Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As aulas serão expositivas e participativas. Todo material utilizado será disponibilizado na plataforma SIGAA; serão utilizadas pesquisas individuais e/ou grupos e estudos dirigidos, também serão realizadas leituras complementares (a partir de textos, artigos, filmes, documentários, dentre outras fontes). Para alcançarmos o objetivo da aprendizagem utilizar-se-á apresentação de audiovisuais como slides, planilhas eletrônicas, dentre outros, que facilitem e auxiliem na discussão e apresentação do conteúdo abordado. Também poderão ser utilizados os recursos disponibilizados no SIGAA (chats, fóruns etc). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A disciplina será avaliada seguindo as normas da Resolução N° 177/12 CEPEX/UFPI, conforme segue: As avlaições podem ser: - Através de avaliações presenciais com os conteúdos apresentados em sala de aula; - Dependendo do quantitativo de discentes matriculados na disciplina pode ser realizado seminário; - Atividades práticas. Serão considerados aprovados os alunos que: a) Apresentarem frequência mínima de 75% da carga horária. b) Apresentarem média igual ou superior a sete nas avaliações parciais ou quando submetidos a exame final, apresentarem média seis, sendo resultado da média entre exame final e a média parcial.
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Horário de atendimento:
| Quintas e Sextas: 9:00 às 11:00h |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARRY, R. G; CHORLEY, R. J. Atmosfera, tempo e clima. 9. ed. Editora: Bookman. 2012. 528p. VIANELLO, R. L; ALVES, A. R. Meteorologia básica e aplicações. 2. ed. Editora UFV. 2012. 460p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. FERREIRA, A. G. Meteorologia prática. 1. ed. São Paulo. Oficina de Textos. 2006. 192p. VAREJÃO, S.; REIS, M.A.; SOUSA, A.C. de. Agrometeorologia e Climatologia tropical. Curso de agricultura tropical. Modulo 1. Brasília, 1988. LETCHER, T. M. Climate Change: observed impacts on planet earth. Second Edition. Editora: Elsevier. 595p. 2016.
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