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CGBENF/CAFS009 - ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO E DO HOMEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Evento 1º Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva em Comunidades Quilombolas de Isaías Coelho, e Campinas do Piauí, PI, tema: Inclusão e Representatividade nas Comunidades Quilombolas: um encontr (27/09/2025 - 27/09/2025)
No dia 27/09/2025, realizou-se o 1º Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva em Comunidades Quilombolas de Isaías Coelho, e Campinas do Piauí, PI, tema: Inclusão e Representatividade nas Comunidades Quilombolas: um encontro com Vozes de Mulheres Negras Quilombolas mães de crianças com deficiência. Programação: _Roda de Conversa sobre o contexto da Educação Especial e Inclusiva em Comunidades Quilombolas de Isaías Coelho e Campinas do Piauí, PI. _Oficinas temáticas (cada equipe socializará os resultados de sua pesquisa, destacando a relevância do trabalho, os achados e os possíveis desdobramentos). _Socialização dos materiais produzidos a partir dos tipos de deficiência encontrados nas comunidades quilombolas. _Fechamento do evento com apresentação do documento Carta Proposta para uma Educação Inclusiva nas Comunidades Quilombolas. O referido evento foi realizado na Comunidade Quilombola Morrinhos, localizada no município de Isaías Coelho, PI, contou com a participação da Coordenação Geral do PARFOR, UFPI, Secretária de Educação Municipal de Isaías Coelho, Psicóloga do CRAS, acadêmicos(as) do curso de E.E.Quilombola, representantes da comunidade, bem como dos moradores locais.
Acolhida e apresentação da turma. Apresentação do plano de ensino e acordos da aula; (10/10/2025 - 10/10/2025)
   Plano de disciplina 
Segue nosso plano de ensino. Esperamos cada um/uma com afeto e carinho.
  Diálogos sobre inclusão 
Textos para estudo em sala
O curriculo da educação especial o que precisamos saber? (11/10/2025 - 11/10/2025)
Uma sociedade que exclui, e uma escola... A questão do currículo e da... Escola? Sociedade? (17/10/2025 - 17/10/2025)
Os direitos e a aprendizagem (18/10/2025 - 18/10/2025)
Acessibilidade, participação e aprendizagem (24/10/2025 - 24/10/2025)
ROTEIRO PARA PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. E como construir o PEI. Plano Educacional especializado. (25/10/2025 - 25/10/2025)
Legislação da educação especial da Constituição Federal de 1988 ao Decreto Federal N.o 3956/2001 o (31/10/2025 - 31/10/2025)
Decreto nº 12.689, de 20 de outubro de 2025 (01/11/2025 - 01/11/2025)
Atendimento educacional especializado AEE (07/11/2025 - 07/11/2025)
Avaliação da aprendizagem e encerramento da disciplina. (08/11/2025 - 08/11/2025)
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO (26/01/2022 - 06/04/2022)
Apresentação da disciplina (16/03/2022 - 16/03/2022)

Exposição: Epistemologia da enfermagem

Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

Quarta-feira, 16 de março · 2:00 até 3:00pm

Link da videochamada: https://meet.google.com/asu-aksu-twp 
 

Atividade 1 SIGAA: Considerando a exposição realizada, elabore um mapa de conceitos apresentando seu objeto de estudo, de modo que permita visualizar os conceitos principais e periféricos que o sustentam e possíveis construtos já presentes. Podem utilizar essa ferramenta online https://www.mindmeister.com/folders

ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 23/03. (2 h)

 

Leitura para a aula seguinte:

CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2022 às 0h 0
Exposição: História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo (16/03/2022 - 16/03/2022)

Exposição: História das ciências:  o indutivismo e o falsificacionismo

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

 

Atividade assíncrona no PADLET

Atividade 2: Primeira etapa:

 

Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.


1)      Os alunos irão se organizar em 5 grupos de 5 integrantes e 4 grupos de 4 integrantes.

 

2)      Cada grupo irá pensar sobre um tema que fomente o conhecimento acerca da enfermagem enquanto ciência, dialogando com a comunidade sobre seus pressupostos teóricos e teorias.

 

3)      Os temas escolhidos precisarão abordar uma teoria de enfermagem ou marco conceitual da enfermagem e sua aplicação (tecnologias, gestão, educação, ensino, clínica, pesquisa, etc).

 

4)      As teorias escolhidas não poderão ser repetidas. As teorias de médio alcance e recentes terão preferência para essa atividade, evitem teorias clássicas já amplamente conhecidas.

 

5)      A partir do tema proposto, os grupos construirão dois ou três objetivos de aprendizagem, para a construção dos objetivos utilizem a taxonomia de Bloom.

 

6)       A composição dos grupos, temas e objetivos deverão ser divulgados na plataforma Padlet em um lousa específica para essa atividade ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 30/03. Teremos 10 grupos (3h)

https://padlet.com/wictoborges/mmmww6qt5peautoa

 

Leitura para a aula seguinte:

Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.

Apresentação da Atividade 2 (30/03/2022 - 30/03/2022)

Apresentação da Atividade 2

Diálogo para fechar os temas.

Instrução para montar os materiais expositivos e o texto.

Leitura para aula seguinte:  Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

Exposição: teorias como estruturas (06/04/2022 - 06/04/2022)

Exposição: teorias como estruturas

 Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

 

Leitura para a aula segunte:

Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

 Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM (13/04/2022 - 20/04/2022)
Exposição: Sobre construtos epistemológicos nas ciências (13/04/2022 - 13/04/2022)

Exposição: Sobre construtos epistemológicos nas ciências

Modelos clássicos de teoria de enfermagem

 

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

 Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

Exposição: Análise de teoria de enfermagem (20/04/2022 - 20/04/2022)

Exposição: Análise de teoria de enfermagem

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: PENSANDO ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO (27/04/2022 - 18/05/2022)
Seminário 1 (27/04/2022 - 27/04/2022)

Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.

MATERIAIS DIDÁTICOS (18/05/2022 - 18/05/2022)
  Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8
  CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
  MENEZES et al Caminhos percorridos pela Enfermagem brasileira para o desenvolvimento de subconjuntos terminológicos 
Menezes HF, Camacho ACLF, Nóbrega MML, Fuly PSC, Fernandes SF, Silva RAR. Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3270. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3132.3270.
  Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory 
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
  Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias 
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
  BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS 
BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1420017, 2017 .
  ALMEIDA, N Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis 
ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018.
  BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem 
O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004
Linhas de cuidado em saúde do adulto na APS: HAS, DM2, AVC (03/10/2025 - 03/10/2025)
Linhas de cuidado em saúde do adulto na APS: Dor Torácica, IAM, ICC, (03/10/2025 - 03/10/2025)
Enfermagem em saúde do adulto e do homem na APS (03/10/2025 - 18/10/2025)

Materiais utilizados nas discussoes em sala de aula:

https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/todas-linhas 

Qualquer duvida, entrem em contato!

Consulta uroandrológica na APS e Pré-natal do Parceiro (04/10/2025 - 04/10/2025)
Linha de cuidado em saúde do adulto na APS: Obesidade (04/10/2025 - 04/10/2025)
    
Inicia em 04/10/2025 às 14h 0 e finaliza em 30/11/2025 às 23h 59
Linha de cuidado em saúde do adulto na APS: DRC e Dor Lombar (17/10/2025 - 17/10/2025)
ELABORACAO DA ATIVIDADE AVALIATIVA (17/10/2025 - 18/10/2025)

Cada aluna deverá elaborar um texto explicativo e fundamentado sobre o tema que lhe foi atribuído, contemplando os seguintes aspectos:

  1. Definição e contextualização clínica do tema na Atenção Primária à Saúde (APS);

  2. Fatores de risco, sinais e sintomas principais;

  3. Condutas de enfermagem na prevenção, diagnóstico e acompanhamento;

  4. Linhas de cuidado e protocolos do Ministério da Saúde relacionados ao tema;

  5. Ações educativas e estratégias de promoção da saúde;

  6. Referências bibliográficas reais (mínimo de 3, formato ABNT).



Distribuição dos Temas

Aluna

Tema

Ana Maria da Costa Oliveira

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)

Bruna de Sousa Pereira

Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2)

Deise Elane Santos Rego

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Gabrielle Maria Borges Miranda e Silva

Dor Torácica

Kalynne Alves da Rocha

Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Milessia Milene de Sá Mousinho

Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

Natasha Hemilly Sousa Santos

Consulta Uroandrológica na APS

Pollyanna Taiana de Morais Sousa

Pré-Natal do Parceiro

Samantha Sousa Oliveira Melo

Hemodiálise com foco na APS

Suelen Cristina Ramos da Rocha

Dor Lombar

Tais Pereira dos Santos

Câncer prostático com foco na APS

Pontuaçao: 0 a 10 pontos + registro de presença

A avaliação considerará clareza, fundamentação teórica, coerência, atualidade das referências e aplicabilidade à prática do enfermeiro na APS.


Data de entrega: 30/11/25
A entrega da atividade, alem da nota valerá presença para os dias: 

  • Sexta-feira à tarde (17/10)

  • Sábado manhã e tarde (18/10)

    
Inicia em 18/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2025 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula OUT Total
03 04 10 11 17 18
1 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
4 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2025200**** 4 0 0 0 0 0 4
8 2025200**** 4 0 0 0 0 0 4
9 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2025200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2025200**** 4 0 0 0 0 0 4
12 2025200**** 8 7 8 7 8 7 45
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 30 MATRICULADO
2 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
3 2025200**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
4 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
5 2025200**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 MATRICULADO
6 2025200**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 MATRICULADO
7 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2025200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 MATRICULADO
11 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO

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Data
Aula 17/10 16/10/2025
Aula 04/10 03/10/2025
Aulas 01/10/2025

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