UNIDADE I - Parte I (01/05/2025 - 31/05/2025)
Parte 1: Explorando a Evolução dos Laboratórios de Química: Importância, Características e Limitações


Parte I:
Fórum 1 – Explorando o Mundo dos Laboratórios no Ensino de Química e uma Experimentação Didática e Planejada de Experimentos
- Evolução histórica da utilização de laboratórios no ensino de química.
- Importância, características e limitações da experimentação.
- Diferentes abordagens e metodologias para aulas experimentais no ensino de química.

Investigar a evolução histórica da utilização de laboratórios no ensino de química, destacando marcos significativos e mudanças ao longo do tempo. Além disso, analisar a importância, características e limitações da experimentação no contexto educacional, visando compreender seu papel no desenvolvimento do conhecimento químico e na formação dos estudantes.

Livros didáticos
Básica
JESUS, H. C. Show de química: aprendendo química de forma lúdica e experimental. Vitória-ES: UFES, 2013.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.
TOMAZELLO, M. G.C.; SCHIEL, D. (org.). O livro da experimentoteca. V. 2. São Paulo: CDCC/USP, 2000.
Complementar
PAZ, T. S. Avaliação da aula experimental de ciências no ensino fundamental. Teresina-PI: UFPI, 2012.
CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. B. (Orgs.) Educação: temas em debate. Rio de Janeiro: 7letras. 2015.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
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Durante o século XIX, houve uma transição significativa na abordagem pedagógica. No início desse período, os laboratórios eram frequentemente utilizados apenas por professores para realizar experimentos demonstrativos, enquanto os alunos observavam passivamente.
Entretanto, ao longo do século XIX, educadores como Robert Wilhelm Bunsen e Gustav Kirchhoff na Alemanha e outros defensores do movimento "mão na massa" começaram a advogar por uma abordagem mais prática e interativa no ensino de química. Isso resultou na introdução de experimentos práticos nos quais os alunos eram encorajados a realizar as experiências por si mesmos, explorando e aplicando os princípios químicos aprendidos em sala de aula.
Esse movimento foi fundamental para a transformação do ensino de química, destacando a importância da experimentação prática para a compreensão aprofundada dos conceitos científicos. Essa abordagem pedagógica baseada em laboratório continua a ser uma parte integral do ensino de química hoje, enfatizando a importância da aprendizagem ativa e da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
01/05/2025 às 00:00
a
15/05/2025 às 23:59