| Metodologia: |
A metodologia de ensino-aprendizagem desta disciplina foi construída para desenvolver o contexto de aprendizagem necessário para o desenvolvimento das competências assumidas. Para isto, propõe-se a construção coletiva (social) e individual de produtos, com os quais os alunos devem construir, situar, interrelacionar e experenciar, com autonomia e responsabilidade, os conteúdos aprendidos durante os encontros das aulas.
São estes os produtos: I Textos pertinentes aos assuntos trabalhados na disciplina; II Atividades avaliativas.
Ênfase particular é proposta sobre a atitude do diálogo em sala na direção da construção de um clima de debate permanente. A aula será conduzida então a partir de aulas expositivas, dinâmicas de grupo e utilização de recursos lúdicos. Os recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem serão: notebook; quadro branco; Microsoft Power Point (slides); projeção multimídia; livros didáticos; casos, dentre outros. |
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação de aprendizagem na disciplina ocorrerá de forma gradual, com base na frequência e participação em sala de aula e nas demais atividades. Numa perspectiva de compreensão da avaliação como uma atividade que deverá ser realizada de maneira processual, com critérios claros, a avaliação desta disciplina contará com dois momentos:
Atividade Avaliativa I: 1ª Avaliação (AV1) Consiste na entrega do Projeto de Pesquisa para a Dissertação, Parte I: Introdução e Bases teóricas.
Atividade Avaliativa II: 2ª Avaliação (AV2) Consiste na entrega do Projeto de Pesquisa para a Dissertação, Parte II: Metodologia, Resultados Esperados, Cronograma e Referências.
Mensuração das avaliações: AV1 (de 0,0 até 10,0) + AV2 (de 0,0 até 10,0) / 2 = média final.
A condição de aprovação, habilitação ao exame final ou reprovação do estudante ocorre de acordo com as normas vigentes na UFDPar. |
| Bibliografia:
| BÁSICA:
COSTA, I. C. N. P. Estrutura e normas técnicas para formatação de trabalhos acadêmicos. In: SILVA, G. M. M.; QUINTELLA, C. M. (Orgs). Metodologia de pesquisa científico-tecnológica e inovação. Vol. I. Salvador: IFBA, 2021, p.115 a 149.
FREIRE, E. Conceituação de tipos e metodologias de pesquisa. In: SILVA, G. M. M.; QUINTELLA, C. M. (Orgs). Metodologia de pesquisa científico-tecnológica e inovação. Vol. I. Salvador: IFBA, 2021, p. 73-114.
SANTOS, A.; DURANTE, L. C.; SILVA, G. M. M. Metodologia de pesquisa bibliográfica em acervos físicos e em plataformas virtuais. In: SILVA, G. M. M.; QUINTELLA, C. M. (Orgs). Metodologia de pesquisa científico-tecnológica e inovação. Vol. I. Salvador: IFBA, 2021, p. 150 a 181.
TACHIZAWA, E. T.; MENDES FILHO, G. A. Como fazer monografias na prática. 12 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2015.
COMPLEMENTAR:
ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARLOMAGNO, M. C.; ROCHA, L. C. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016.
HAIR, J. F. J.; ANDERSEN, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
MARÔCO, J. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Pêro Pinheiro: Soluções Gráficas, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Porto alegre: Bookman,2015. |