-

CLI/CEAD105 - Processos criativos e formação para o trabalho - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/02/2025 - 14/03/2025)

 

Esta disciplina tem como objetivo contribuir para que os discentes tenham uma percepção mais criativa, dinâmica e proativa do mundo do trabalho do século XXI.

Disponível em: https://www.polocriativo.com.br/blog/processo-criativo-como-desenvolver 

 

 

Caro(a) aluno(a),

 

Ao longo das disciplinas deste curso, vocês conhecerão conteúdos relevantes para uma base sólida para se tornarem Especialistas em Ensino de Xadrez. Nesta disciplina, nós vamos abordar um tema, relevante e bastante necessário para a formação de vocês enquanto especialistas em Ensino de Xadrez.

A disciplina está estruturada em 02 unidades, com textos bem atuais e de leitura agradável.  A leitura de todos os textos é fundamental para um melhor aproveitamento da disciplina.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora

Dra. Francisca Maria Cosme de Carvalho

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, do Curso de Administração; Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI/São Paulo; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA/UFPI com Dissertação defendida em 2014 e homenageada em 2016 pelo Prêmio Vale Capes de Sustentabilidade com menção honrosa na modalidade "Tecnologias Socioambientais com ênfase no Combate a Pobreza".

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550688E3

   ENSINO DE XADREZ_PLANO_DISCIPLINA_Turma 2025_1.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/02/2025 - 14/03/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I - SEMANA 1 (15/02/2025 - 14/03/2025)

Processos criativos, ensino e aprendizagem; Design Thinking e educação.

Conteúdo Unidade I – Semana 1:

  . Teorias da Criatividade;

  . Processos Criativos no trabalho docente;

  . Bloqueadores e facilitadores da criatividade;

   . Processos Criativos no trabalho Docente;

Informar sobre teorias e processos que fundamentam o tema da criatividade, sobre a importância de sua aplicabilidade no mundo das inovações, seja como um processo cognitivo para desenvolvimento de uma ideia, seja para desenvolvimento pessoal. 

Material da Disciplina:

1 - Plano de Ensino

2 - Texto base/Livro: Processo da criatividade de Ana Claudia Inácio da Silva Pirolo.

3 – Artigo: Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.

 

Material Complementar: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=TeNjbaFTzaE&embeds_euri=https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Fsearch%3Fq%3Dvideo%2Bprocesso%2Bcriativo%26sxsrf%3DAPwXEdc-FpnAy_aeUbbK1esWiNx4uItNGw%253A1681361352069%26source%3Dhp%26ei&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title.

A criatividade não tem relação com inteligência, com DNA, ela pode ser desenvolvida.

 

Ao final desta unidade o discente deverá ser capaz de entender que a criatividade não é sinônimo de arte, subsidiando esse entendimento com as teorias da Teorias da Criatividade, bem como a importância das técnicas do processo criativo.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/02/2025 às 00:00 a 01/03/2025 às 23:59
    
Inicia em 28/02/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/03/2025 às 23h 59
UNIDADE I - SEMANA 2 (15/02/2025 - 14/03/2025)

. O que é Design Thinking;

. Como implementar o Design Thinking na Escola.

- Conceituar Design Thinking como um processo colaborativo e estabelecer uma relação entre seu método de desenvolvimento de ideias e a promoção da Educação Criativa;

- Sistematizar metodologias de Inovação que promovam transformação social.

Material da Disciplina:

 - Plano de Ensino

- Textos:

1 - Design Thinking, Cognição e Educação no Século XXI;  

 2 - Entenda definitivamente o que é design thinking.

   

 

Material Complementar: 

Disponível em:

https://www.insper.edu.br/noticias/inovacao-social-criando-solucoes-impacto/?gclid=CjwKCAjwrdmhBhBBEiwA4Hx5g8VcY2s7Kyz8LDE-2nhNhWoIm6ukWMoLQ-m1vt-c9IoHXhqDsiX52BoCspwQAvD_BwE 

O design thinking é uma metodologia de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços profundamente estudada e difundida por David M. Kelley, da Universidade Stanford, por Tim Brown, autor de “Change by Design”, e por Roger Martin, da Rotman School.

 

O design thinking pode ser descrito como uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável, por meio de uma estratégia de negócios que pode se converter em valor para o cliente e oportunidades de mercado.

Tim Brown

Estabelecer um link entre inovação social e design thinking é um meio para se gerar estratégias e soluções para aliviar problemas sociais que impactam de forma negativa uma parcela significativa da população brasileira e mundial.

UNIDADE II - SEMANA 3 (15/02/2025 - 14/03/2025)

Unidade II

Inovação e transformação social; Desenvolvimento de competências no Novo Ensino Médio.

   . Inovação Social: um Conceito em construção;

   . Inovação e Sustentabilidade;

   . A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.

- Conceituar e entender como a Inovação Social promove a Sustentabilidade e transformação social. Ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de perceber e identificar os desafios sociais e dominar metodologias que vislumbrem soluções para problemas sociais, que permitam eliminar suas causas e não apenas seus impactos negativos.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Texto 3:

   Inovações sociais. / Daniele Farfus (org.), Maria Cristhina (org.); Antoninho Caron ... [et al.]. – Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007. 246 p.: il. ; 30 cm. – (Coleção Inova; v. 2) - capítulos 1 e 2.

 

- Vídeos Sobre Inovação Social

https://www.youtube.com/watch?v=S4f3ffvbu80

https://www.youtube.com/watch?v=iAz9w_oiFk8

As Inovações Sociais podem ajudar a termos um mundo Melhor.

 

As inovações sociais têm o potencial de desencadear impactos significativos em várias esferas da sociedade. Elas podem ocorrer em diferentes setores, desde iniciativas comunitárias até modelos de negócios, e seu impacto pode ser observado de diversas maneiras:

 

1 - Melhoria de condições de vida

Inovações sociais frequentemente buscam melhorar a qualidade de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade social, oferecendo soluções acessíveis e sustentáveis para desafios como habitação, saúde, bem-estar, educação e segurança. Ao explorar exemplos concretos de inovação social, é possível conhecer histórias inspiradoras que demonstram como a criatividade e a colaboração podem gerar mudanças significativas.  

 

 

2 - Promoção da Inclusão

Ao desenvolver modelos que promovem a inclusão social, as inovações sociais criam oportunidades para grupos historicamente excluídos, promovendo equidade, justiça e diversidade.

 

 

3 - Transformação de modelos tradicionais

Inovações sociais também podem transformar setores tradicionais (como agricultura, comércio, reciclagem e outros), introduzindo novos modelos de negócios que equilibram lucratividade com impacto social positivo. Muitas inovações sociais têm um forte foco na sustentabilidade ambiental, abordando problemas como desperdício, poluição e degradação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável.

 

 

As inovações sociais podem desempenhar um papel crucial na promoção da sustentabilidade ambiental, abordando desafios e impactos negativos que afetam diretamente o meio ambiente e transformando-os. Por meio de abordagens criativas e soluções inovadoras, essas iniciativas têm um impacto significativo na preservação e restauração dos ecossistemas.

A inovação social é um conceito prático que vai além da inovação tradicional. Ela se refere à criação de soluções transformadoras para desafios sociais complexos. Ao contrário da inovação convencional, essa ação busca gerar um impacto positivo em toda a sociedade, abordando e buscando soluções para questões como:

  • desigualdade social,
  • desigualdade econômica,
  • de acesso à educação,
  • sustentabilidade ambiental,
  • entre outras pautas imprescindíveis à equidade.
    
Inicia em 08/03/2025 às 12h 30 e finaliza em 15/03/2025 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 4 (15/02/2025 - 14/03/2025)

    . O que é o desenvolvimento de competências;

    . Por que desenvolver competências é importante;

    . A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.

- Fornecer elementos para que o discente consiga elaborar um Mapa de Desenvolvimento de Competências em Inovação que promovam transformação social.

- BIBLIOTECA VIRTUAL:

Texto 4:  Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior:  estudo em representações sociai, de Ana da Costa Polonia e Maria de Fátima Souza Santos.

VÍDEOS:

1 - As 10 Competências da BNCC : https://www.youtube.com/watch?v=Z7QobESh0_0

2 - O desenvolvimento de competências socioemocionais: https://www.youtube.com/watch?v=EmK3pw-I4fM

Competências dos profissionais do futuro: ideias de inovação

 

As competências necessárias para os profissionais do futuro estão relacionadas a inovação e a capacidade de articular ideias para a redução das preocupações sociais.

O discente, ao final da disciplina, estará apto se conseguir elaborar um mapa de ações para desenvolver as principais competências que os profissionais deverão possuir para não sucumbirem no mercado de trabalho:

 

1 - Flexibilidade cognitiva;

2 - Negociação e persuasão;

3 - Julgamento e tomada de decisões;

4 – Inteligência Emocional;

5 – Gestão de Pessoas;

6 – Criatividade;

7 -  Pensamento crítico e analítico;

8 -  Resolução de problemas complexos

9 -  Inserção tecnológica.

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/02/2025 - 14/03/2025)
    
Inicia em 14/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/03/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/02/2025 - 14/03/2025)
    
Inicia em 18/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 20/03/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (15/02/2025 - 14/03/2025)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 AM
2 2025200**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
3 2025200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
4 2025200**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 AM
5 2025200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
6 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2025200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
8 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2025200**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
10 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2025200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
12 2025200**** 5,0 10,0 5,0 6.0 0 AM
13 2025200**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
14 2025200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
15 2025200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
16 2025200**** 6,0 10,0 8,0 7.2 0 AM
17 2025200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
18 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2025200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
20 2025200**** 5,0 10,0 7,0 6.4 0 AM
21 2025200**** 7,0 9,0 7,0 7.4 0 AM
22 2025200**** 5,0 0,0 0,0 3.0 0 RN
23 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2025200**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 AM
25 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2025200**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
27 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
28 2025200**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 AM
29 2025200**** 8,0 10,0 6,0 8.0 0 AM
30 2025200**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
31 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2025200**** 7,0 10,0 6,0 7.4 0 AM
34 2025200**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
35 2025200**** 0,0 9,0 0,0 1.8 0 RN
36 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
37 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
40 2025200**** 6,0 10,0 7,0 7.0 0 AM
41 2025200**** 6,0 9,0 6,0 6.6 0 AM
42 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
43 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2025200**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
45 2025200**** 6,0 10,0 5,0 6.6 0 AM
46 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
47 2025200**** 7,0 10,0 7,0 7.6 0 AM
48 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
49 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
50 2025200**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM
51 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
52 2025200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
53 2025200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
54 2025200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
55 2025200**** 6,0 10,0 7,0 7.0 0 AM
56 2025200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
57 2025200**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 AM
58 2025200**** 4,0 0,0 0,0 2.4 0 RN
59 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
60 2025200**** 0.0 0 AM
61 2025200**** MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
GRAVAÇÃO AULA 02 11/03/2025
TAREFA 1 08/03/2025
LINK AULA 02 06/03/2025
GRAVAÇÃO AULA 01 24/02/2025
Link da Aula 01 – 22/02 às 10h 18/02/2025
Aula Síncrona 1 15/02/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 15:36