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PROFSAUDECSHNB003 - SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO I - Turma: 01 (2025.1)

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Delimitação do problema de pesquisa e de produtos técnicos tecnológicos (PTT) para o aprimoramento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS). Etapas do projeto de pesquisa (tipos de pesquisa). Sistematização e apresentação de referências bibliográficas. Desenvolvimento do projeto de pesquisa: sumário, introdução, objetivos, métodos, cronograma e técnicas de coleta e análise de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Especificidades do desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos na saúde coletiva, em vinculação com o Trabalho de Conclusão do Mestrado (TCM). Apresentação dos trabalhos em desenvolvimento e problematização das decisões metodológicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O planejamento das atividades da disciplina foi organizado por semanas, com atribuições de conteúdos, atividades e recursos educacionais realizados na Plataforma Moodle.
As atividades objetivam a articulação dos conhecimentos e promovendo reflexões teórico-práticas.
Tipos de atividades do Curso:
- Atividades: Atividade avaliativa da disciplina; Atividade avaliativa integradora; Atividade de acompanhamento da disciplina; Atividade de acompanhamento integradora.
- Fóruns: Fórum avaliativa da disciplina; Fórum de acompanhamento da disciplina; Fórum avaliativa integrador; Fórum de acompanhamento integrador.
- Encontros telepresenciais: Encontro telepresencial da disciplina; Encontro telepresencial integrador.
- Encontros presenciais: desenvolvimento de estratégias para promover a produção do conhecimento.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo formativo dos discentes do Profsaúde é composto pela avaliação formativa, avaliação formadora e avaliação somática.
- Avaliação formativa: deve ser realizada pelo docente, em forma contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos discentes, para o aprimoramento da sua prática profissional.
- Avaliação formadora: centrado na autoavaliação do discente em relação à sua aprendizagem e na forma como explica seu processo formativo, sendo uma ferramenta de reflexão e de desenvolvimento de metacognição, mais que de atribuição de nota.
- Avaliação somática: com fins de certificação, essa modalidade de avaliação é utilizada em momentos intermediários e/ou finais do percurso formativo, atendendo às determinações regimentais da Universidade. A avaliação formativa encontra-se estruturada da seguinte forma:
- Encontros presenciais - Peso 30%
- Atividades Avaliativas - Peso 40%
- Fóruns avaliativos - Peso 20%
- Autoavaliação - Peso 10 %
Assim, a nota final da disciplina será a média ponderada das notas das atividades, considerando oa atribuição dos pesos correspondentes.
Estará aprovado na disciplina o aluno que alcançar nota maior ou igual a 7,0(sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia: TEIXEIRA, C.P.; MAGNAGO, C.; FRANÇA, T. Formação para o SUS e as iniciativas indutoras: o mestrado profissional como estratégia formativa. In: TEIXEIRA, C.P et al. (Orgs). Educação na Saúde: fundamentos e perspectivas. Porto Alegre: Rede Unida, p. 82-101, 2023.

TEIXEIRA, C. P.; MAGNAGO, C.; FRANÇA, T. Mestrado profissional: origem e identidade na pós-graduação brasileira. InterSciencePlace –International Scientific Journal, v. 18, n. 4, p. 217- 247, out/dez, 2023.

AGUIAR, V. M. SILVA, F. O.; AMORIM, F. F. Projeto de Conscientização da Saúde de Trabalhadores Rurais na Estratégia de Saúde da Família. In: TEIXEIRA, C. P. (org.) et al. Atenção, Educação e Gestão: produções da rede ProfSaúde – v.3. p. 55-67, 2021.

COELHO, J. Z. et al. Sistemas de Informação em Saúde: a Qualidade da Informação da Gestão das Equipes de Saúde. In: TEIXEIRA, C.P. (Org.) et al. Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede ProfSaúde. Porto Alegre: Rede unida, 2021, v. 3, p. 156-169.

COELHO, J. Z. et al. Informação em saúde: percurso histórico. In: PINHO, P.H. et al. (Org.). Saúde da família em terras baianas. Cruz das Almas: EDUFRB, 2020, v. 7, p. 128-143.

ARANTES, R.F.M; SANTOS, M.O.S; GURGEL, I.G.D. Guia de comunicação com pessoas velhas do campo para iniciantes. Recife: Fiocruz-PE, 2022.

SÁ, A.P.D; FENNER, A.L.D. Formação em Agentes Populares de Saúde do Campo – CE: caderno pedagógico n.1. Curso Livre de Formação de Agentes Populares de Saúde do Campo no Ceará. Brasília: Fiocruz-2021.

SÁ, A.P.D; FENNER, A.L.D. Formação em Agentes Populares de Saúde do Campo – CE: caderno pedagógico do módulo II, n.3. Curso Livre de Formação de Agentes Populares de Saúde do Campo no Ceará. Brasília: Fiocruz-2023.

SÁ, A.P.D; FENNER, A.L.D. Formação em Agentes Populares de Saúde do Campo – CE: caderno pedagógico
do módulo: 3. Curso Livre de Formação de Agentes Populares de Saúde do Campo no Ceará. Brasília: Fiocruz-2023.

SÁ, A.P.D; FENNER, A.L.D. Caderno de Plantas Medicinais. Curso Livre de Formação de Agentes Populares de
Saúde do Campo no Ceará. Brasília: [Curso na modalidade à distância]. Fiocruz-2023.

TEIXEIRA, C. P.; AZEVEDO, D. P. G. D. Normas e Orientações para Trabalhos de Conclusão de Mestrado do PROFSAÚDE. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2024.

FERRAZ, A. P. DO C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421–431, 2010.

DIAS, I. W. H.; JUNQUEIRA, V. Aproximação dialógica às necessidades de saúde em usuários de insulina
acompanhados no Programa de Automonitoramento Glicêmico. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190441, 2020.

A SILVA, L. P. R. et al. Produção e validação do Programa Telediabetes: tecnologia educacional para profissionais da atenção primária. Rev. APS. v. 24, p. 86-101, 2021.

OLIVEIRA, A. M. F. et al. Plano de fortalecimento da integração ensino-serviço na residência em medicina
de família e comunidade. In: TEIXEIRA, C.P. et al. (Orgs). Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede
Profsaúde. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2020, v. 1, p. 151-167.

MURICY, A. L. et al. Implementação do cuidado em saúde mental com a abordagem das PICS na Atenção Primária. Revista de APS, [S. l.], v. 25, 2022.

VALADÃO, P.A. da S.; LINS, L.; CARVALHO, F.M. Problemas bioéticos no cotidiano do trabalho de profissionais
de equipes de saúde da família. Trab. educ. saúde, 2017 15(3):725–44.

CONTI, P.H.B.; SOUZA, P.V.S. de. Bioética e seus paradigmas teóricos. Rev Bioét [Internet]. 2021Oct;29
(4):716–26.

AMORIM, K.P.C. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2019Mar;24 (3):1033–40.

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012.

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016.

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Norma Operacional 01. Brasília, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 738 de 01 de fevereiro de 2024.

AMORIM, K. P. C.. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 3, p. 1033–1040, mar. 2019.

CAPES. GT de Produção Técnica. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília, 2019.

CAPES. Área 22 – Saúde Coletiva, 2020. Ficha de Avaliação. Bernardo Lessa Horta; Leny Alves Bomfim
Trad; Claudia Leite de Moraes, coordenadores. Brasília, 2020.

TEIXEIRA, C. P.; AZEVEDO, D. P. G. D. de; BRAGA, A. M.; MACHADO, M. F. (Orgs.). Portfólio de produção técnica e tecnológica do PROFSAÚDE – 1. ed. -- Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2024. 132 p. (Série Conhecimento em Movimento, v.8)

Cronograma de Aulas

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Fim

Descrição
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Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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