isaura danielli borges de sousa

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

CGBENF/CAFS006 - GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino e cronograma. Aula 01- Papel sociopolítico do gestor do SUS. Gestão no SUS. Gestores legais do SUS. Equipes gestoras do SUS. (27/06/2025 - 27/06/2025)
   Livro Gestão Saúde 
Aula 02- Políticas de gestão do trabalho em saúde. Fundamentos do Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem (27/06/2025 - 27/06/2025)
Aula 03- Organização do trabalho em equipe multiprofissional. Protocolo e linha de cuidado. (28/06/2025 - 28/06/2025)

Atividade Online

    
Inicia em 27/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 10/07/2025 às 23h 59
Aula 4: Gestão da clínica e cuidado Acolhimento com classificação de risco. Projeto terapêutico singular. (28/06/2025 - 28/06/2025)
    
Inicia em 30/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 17/07/2025 às 23h 59
(MANHÃ) Aula 05- Planejamento estratégico na gestão em saúde (11/07/2025 - 11/07/2025)
(TARDE) Aula 06 - Gestão Municipal no SUS: Cogestão, Hierarquização, Regionalização e Referência/Contrarreferência (11/07/2025 - 11/07/2025)
    
Inicia em 11/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/07/2025 às 23h 59
(MANHÃ) Aula 07- Organização atual dos serviços de saúde no Brasil (12/07/2025 - 12/07/2025)
    
Inicia em 12/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 24/07/2025 às 23h 59
(TARDE) Aula 08 - Atividade sobre planejamento estratégico (12/07/2025 - 12/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL Total
27 28 11 12
1 2025200**** 0 0 0 0 0
2 2025200**** 0 0 0 0 0
3 2025200**** 0 0 0 0 0
4 2025200**** 0 0 0 2 2
5 2025200**** 0 0 0 0 0
6 2025200**** 4 0 2 0 6
7 2025200**** 0 0 0 2 2
8 2025200**** 0 0 0 0 0
9 2025200**** 0 0 0 0 0
10 2025200**** 0 0 0 0 0
11 2025200**** 0 0 0 0 0
12 2025200**** 8 7 8 7 30
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
2 2025200**** 9,8 9,8 9,5 9.7 0 AM
3 2025200**** 9,5 10,0 9,8 9.8 0 AM
4 2025200**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
5 2025200**** 9,5 9,3 9,0 9.3 0 AM
6 2025200**** 9,8 9,8 9,5 9.7 2 AM
7 2025200**** 9,5 9,3 8,0 8.9 6 AM
8 2025200**** 9,5 9,3 9,0 9.3 0 AM
9 2025200**** 9,5 10,0 9,8 9.8 2 AM
10 2025200**** 9,8 9,8 9,5 9.7 0 AM
11 2025200**** 9,5 9,3 8,0 8.9 0 AM
12 2025200**** 9,8 9,8 9,5 9.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Papel sociopolítico do gestor do SUS. Gestão no SUS. Gestores legais do SUS. Equipes gestoras do SUS. A gestão enquanto espaço coletivo e democrático. Princípios jurídicos da gestão de sistemas e serviços de saúde. Políticas de gestão do trabalho em saúde. Planejamento estratégico na gestão em saúde. Gestão nos municípios, sistemas e métodos de cogestão; hierarquização, regionalização e sistemas de referência e contrarreferência. Financiamento. Organização atual dos serviços de saúde no Brasil. Integralidade e Trabalho em Equipe.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina baseia-se nas metodologias ativas e na relação professor/aluno, onde cada um é considerado com suas bagagens e potencialidades e devem estar envolvidos em todo o processo, para que a aprendizagem ocorra sob um clima autêntico, permeável a trocas e propício ao desenvolvimento da capacidade de análise e crítica acerca do contexto sociopolítico no qual a saúde está inserida Desta forma, o educador pode mediar e incentivar o discente pela busca incessante de conhecimento, favorecendo situações de aprendizagem que primem pela indissociabilidade entre teoria e prática, concedendo lugar a atitudes criativas, críticas, reflexivas e transformadoras. As aulas serão expositivas dialogadas e ocorrerão nos dias e horários já previstos da disciplina em atendimento ao calendário letivo em vigor. A carga horária será cumprida integralmente. Acrescenta-se ainda outras estratégias de ensino, a saber: Conhecimento do grupo: dinâmicas de apresentações simples e trabalhos cooperativos. Aquisição de conhecimentos: aulas expositivas dialogadas; elaboração de relatórios; leituras de textos e fichamentos; resenhas de artigos.<br />Desenvolvimento de habilidades: observação e análise das experiências; atividades em grupo e colaborativas, construção de tecnologias, infográficos, podcasts, elaboração de vídeos, etc. Desenvolvimento de atitudes: debates e simulações.<br />Demais objetivos: confronto com a realidade, desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, a cooperação, a colaboração e a iniciativa de buscar informações.<br />Acrescenta-se que as atividades poderão ocorrer na modalidade a distância, conforme preconizado pelo Artigo 42, parágrafo 2, da Resolução 177/12 de 5 de novembro de 2012, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX/UFPI que determina o percentual de 20,0% da carga horário total da disciplina.<br />O upload de materiais de apoio para utilizar em aula (Power Point, PDF, vídeos dentre outros) será disponibilizado no SIGAA. A aula estará alinhada com o plano de ensino da disciplina e terá três etapas distintas: 1) Contextualização e explanação da temática a ser abordada; 2) Aplicação de atividades dirigidas à aprendizagem do conteúdo ministrado e 3) Feedback.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Todos os métodos de avaliação aqui descritos estão de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde que diz na página 56 e 57:<br />As atividades avaliativas ficarão a critério do docente ministrante. Será reprovado o aluno que não frequentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total de uma disciplina que será registrada no SIGAA, lembrando que “A presença do aluno é registrada por sua frequência em cada 60 minutos de aula”. A nota mínima para o aluno ser aprovado por média será 7,0.<br />Nos casos em que for necessária a avaliação final do aproveitamento da disciplina ou atividade, será feita com atribuição de nota em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo exigida nota igual ou superior a 6 (seis) para aprovação, conforme art. no 44 da Resolução no100/2019 da CEPEX.<br />Sobre o Processo Avaliativo:<br />A disciplina irá realizar avaliação formativa. A avaliação da aprendizagem, para efeito de registro, obedecerá à proporcionalidade à carga horária da disciplina (45 horas) e será composta de quatro (03) atividades e/ou avaliações teóricas parciais de (0 a 10 pontos).<br />1a Avaliação Parcial: Será realizado em dupla elaboração de atividade referente a Gestão Clínica-Fluxograma Linha de Cuidado (primeiro final de semana) e poderá valer entre (0 a 10 pontos. Os conteúdos serão disponibilizados no Sistema SIGAA.<br />2a Avaliação Parcial: Será realizada a elaboração em dupla de Projeto Terapêutico Singular e poderá valer entre (0 a 10 pontos) e das atividades propostas. Os conteúdos serão disponibilizados no Sistema SIGAA.<br />3a Avaliação Parcial: Será realizada a elaboração de um Relatório técnico e poderá valer entre (0 e 10 pontos). Os conteúdos serão disponibilizados no Sistema SIGAA.<br />A Média Final das avaliações da disciplina será realizada de acordo com os cálculos abaixo: Média Final da Disciplina = Será realizado um somatório das notas (1a Nota + 2a Nota + 3a Nota). Em seguida, será calculada a média simples. O Exame Final (EF), realizado com os alunos que não conseguiram aprovação por média, constará de todo o conteúdo ministrado na disciplina.<br />O discente que tiver algum impedimento de participar de qualquer avaliação, tem direito de requerer a oportunidade de realizá-las em segunda chamada. O(a) discente poderá requerer exame de segunda chamada por si ou por procurador legalmente constituído. O requerimento dirigido ao docente responsável pela disciplina, devidamente justificado e comprovado, deve ser protocolado à<br />coordenação a qual o aluno esteja vinculado no prazo de 3(três) dias úteis, contado este prazo a partir da data da avaliação não realizada.<br />Consideram-se motivos que justificam a ausência do discente às avaliações parciais e/ou ao exame final: a) doença; b) doença ou óbito de familiares diretos; c) Audiência Judicial; d) Militares, policiais e outros profissionais em missão oficial; e) Participação em congressos, reuniões oficiais ou eventos culturais representando a Universidade, o município ou estado; f) Outros motivos que, apresentados, possam ser julgados procedentes.
Horário de atendimento: 8 as 18h
Bibliografia: PEDUZZI, M. Equipe Multiprofissional de Saúde: Conceito e Tipologia. Rev. Saúde Pública. v.35 n.1 São Paulo fev. 2001<br />PIERANTONI, CR. Gestão do Trabalho e Recursos Humanos em duas décadas do SUS. Revista de Saúde Coletiva. vol. 18 no. 4. Rio de Janeiro, 2008.<br />ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, p.47-59, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no. 154, de 24 de janeiro de 2008. Aprova o Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília, 2009.<br />BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Qualificação e Estruturação da gestão do Trabalho e da Educação no SUS ? ProgeSUS. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/roteiroprogesus.pdf<br />GIL, C.R.R. Gestão pública em saúde: o processo de trabalho na gestão do SUS. São Luís, 2016. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/bitstream/ARES/7358/1/GP1U2.pdf. Acesso em 18/07/2022.<br />HELOANI, Roberto. Organização do trabalho e administração: uma visão multidisciplinar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.<br />MOROSINI, MVGC, CORBO, AMD, GUIMARÃES, C. O Agente Comunitário de Saúde no Âmbito das Políticas Voltadas para a Atenção Básica: concepções do Trabalho e da Formação Profissional. In: FONSECA, AF e STAUFFER, AB (org). O Processo Histórico do Trabalho em Saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, FIOCRUZ, 2007.<br />VIANA, D. L. et al. Gestão do trabalho em saúde: sentidos e usos da expressão no contexto histórico brasileiro. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2018, v. 16, n. 1 [Acessado 18 Julho 2022] , pp. 57-78. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00094>. Epub 11 Dez 2017. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00094.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/06/2025
27/06/2025
Apresentação do plano de ensino e cronograma. Aula 01- Papel sociopolítico do gestor do SUS. Gestão no SUS. Gestores legais do SUS. Equipes gestoras do SUS.
27/06/2025
27/06/2025
Aula 02- Políticas de gestão do trabalho em saúde. Fundamentos do Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem
28/06/2025
28/06/2025
Aula 4: Gestão da clínica e cuidado Acolhimento com classificação de risco. Projeto terapêutico singular.
28/06/2025
28/06/2025
Aula 03- Organização do trabalho em equipe multiprofissional. Protocolo e linha de cuidado.
11/07/2025
11/07/2025
(MANHÃ) Aula 05- Planejamento estratégico na gestão em saúde
11/07/2025
11/07/2025
(TARDE) Aula 06 - Gestão Municipal no SUS: Cogestão, Hierarquização, Regionalização e Referência/Contrarreferência
12/07/2025
12/07/2025
(TARDE) Aula 08 - Atividade sobre planejamento estratégico
12/07/2025
12/07/2025
(MANHÃ) Aula 07- Organização atual dos serviços de saúde no Brasil
Avaliações
Data Descrição
10/07/2025 1ª Avaliação
17/07/2025 2ª Avaliação
24/07/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade Avaliativa 2 10/07/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1497 19/12/2025 14:20