| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula e por meio da elaboração e apresentação do pré-projeto de pesquisa.<br />Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.<br />OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado<br /> |
| Bibliografia:
| GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.<br /> LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.<br /> MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.<br />Complementar:<br /> BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora 70, 2015.<br /> BOSI, M. L. M.; GASTALDO, D. (Orgs). Tópicos avançados em pesquisa qualittaiva em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.<br /> CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2014.<br /> Deslandes, SF; De Assis, SG. Abordagens quantitativas e qualitativas em saúde: o diálogo das diferenças. In: Minayo, MCS, Deslandes, SF. Caminhos do Pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2013.<br /> LIMA JUNIOR, E.B. et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51, 2021.<br /> Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466/2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em 01 dezembro 2014.<br /> Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510/2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf<br /> MUYLAERT, C. J. et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa.<br />Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, p. 184-189, 2014.<br />PEREIRA, Adriana Soares. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS: UFSM, 2018.<br /> PITHAN, LH; VIDAL, TRA. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico.<br />Direito e Justiça. Porto Alegre. v. 39, n. 01, p. 78-82, 2013.<br /> RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. Rev. e Amp. São Paulo: Atlas, 2017.<br /> Universidade Federal do Piauí. Sistema Integrado de Bibliotecas. Manual de normalização de monografia, dissertação e tese / Universidade Federal do Piauí. Teresina: UFPI, 2020<br /> |