JOAO BERCHMANS DE CARVALHO SOBRINHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA/CCE

Ir ao Menu Principal

joao berchmans de carvalho sobrinho

CCLM - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA/CCE

PPGGEO051 - METODOLOGIA DO ENSINO EM GEOGRAFIA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Organização, início da disciplina Metodologia no Mestrado (21/03/2025 - 21/03/2025)

Auto - apresentação

- Leitura do plano de ensino

  • Sistematização do trabalho
  • Sistemática de Avaliação.
  • Problematização da disciplina

Organização dos grupos para estudo dos textos propostos na disciplina nas referências do Plano de curso.

  • Preenchimento da ficha perfil docente/recebimento/arquivo.
    • Assistir ao filme ao mestre com carinho
Roda de conversa e discusão dialogada sobre o filme contemplando a Metodologia no Ensino de Geografia (28/03/2025 - 28/03/2025)
  • Roda de conversa: O que mais lhe impactou neste vídeo? Qual seria a sua postura? Qual a relação dessa temática com a sua futura profissão?
  • Diálogo reflexivo e dialogado sobre o filme.
  • Proposta de atividade-conversa sobre a elaboração de projeto sobre a metodologia do ensino em Geografia.
  • Turma dividida em 02 grupos-elaboração de dois projetos denominados: (1) O USO DO FILME NO ENSINO DE GEOGRAFIA: estratégia Metodológica para o Ensino Médio. (2) -Educação Inclusiva: estratégia metodológica para o Ensino Médio
  • Proposta de atividade: Leitura do texto ARMSTRONG para análise e síntese a partir da citação.
Fundamentos teóricos metodológicos da Geografia (04/04/2025 - 04/04/2025)

I-Considerações Iniciais

II-Apresentação dialogada sobre os fundamentos teóricos Metodológicos da Geografia: Uso dos slides.

1.HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

1.1 EVANGELISTA, Armstrong Miranda et al. Fundamentos de Didática da Geografia. Teresina: EDUFPI/UAPI, 2010.

a) Uso de um vídeo sobre o processo histórico metodológico da Geografia Escolar.

III-Intervenções suscitadas com questões pela turma: diversas interrogações.

VI- Envio do projeto elaborado pelo grupo através do Whatzapp.

IV- Envio do texto: 1.3 CABRAL, Thiago Manhães. Geografia Escolar Brasileira e Epistemologia da Geografia: teoria e prática na formação docente. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 14, n. 24, p. 1418, 2024.

V-Proposta de atividades: Leitura do texto para posterior análise de citação do pensamento do autor Manhães (seguir ABNT).

Fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Geografia Escolar (11/04/2025 - 11/04/2025)

I Considerações Iniciais: retrospectiva sobre alguns pontos da aula anterior.

II- Continuação da apresentação dos slides sobre o tema: HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

1.1   EVANGELISTA, Armstrong Miranda et al. Fundamentos de Didática da Geografia. Teresina: EDUFPI/UAPI, 2010.

III- Apresentação dialogada pelos Mestrandos sobre análise crítica da citação do autor Evangelista et.all.

IV-Proposta de atividades: Leitura do texto para posterior análise de citação do pensamento do autor Manhães (seguir ABNT). Texto entregue anteriormente. (apresentação aula posterior)

 

Fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Geografia Escolar (25/04/2025 - 25/04/2025)

I-Considerações Iniciais: retrospectiva da aula anterior: Informações suscitadas pelos professores acerca da geografia Escolar e Geografia acadêmica; Sugestões do professor Armstrong para inserção dos dois projetos elaborados pelos Mestrando com a perspectiva de execução no interior das escolas da Educação Básica.

II-Texto: ALBUQUERQUE, Maria Aldaíza de. Um debate acerca da origem da Geografia Escolar no Brasil. Interfaces Científicas - Educação, v. 2, n. 2, p. 13-23, 2014. (Texto encaminhado no Whatzapp).

Estratégia de atividade- PARA CASA-Leitura para efetivação-discussão dialogada sobre a proposta de atividade do texto: Análise crítica a partir de citações da autora ALDAÍZA (uso do quadro), fazendo relação com a dissertação do Mestrando.

1)Apresentação dos Mestrandos, Robson e Viviane, com problematização e discussão dialogada com a turma acerca do artigo acima.

Proposta de atividade para a próxima aula: 09/maio/2025.Ampliação da discussão sobre a história da Geografia Escolar e Geografia acadêmica. Cada dupla apresentará conforme registro: 

1.Paulo+ Viviane: Teórico Fernando...

2. Arlene + Edna: Everardo Beckhouse

3.Robson+ Taynara+Maitê: Robson Carcamano e Haroldo de Azevedo e Manoel Said

4. Armstrong e Noraneide: Delgado de Carvalho.

-Apresentação com discussão dialogada usando o datashow com imagens: fotos, filmes, dentre outros.

Atenção, com possibilidade de mudança dos autores acima.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
21 28 04 11 25
1 2025100**** 0 0 4 0 0 4
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0
3 2025100**** 0 0 0 0 4 4
4 2025100**** 0 0 0 0 0 0
5 2025100**** 0 0 0 0 0 0
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0
7 2025100**** 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INFORMATIVO SOBRE A AULA DO DIA 14/03/2025, MESTRADO, 2025.1 08/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1297 10/05/2025 23:16