NELBER XIMENES MELO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

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nelber ximenes melo

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

LEDOC/CCE055 - CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DOCAMPO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
O conceito de currículo. A história do currículo e tendências curriculares no Brasil. (07/03/2025 - 07/03/2025)
   Material de estudo das aulas dos dias 7 e 8 de março. 
Elementos constituintes do currículo. (07/03/2025 - 07/03/2025)
Gênese dos estudos sobre currículo: as teorias tradicionais; A crítica às teorias tradicionais: Ideologia, reprodução e resistência; As teorias críticas; As teorias pós-críticas. (08/03/2025 - 08/03/2025)
Orientações Curriculares, segundo a Lei (9394/96). (14/03/2025 - 14/03/2025)
Base Nacional Comum Curricular - BNCC. (15/03/2025 - 15/03/2025)
Currículo e Educação do Campo. (21/03/2025 - 21/03/2025)
Currículo Piauí. (28/03/2025 - 28/03/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 21 27 28
1 2024201**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2024201**** 8 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2024201**** 8 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024201**** 8 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
6 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024201**** 0 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2024201**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2024201**** 8 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
11 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2024201**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024201**** 4 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 7,0 10,0 8,0 8.3 12 AM
2 2024201**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
3 2024201**** 7,0 7,0 8,0 7.3 4 AM
4 2024201**** 7,0 10,0 7,0 8.0 0 AM
5 2024201**** 6,0 8,0 10,0 8.0 12 AM
6 2024201**** 7,0 10,0 8,0 8.3 8 AM
7 2024201**** 7,0 7,0 7,0 7.0 12 AM
8 2024201**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
9 2024201**** 7,0 7,0 9,0 7.7 0 AM
10 2024201**** 6,0 8,0 10,0 8.0 12 AM
11 2024201**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
12 2024201**** 6,0 8,0 10,0 8.0 12 AM
13 2024201**** 6,0 7,0 10,0 7.7 12 AM
14 2024201**** 8,0 7,0 10,0 8.3 8 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceito do currículo escolar. Concepções curriculares no Brasil. Currículo, cultura e sociedade. Terias docurrículo. Currículo e as especificidades das populações do campo. Base Nacional Comum Curricular. As basesque fundamentam a escolha dos temas geradores e teia do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por dinâmicas de grupos, aulas expositivas/dialogadas, atividades em grupo e individual realizadas por meio de rodas de conversas, seminários, relatos de experiências e oficinas pedagógicas. De forma geral a problematização e a reflexão serão constantemente usadas no desenvolvimento da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o discente será avaliado individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme Resolução CEPEX no. 177/2012, que normatiza o processo de verificação do rendimento escolar na UFPI.
Frequência mínima de 75% da carga horária.
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na elaboração e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos conforme ABNT.
PARA REGISTRO, SERÃO CONSIDERADAS TRÊS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO VALOR DE 0 a 10,0
PONTOS.
Primeira avaliação: Prova escrita.
Segunda avaliação: Seminário
Terceira avaliação: Análise documental da BNCC e do Currículo Piauí.
Horário de atendimento: 8:00 as 12:00 horas e de 14:00 as 18:00 horas.
Bibliografia: APPLE, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In Moreira, A. F. e Silva,T.T.(orgs.). Currículo, Sociedade e Cultura, São Paulo: Cortez. 1998.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 3ª versão, 2017.
DEMO, P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FERNANDES, C.; FREITAS, L. C. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
HENTZ, P. O currículo no Brasil. In: Ensino em Revista. Uberlancia: v. 7, n. 1. p. 47-56, jul/jun, 1998.
MACÊDO. E. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 891-908, out.-dez., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00891.pdf.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, Belo Horizonte. 2015.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2025
07/03/2025
Elementos constituintes do currículo.
07/03/2025
07/03/2025
O conceito de currículo. A história do currículo e tendências curriculares no Brasil.
08/03/2025
08/03/2025
Gênese dos estudos sobre currículo: as teorias tradicionais; A crítica às teorias tradicionais: Ideologia, reprodução e resistência; As teorias críticas; As teorias pós-críticas.
14/03/2025
14/03/2025
Orientações Curriculares, segundo a Lei (9394/96).
15/03/2025
15/03/2025
Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
21/03/2025
21/03/2025
Currículo e Educação do Campo.
28/03/2025
28/03/2025
Currículo Piauí.
Avaliações
Data Descrição
08/03/2025 1ª Avaliação
21/03/2025 2ª Avaliação
22/03/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula do dia 4 01/04/2025
ORIENTAÇÕES SOBRE AS AULAS DOS DIAS 21 E 22 20/03/2025
Informações 13/03/2025
Início das aulas do componente: Currículo da Educação do Campo 05/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 01:52