Fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Geografia Escolar (25/04/2025 - 25/04/2025)
I-Considerações Iniciais: retrospectiva da aula anterior: Informações suscitadas pelos professores acerca da geografia Escolar e Geografia acadêmica; Sugestões do professor Armstrong para inserção dos dois projetos elaborados pelos Mestrando com a perspectiva de execução no interior das escolas da Educação Básica.
II-Texto: ALBUQUERQUE, Maria Aldaíza de. Um debate acerca da origem da Geografia Escolar no Brasil. Interfaces Científicas - Educação, v. 2, n. 2, p. 13-23, 2014. (Texto encaminhado no Whatzapp).
Estratégia de atividade- PARA CASA-Leitura para efetivação-discussão dialogada sobre a proposta de atividade do texto: Análise crítica a partir de citações da autora ALDAÍZA (uso do quadro), fazendo relação com a dissertação do Mestrando.
1)Apresentação dos Mestrandos, Robson e Viviane, com problematização e discussão dialogada com a turma acerca do artigo acima.
Proposta de atividade para a próxima aula: 09/maio/2025.Ampliação da discussão sobre a história da Geografia Escolar e Geografia acadêmica. Cada dupla apresentará conforme registro:
1.Paulo+ Viviane: Teórico Fernando...
2. Arlene + Edna: Everardo Beckhouse
3.Robson+ Taynara+Maitê: Robson Carcamano e Haroldo de Azevedo e Manoel Said
4. Armstrong e Noraneide: Delgado de Carvalho.
-Apresentação com discussão dialogada usando o datashow com imagens: fotos, filmes, dentre outros.
Atenção, com possibilidade de mudança dos autores acima.