Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Em atendimento à Resolução CEPEX/UFPI Nº 658/2024, que regulamenta a verificação do rendimento escolar no ensino de Pós-Graduação no âmbito da UFPI, a critério do professor, a avaliação da eficiência far-se-á por um ou por mais dos seguintes meios de aferição: provas, exames, trabalhos e/ou projetos. Essa verificação será expressa, em resultado final, por meio de notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) com, no máximo, uma casa decimal. Considerar-se-á aprovado o(a) discente que obtiver nota mínima 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
: a) Apresentarem frequência mínima de 75% da carga horária. b) Apresentarem média igual ou superior a sete nas avaliações parciais ou quando submetidos a exame final, apresentarem média seis, sendo resultado da média entre exame final e a média parcial. Serão realizadas quatro avaliações de aprendizagem, sendo que cada avaliação corresponderá a um conteúdo programático. As avaliações de aprendizagem podem ser realizadas por meio de provas escritas, provas orais, trabalhos escritos, questionários no SIGAA ou seminários.
Provas: 100% Exames: 0% Trabalhos: 0% Projetos: 0% |
Bibliografia:
| BÁSICA:
BRADY, N.C.; WEIL, R.R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3.ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. 684 p. CURI, N; KER, J.C.; SCHAEFER, C.E.G.R. & VIDAL-TORRADO. Pedologia: Solos dos Biomas Brasileiros. Viçosa: Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2017, 597p. IUSS WORKING GROUP WRB. World Reference Base for Soil Resources. International soil classification system for naming soils and creating legends for soil maps. 4 ed. Vienna, Austria: International Union of Soil Sciences, 2022, 236p. Disponível em: https://www.isric.org/sites/default/files/WRB_fourth_edition_2022-12-18.pdf KER, J.C.; CURI, N.; SCHAEFER, C.E.G.R.; VIDAL-TORRADO, P. Pedologia: fundamentos. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012, 343p. LESPCH, I.F. 19 lições de Pedologia. 2 ed. São Paulo, SP: Oficina de textos, 2021, 310p. SANTOS, H.G.; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C; OLIVEIRA, V.A.; LUMBRELAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A.; ARAUJO FILHO, J.C.; OLIVEIRA, J.B. & CUNHA, T.J.F. Sistema Brasileiro de Classificação. 5 ed. revista e ampliada. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2018, 353p. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1094003/sistema-brasileiro-de-classificacao-de-solos SANTOS, R.D.; SANTOS, H.G.; KER, J.C.; ANJOS, L.H.C.; SHIMIZU, S.H. Manual de descrição e coleta de solos no campo. 7 ed. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015, 101p. SOIL SURVEY STAFF. Keys to Soil Taxonomy, 13 ed. Washington DC: USDA Natural Resources Conservation Service, 2022, 401p. Disponível em: https://www.nrcs.usda.gov/sites/default/files/2022-09/Keys-to-Soil-Taxonomy.pdf
COMPLEMENTAR:
ANDERSON, A. Introduction to Soil Science. Ames, IA, United Sates: Iowa State University Digital Press, 2023, 161p. Disponível em: https://iastate.pressbooks.pub/introsoilscience/ GROTZINGER, J. & JORDAN, T.H. Para entender a Terra. 8 ed. Porto Alegre, RS: Bookman editora, 2023, 784p. IBGE. Manual Técnico de Pedologia. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2015, 428p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95017.pdf KRZIC, M.; WALLEY, F.; DIOCHON, A. PARÉ, M.C. & FARRELL, R.E. Digging into Canadian Soils: An Introduction to Soil Science. Pinawa, MB: Canadian Society of Soil Science, 2021, 642p. Disponível em: https://openpress.usask.ca/soilscience/ MELO, V.F. & ALLEONI, L.R.F. Química e Mineralogia do Solo. Parte I: Conceitos Básicos. 1 ed. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009, 695p. MELO, V.F. & ALLEONI, L.R.F. Química e Mineralogia do Solo. Parte II: Aplicações. 1 ed. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009, 685p. POPP, J.H. Geologia Geral. 6 ed. Barueri, SP: LTC editora, 2010, 324p.
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