Extra.
    
Inicia em 02/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 04/07/2025 às 23h 59
Estrutura da dissertação. Elaboração de diagnóstico situacional e de proposta de intervenção na realidade estudada. Apresentação e aprovação do projeto de pesquisa à banca de exame de qualificação da dissertação. Segunda Avaliação Institucional (AV2). (07/07/2025 - 07/07/2025)
    
Inicia em 08/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Aula Extra - Apresentação Pré-Projeto de Pesquisa (09/07/2025 - 09/07/2025)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
28 05 12 19 26 02 07 09 16 23 30 05 07 09
1 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 0 6
2 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2025101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 2 0 0 6
4 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
7 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025101**** 9,7 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
2 2025101**** 9,7 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
3 2025101**** 8,5 8,5 10,0 10,0 9.3 0 AM
4 2025101**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
5 2025101**** 8,0 8,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
6 2025101**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
7 2025101**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
8 2025101**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
9 2025101**** 8,5 8,5 10,0 10,0 9.3 0 AM
10 2025101**** 8,5 8,5 10,0 10,0 9.3 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Elaboração da Introdução: contextualização, justificativa, problema de pesquisa, objetivos e contribuições para a literatura, para a sociedade e para prática profissional. Realização de levantamento bibliográfico sobre o tema de pesquisa. Definição e elaboração da metodologia e técnicas de pesquisa. Pesquisa de Campo e Coleta de Dados. Construção do cronograma de pesquisa e composição dos membros da banca. Apresentação e aprovação do Projeto de Pesquisa à Banca de Exame de Qualificação da Dissertação. Conselho de Ética. Estrutura da dissertação. Sistematização, análise e interpretação dos dados da pesquisa. Elaboração de diagnóstico situacional e de proposta de intervenção na realidade estudada. Produto Técnico: tipos, conceitos e estrutura. Artigo Científico: estrutura e revistas Qualis. Apresentação da Dissertação à Banca Examinadora. Procedimentos para emissão de diploma.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia de ensino-aprendizagem desta disciplina foi construída para desenvolver o contexto de aprendizagem necessário para o desenvolvimento das competências assumidas. Para isto, propõe-se a construção coletiva (social) e individual de produtos, com os quais os alunos devem construir, situar, interrelacionar e experenciar, com autonomia e responsabilidade, os conteúdos aprendidos durante os encontros das aulas.

São estes os produtos:
I – Textos pertinentes aos assuntos trabalhados na disciplina;
II – Atividades avaliativas.

Ênfase particular é proposta sobre a atitude do diálogo em sala na direção da construção de um clima de debate permanente. A aula será conduzida então a partir de aulas expositivas, dinâmicas de grupo e utilização de recursos lúdicos. Os recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem serão: notebook; quadro branco; Microsoft Power Point (slides); projeção multimídia; livros didáticos; casos, dentre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação de aprendizagem na disciplina ocorrerá de forma gradual, com base na frequência e participação em sala de aula e nas demais atividades. Numa perspectiva de compreensão da avaliação como uma atividade que deverá ser realizada de maneira processual, com critérios claros, a avaliação desta disciplina contará com dois momentos:

Atividade Avaliativa I: 1ª Avaliação (AV1) – Consiste na entrega do Projeto de Pesquisa para a Dissertação, Parte I: Introdução e Bases teóricas.

Atividade Avaliativa II: 2ª Avaliação (AV2) – Consiste na entrega do Projeto de Pesquisa para a Dissertação, Parte II: Metodologia, Resultados Esperados, Cronograma e Referências.

Mensuração das avaliações: AV1 (de 0,0 até 10,0) + AV2 (de 0,0 até 10,0) / 2 = média final.

A condição de aprovação, habilitação ao exame final ou reprovação do estudante ocorre de acordo com as normas vigentes na UFDPar.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:

COSTA, I. C. N. P. Estrutura e normas técnicas para formatação de trabalhos acadêmicos. In: SILVA, G. M. M.; QUINTELLA, C. M. (Orgs). Metodologia de pesquisa científico-tecnológica e inovação. Vol. I. Salvador: IFBA, 2021, p.115 a 149.

FREIRE, E. Conceituação de tipos e metodologias de pesquisa. In: SILVA, G. M. M.; QUINTELLA, C. M. (Orgs). Metodologia de pesquisa científico-tecnológica e inovação. Vol. I. Salvador: IFBA, 2021, p. 73-114.

SANTOS, A.; DURANTE, L. C.; SILVA, G. M. M. Metodologia de pesquisa bibliográfica em acervos físicos e em plataformas virtuais. In: SILVA, G. M. M.; QUINTELLA, C. M. (Orgs). Metodologia de pesquisa científico-tecnológica e inovação. Vol. I. Salvador: IFBA, 2021, p. 150 a 181.

TACHIZAWA, E. T.; MENDES FILHO, G. A. Como fazer monografias na prática. 12 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

COMPLEMENTAR:

ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CARLOMAGNO, M. C.; ROCHA, L. C. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016.

HAIR, J. F. J.; ANDERSEN, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MARÔCO, J. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Pêro Pinheiro: Soluções Gráficas, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Porto alegre: Bookman,2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/04/2025
28/04/2025
Apresentação da disciplina. Métodos de ensino-aprendizagem. Processo avaliativo. Principais produções. Introdução à disciplina.
05/05/2025
05/05/2025
Debate acerca dos principais normativos da Rede PROFIAP. Regimento Nacional. Normas Acadêmicas Nacionais. Regimento Interno PROFIAP/UFDPar. Produtos acadêmicos e principais prazos.
12/05/2025
12/05/2025
Elaboração da Introdução: contextualização, problema de pesquisa, objetivos.
19/05/2025
19/05/2025
Elaboração da Introdução: justificativa e contribuições para a literatura, para a sociedade e para prática profissional.
26/05/2025
26/05/2025
Realização de levantamento bibliográfico sobre o tema de pesquisa. Apresentação sobre principais bases de busca e refinamento de aporte teórico na área de Administração Pública: Google acadêmico, Spell, SciElo Brasil, Periódicos Capes, Oasisbr e Scopus.
02/06/2025
02/06/2025
Elaboração da escrita do referencial teórico.
07/06/2025
07/06/2025
Entrega da Parte I do Projeto de Pesquisa da Dissertação – Primeira Avaliação Institucional (AV1).
09/06/2025
09/06/2025
Definição e elaboração da metodologia e técnicas de pesquisa.
16/06/2025
16/06/2025
Pesquisa de campo e coleta de dados. Sistematização, análise e interpretação dos dados da pesquisa.
23/06/2025
23/06/2025
Construção do cronograma de pesquisa e composição dos membros da banca. Conselho de ética.
30/06/2025
30/06/2025
Produto técnico-tecnológico: tipos, conceitos e estrutura.
05/07/2025
05/07/2025
Artigo científico: estrutura e elaboração. Principais revista da área do PROFIAP e Estrato Qualis Capes.
07/07/2025
07/07/2025
Estrutura da dissertação. Elaboração de diagnóstico situacional e de proposta de intervenção na realidade estudada. Apresentação e aprovação do projeto de pesquisa à banca de exame de qualificação da dissertação. Segunda Avaliação Institucional (AV2).
09/07/2025
09/07/2025
Aula Extra - Apresentação Pré-Projeto de Pesquisa
Avaliações
Data Descrição
07/06/2025 1ª Avaliação
07/07/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LIVROS PARA LEITURAS - PDF 04/05/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1494 17/12/2025 01:11