REGINA COELLI BATISTA DE MOURA CARVALHO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS/CCHL

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regina coelli batista de moura carvalho

JUR - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS/CCHL

CLP/CEAD069 - PESQUISA CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/10/2022 - 22/10/2022)

IMAGEM 1 – CARREIRA PROFISSIONAL

Disponível em: https://fceduca.com.br/blog/como-um-curso-de-extensao-pode-ajudar-na-sua-carreira-profissional/ Acesso: 20.09.2022.

 

Caro(a) aluno(a),

Esta disciplina tem o objetivo de planejar métodos e práticas para os jovens enfrentarem os desafios do mercado de trabalho. A disciplina buscará apresentar as competências exigidas e que devem ser desenvolvidas para atuação no mundo do trabalho, bem como o desenvolvimento de um plano de negócio pessoal. Bom estudo!!!

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): LILIANE ARAÚJO PINTO

Minicurrículo: Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, lotada no curso de bacharelado em Moda, Design e Estilismo. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A Profa. Liliane é líder do grupo de pesquisas Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda (CNPq).

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9350517126634163

 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/10/2022 - 22/10/2022)

Iremos iniciar a unidade conhecendo a disciplina Formação, escolha profissional e carreira. Esta disciplina tem a seguinte ementa: Orientação ocupacional. Escolha profissional. Carreiras. Modelo de negócio pessoal. Desenvolvimento de competências em escolha profissional e carreiras no novo Ensino Médio.

Cada semana trabalharemos uma unidade, sendo, portanto, a disciplina dividida em 3 unidades que contemplam o conteúdo descrito na ementa, sendo elas: Unidade I – Trabalho; Unidade II -Competências e habilidades profissionais e Unidade III - Carreira profissional e projeto de vida.

A disciplina contará com 2 fóruns (unidades I e II), os quais registrarão a frequência e participação nas disciplinas e 3 atividades avaliativas, sendo duas tarefas (das unidades I e II) e uma prova eletrônica de múltipla escolha referente a unidade III.

Teremos ainda duas aulas síncronas que serão realizadas nos dias 04.10.2022, terça-feira às 19h (abertura da disciplina) e no dia 11.10.2022, terça-feira. A primeira aula síncrona será referente aos conteúdos das unidades I e II e a segunda aula síncrona abordará o conteúdo da unidade III.

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 04/10/2022 às 08:00 a 22/10/2022 às 23:59
   FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação: 04/10/2022 às 08:00 a 22/10/2022 às 23:59
UNIDADE I (04/10/2022 - 22/10/2022)

IMAGEM 2 – O MERCADO DE TRABALHO

Disponível em: https://blog.portalpos.com.br/como-se-destacar-no-mercado-de-trabalho-5-estrategias/  Acesso: 20.09.2022.

  • Surgimento do trabalho e sua evolução;
  • O homem, o trabalho e as mudanças culturais e tecnológicas
  • O novo ensino médio

Compreender a história e evolução do trabalho e o que a nova reformulação do currículo do Ensino Médio pode oportunizar para os jovens diante do mercado de trabalho.

Texto base – FONTANA, Clarissa Peres. A evolução do trabalho: da pré-história até ao teletrabalho. Revista Ibero-Americana de Humanidade, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7, n. 7, julho, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1759  Disponível em:  https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/1759 Acesso: 20.09.2022.

 Materiais complementares:

 Artigo: AMBONI, Vanderlei. Trabalho e educação: o processo da existência humana. Revista Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v. 11, n. 3, p. 203-213, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34929  Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34929 Acesso: 20/09/2022.

 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.  Acesso: 20.09.2022.

 Vídeo – Um mundo além da escola – Jovens e a escolha profissional. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=o9c-ZEoXpyI Acesso: 20/09/2022. 

Você sabia que no período 8 de fevereiro a 18 de abril de 2022 o Data Folha realizou uma pesquisa com jovens do Ensino Médio da rede pública, com representatividade de estudantes nas escolas nacionais e regionais e 98% desses jovens citaram que querem uma escola de ensino médio que os prepare para o mercado de trabalho? Os jovens também querem aprender outras habilidades e ensino com novas tecnologias, pois acreditam que esses são os meios para terem melhores oportunidades de trabalho (REVISTA EXAME, 2022).

 A pesquisa mostrou que 65% dos jovens pesquisados sonham em cursar alguma faculdade e a reformulação do Ensino Médio pode melhor a vida desses pessoas e de suas famílias, pois o protagonismo e o projeto de vida são essenciais na preparação desses novos profissionais.

  Referência:

REVISTA EXAME.  98% dos jovens querem que o ensino médio prepare para o mercado de trabalho, diz Data Folha, 2022. Disponível em: https://exame.com/brasil/98-dos-jovens-querem-que-ensino-medio-prepare-para-mercado-de-trabalho-diz-datafolha/ Acesso: 20.09.2022.

 

SINTETIZANDO

 

A Unidade I buscou abordar a conceituação, o surgimento e a evolução do trabalho. As mudanças ocorridas ao longo da história, principalmente as mudanças culturais e tecnológicas mudaram as formas de trabalho e consequentemente a vida das pessoas.

 

Com isso, a educação também tem passado por mudanças constantes e, recentemente, uma nova reformulação foi realizada na base curricular do Ensino Médio no Brasil, deixando de trabalhar por disciplinas para contemplar áreas de conhecimento.

 

Essa mudança na educação traz uma nova perspectiva para os jovens, que almejam um foco diferente na educação, ou seja, que a nova base curricular possa proporcioná-los meios para ingressarem no mundo do trabalho.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/10/2022 às 08:00 a 14/10/2022 às 23:59
    
Inicia em 04/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 22/01/2023 às 23h 59
UNIDADE II (04/10/2022 - 22/10/2022)

IMAGEM 3 – Desenvolvimento de Habilidades no novo Ensino Médio em escolas públicas

Disponível em: https://istoe.com.br/educacao-no-seculo-21-iniciativas-brasileiras-para-melhorar-o-ensino-publico/ Acesso: 20.09.2022.

 

  • O direito a educação;
  • Habilidades e competências profissionais em ascensão e em declínio no século XXI;
  • A formação técnica e a empregabilidade;
  • A arte no desenvolvimento de autoconfiança, criatividade e essencial na gestão de conflitos;
  • O despertar da habilidade de pensamento ético e sustentável.

A Unidade II tem como objetivo identificar habilidades e competências exigidas aos jovens pelo mercado de trabalho na contemporaneidade.

Texto-base:

SALES, Lília Maia de Morais; HOLANDA, Rafaela Mota. A arte como instrumento para o desenvolvimento das habilidades de gestão de conflitos em jovens do ensino médio. Revista Pensar. Fortaleza, v. 25, n. 14, p.1-17, jan./mar., 2020. DOI: https://doi.org/10.5020/2317-2150.2020.9789  Disponível em: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/9789 Acesso: 20.09.2022.

 

Materiais complementares:

Artigo: SILVA, Geraldo Leandro Rocha. SANTANA, Zionel. Jovens concluintes do ensino médio e o mercado de trabalho. Revista Conjucturas. Edição especial, v. 22, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-748-B18  Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/748 Acesso: 20.09.2022.

 

- Vídeo: Lição de ética e sustentabilidade com Mário Sérgio Cortella - https://www.youtube.com/watch?v=wKJ6-meH8ns Acesso: 20.09.2022.

 

Você sabia que as habilidades do século 21 são diferentes? Pois são sim! Em uma pesquisa realizada com educadores e publicada na revista The Economist demonstrou que as principais habilidades estão focadas na cooperação, respeito e empatia (GUADALUPE, 2021). O mundo passou pro 4 revoluções industriais e todas elas trouxeram mudanças nas habilidades exigidas no mercado.

 A primeira revolução industrial (1760-1840) teve como principal particularidade a substituição do trabalho artesanal pelo trabalho assalariado, com o uso de máquinas a vapor no processo produtivo; a segunda revolução industrial (1850-1945) foi o desenvolvimento das indústrias química, elétrica, de petróleo e acesso, além do progresso dos meios de comunicação e transportes; a terceira revolução industrial (1950-2010) foi marcada pela substituição do analógico pelo digital, com o uso de microcomputadores e a criação da internet, sendo  crescente a digitalização de documentos, além da invenção da robótica e; a quarta revolução industrial (iniciada em 2011), com o conceito de indústria 4.0, ou seja, a utilização de todas as tecnologias para gerar mais conhecimento e produtividade, como a inteligência artificial (SANTOS, 2019).

 A pesquisa publicada na The Economist revelou 10 competências indispensáveis, sendo elas: inteligência emocional, criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos, saber tomar decisões, saber trabalhar em equipe, gerir bem as pessoas, ter pensamento crítico, ter capacidade de coordenação, flexibilidade para negociar e aprender a aprender. Para tanto, os educadores acreditam que as aprendizagens devem ser divididas em quatro competências: aprendizagem ativa, ativação cognitiva, aprendizagem baseada em projetos e o aprendizado personalizado. E mais ainda, o cenário profissional demonstra que o atual aluno e futuro profissional precisa conseguir agrupar a maior parte das habilidades em um único conjunto composto pela cooperação, respeito e empatia (GUADALUPE, 2021).

 Referências:

GUADALUPE, André. 10 habilidades desenvolvidas no ensino médio que são exigidas nas empresas mais modernas. Colégio Plank, 2021 Disponível em: https://colegioplanck.com.br/competencias-e-habilidades-no-ensino-medio/ Acesso: 20.09.2022.

 

SANTOS, Leon. Conheça as quatro Revoluções Industriais que moldaram a trajetória do mundo. Brasília, 2019. Disponível em: https://cfa.org.br/as-outras-revolucoes-industriais/ Acesso: 20.09.2022.

 

SINTETIZANDO

 

O mundo do trabalho tem mudado constantemente, pois ele vem acompanhando as revoluções industriais que junto delas, exigem novas competências e habilidades para o ser humano atuar no mercado de trabalho. O conceito de empregabilidade tem mudado e o empreendedorismo surgiu como alternativa de sobrevivência para muitas famílias.

Diversos desafios surgem entre os jovens e os educadores, como a indecisão sobre a formação de uma carreira e/ou construção de um projeto de vida (veremos na unidade III), a formação técnica do aluno, a angústia de como conseguir emprego, dentre outros.

No sentido de reverter o desemprego e buscar meios e estratégias que fomentem a inserção de jovens nas organizações (públicas, empresariais ou do terceiro setor), houve uma mudança significativa no currículo dos alunos do ensino médio, com o propósito de que esses estudantes possam desenvolver habilidades e competências exigidas nesse século XI. Portanto, espera-se que o cenário do trabalho seja outro brevemente. 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 08/10/2022 às 08:00 a 17/10/2022 às 23:59
    
Inicia em 11/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 22/01/2023 às 23h 59
UNIDADE III (04/10/2022 - 22/10/2022)

IMAGEM 4 – PROJETOS DE VIDA

FONTE: https://contee.org.br/ensino-medio-vai-ter-nova-disciplina-obrigatoria-em-2022-trabalho-e-projeto-de-vida/ Acesso: 20.09.2022.

  • Orientação vocacional dos jovens;
  • Carreira e escolha profissional dos jovens;
  • Projetos de vida e o modelo de negócio pessoal.

A Unidade III tem o objetivo de compreender o papel de orientador vocacional ocupacional enquanto profissional que auxilia indivíduos numa decisão mais assertiva na escolha de sua profissão e na gestão de suas carreiras.

- Livro-base – LASSINCE, Maria Célia Pacheco; SLEVENFUS, Roseane Schotgues; MELO-SILVA, Luci Leal (orgs.). Orientação de Carreira: investigação e práticas. Porto Alegre: Associação Brasileira de Orientação Profissional, 2015, 326 p.  Disponível em: https://abopbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/07/2015_E-book_ABOP.pdf  (Capítulos 5, 6 e 7). Acesso: 20.09.2022.

 

Material Complementar:

E-book - ALMEIDA, Cacilda Maria de; DORNELAS, Rachel Matos. Você é um modelo de negócio: guia do desenvolvimento pessoal do modelo de negócio pessoal. Belo Horizonte: Academia Sebrae Minas, 2014. Disponível em:

 http://lms.eadtech.net/main/sebraers/Media/view/Modal/271 Acesso: 20.09.2022.

 

Cartilha Escolha Profissional – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Escolha profissional e ingresso no mundo do trabalho: orientações práticas para ajudar em suas decisões. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2014. Disponível em: http://instserop.com.br/wp-content/uploads/2019/09/CARTILHA-ESCOLHA-PROFISSIONAL-.pdf Acesso: 20.09.2022.

 

- Vídeo 1: Planejamento Pessoal -  Modelo de Negócios Business Model You - https://www.youtube.com/watch?v=6_iH4LgeHa4 Acesso: 20.09.2022.


- Vídeo 2: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You - https://www.youtube.com/watch?v=Foa8yv-Ns4g Acesso: 20.09.2022.

 

- Vídeo 3: Orientação vocacional. Muito além de um teste.

 https://www.youtube.com/watch?v=WQk3ocFH3Vo&ab_channel=DanielaProvedel

- Vídeo 4: O que é orientação profissional e de carreira:

https://www.youtube.com/watch?v=R8ju1AvOU8c&ab_channel=ViniciusOliveira

Você sabia que o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas?

De acordo com a Lei Federal nº 13.415/2017 “os currículos de ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu Projeto de Vida e para a sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (BRASIL, 2017).

O foco do novo ensino médio é tornar o aluno protagonista de sua própria vida. Dessa forma, ele aprende sobre os desafios da sua realidade e do mundo do trabalho na contemporaneidade, como as questões sociais, econômicas e ambientais. O aluno também deve desenvolver habilidades e competências e os professores devem orientá-lo a reconhecerem suas potencialidades e a importância de sua interação e intervenção com o meio social para que o projeto de vida desenvolvido por esses alunos seja concretizado (SAE DIGITAL, 2022).

O projeto de vida, entretanto, precisa compreender três dimensões essenciais para traçar o futuro desses jovens, sendo elas: a dimensão pessoal – que envolve o autoconhecimento, ou seja, o reconhecimento de si próprio, como a sua origem, o que gosta, o que quer, como lida com seus sentimentos, que habilidades possui, quais seus valores...; a dimensão social - que envolve as relações interpessoais, como o seu papel na sociedade, a forma que trabalha em equipe para solucionar problemas de forma ética... e; a dimensão profissional – em que o jovem desenvolve habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho, como criatividade, uso das tecnologias, habilidades socioemocionais, comportamento empreendedor, dentre outras (SAE DIGITAL, 2022). .

Referências:

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Acesso: 20.09.2022.

 
SAE DIGITAL. Tudo sobre projeto de vida no novo ensino médio, 2022. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ Acesso: 20.09.2022.

 

SINTETIZANDO

 

O jovem, ao chegar na fase da vida onde a principal tarefa é construir sua identidade pessoal e profissional, ele passa por muitos momentos de dúvidas e angústias. Com uma diversidade de profissões, uma forte exigência de habilidades e competências empresariais e as constantes mudanças ocorridas no mercado de trabalho, a escolha de uma carreira se torna difícil e complexa.

Para tentar minimizar esse momento angustiante, a educação passou por reformulações no currículo do Ensino Médio, estabelecendo uma formação integral nas dimensões pessoal, social e profissional. O novo currículo educacional torna obrigatório o desenvolvimento de um projeto de vida que deve ser desenvolvido pelo aluno ainda na escola. Nesse ponto, o aluno deve receber orientação profissional que possa auxiliá-lo na tomada de decisões para a vida futura.

A questão da orientação profissional passou a ser relevante nas discussões contemporâneas, pois os jovens precisam se tornar protagonistas do seu futuro.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/10/2022 - 22/10/2022)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

A prova será individual, de múltipla escolha, contendo 10 questões que englobam as 3 unidades. As questões de 1 a 6 contemplarão as unidades I e II, já as questões de 7 a 10 serão referentes a unidade III. Cada questão valerá 1 ponto. A prova será eletrônica, via SIGAA e terá a duração de 48 horas para ser respondida, iniciando às 19 horas do dia 19.10.2022.

    
Inicia em 20/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 22/01/2023 às 23h 59
  
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (07/06/2025 - 04/07/2025)

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem desenvolvimento e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados e tentar construir com seus colegas uma convivência amistosa e amorosa.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): 

Maria do Amparo Alves de Carvalhoaro


CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Piauí (1998), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2006) e doutorado em História com pesquisa em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Facilitadora de Biodança pela Escola de Biodança Sistema Rolando Toro do Meio Norte do Brasil (2018). Atualmente é professora adjunta C, nível II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia em campo de batalha, guerra e conflitos, cultura material, estudos de fazendas e núcleos coloniais, vestígios da escravidão, cidade, memória, identidade, religiosidade, patrimônio, imagem, História do Piauí, teoria. Membro do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS. Coordenadora do Núcleo de Antropologia Pré-histórica - NAP. - 2022-2024. Coordenadora do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI de 2016- 2019. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da UFPI de 2023-2025 (Texto informado pela autora)

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link http://lattes.cnpq.br/1133976415135498

 

"A educação biocêntrica é uma teoria que coloca a vida como centralidade ética, ecológica e educativa. O objetivo é semear o processo de formação humana que desenvolva os potenciais criativos, a liberdade intelectual e a singularidade das aptidões"
(Elisa Gonsalves).

Figura: 01

                              https://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm


 


 

  Pressupostos Met. Pesquisa Inteligência Afetiva- slides Prof.ª Amparo.pptx 
Slides: Pressupostos Metodológicos da Pesquisa Científica Centrada na Vida ( Educação Biocêntrica).
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (07/06/2025 - 04/07/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (07/06/2025 - 04/07/2025)

TEMA DA UNIDADE I

 

  1. 1.      Ação Cultural para a liberdade e outros escritos

 

2.Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógicas

3. Escrita autobiográfica

4. Pesquisa em Educação Biocêntrica

- Compreender a pesquisa como uma operação de busca e interrelaçoes particulares em um complexo dinamismo;

- Perceber que a escrita é um fenômeno mediatizado pelos seres humanos em uma realidade concreta;

- Entender a pesquisa como criação e recriação do conhecimento;

A escrita de si

https://www.youtube.com/watch?v=5o9SICa34Oc

acessado em 31 de maio de 2025.

 

A escrita de si

https://www.youtube.com/watch?v=o9wjcz_Uq9Y 

acessado em 31 de maio de 2025

 

Como escrever uma autobiografia

https://www.youtube.com/watch?v=Vf5wTiVKBNo 

 

Epistemologia das Ciências Sociais

https://www.youtube.com/watch?v=zFxMGfFfUho

acessado em 31 de maio de 2025.

Que há pesquisas “mostrando a relação entre Biodança e Saúde, com a possibilidade concreta de regulação organísmica, a partir do movimento e do encontro de vidas. Esta regulação se dá através da conexão com a própria energia vital, de forma harmônica e dinâmica, considerando os aspectos físicos e psíquicos, que leva a um bem estar que está relacionado com o estilo de viver, de ‘con-viver’ com os seres e de se integrar ao universo”.

 

BIODANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: UMA PERSPECTIVA INTEGRAL DO ORGANISMO

Prof. Dr. Cezar Wagner de Lima Góis; Kelen Gomes Ribeiro

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/27608/1/2008_art_cwlgois.pdf 

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 11/06/2025 às 00:00 a 04/07/2025 às 23:59
UNIDADE II (07/06/2025 - 04/07/2025)

Tema da Unidade II

1. O Projeto de Pesquisa em Educação Biocêntrica

2. Inteligência Afetiva

3. Educação e Memória

- Elaborar a estrutura de um pré-projeto de pesquisa sobre memória autobiográfica;

- Promover o conhecimento sobre a realidade visando a sua transformação;

- Conhecer a metodologia da pesquisa científica;

- Perceber a si próprio com pesquisadora e pesquisador em potencial em sua área específica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLETAR

AMADO, Janaina. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História Oral. Revista História. São Paulo, 14, p. 125 – 136, 1995.

CARVALHO, Maria do Amparo Alves de. Ensaios da Educação Biocêntrica para o ensino de História. ANPUH – XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – João Pessoa, 2003.

CARVALHO, Maria do Amparo Alves de.  Experiência particular de um historiador no seu tempo. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver - Sentir – Narrar. ISBN: 978-85-98711-10-Universidade Federal do PiauíUFPI. Teresina, Piauí, 2012. ISBN: 978-85-98711-10-2

CAVALCANTE, Ruth. Educação Biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. FortalezaCE: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 127-150.

LOBATO, Vívian da Silva. Educação, Memória e História: possíveis enlaces. Abaetetuba, UFPA, 2014.

MATOS, K. I; VIEIRA, S. L. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha/EDUECE, 2001.

MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed: UNIJUÌ, 2007. 224 p.

SIMONI, André Luís Soares; SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira. EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA, UM PARADIGMA DE CONVIVÊNCIA AFETIVA: Relato de experiência.  UNISUL, Santa Catarina, 2021.

 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

A noção de Inteligência Afetiva segundo Rolando Toro

https://www.youtube.com/watch?v=eRpbCq1PbBs

 

Biodanza, Vivência e Memória de Longa Duração / Elisa Possebon

https://www.youtube.com/watch?v=m7Enxky_UVw

 

-  LINKS DE ARTIGO

- Educação, Memória e História: possíveis enlaces

https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2706/2832

 

- Experiência particular de um historiador no seu tempo

https://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/anais/Maria%20do%20Amparo%20Alves%20de%20Carvalho.pdf

afetividade é o eixo central sobre o qual a Educação Biocêntrica e o Sistema Biodanza fundamentam todos os processos do desenvolvimento humano, estimulando a recuperação da unidade perdida entre o homem e a natureza. Desenvolver a inteligência afetiva implica fortalecer um nível profundo de consciência com consequências éticas.


A Educação Biocêntrica propõe-se a fazer, a nível mundial, uma inserção da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, procurando recuperar os valores humanos “saudáveis” em prol de uma transformação social profunda:

"A única possibilidade de sobrevivência da nossa espécie, nesta carreira autodestrutiva, é a adopção de uma educação que se proponha o restabelecimento da afetividade. Este é o objetivo da Educação Biocêntrica, que as crianças não cresçam neste contexto de violência e de valores alienados, mas sim, que cresçam no companheirismo, no respeito aos irmãos, com criatividade, na amizade, na compaixão e no respeito à natureza". (Toro, Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001, p.7)


Sem abandonar as conquistas da educação tradicional e do desenvolvimento tecno científico, a Educação Biocêntrica rompe com a supervalorização da racionalidade, valorizando a inteligência afetiva, as sensações corporais, a expressão, o contacto e o valor cenestésico do movimento.

 

Educação Biocêntrica e Cultura Biocêntrica - Uma mudança de paradigma

https://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm

O Pré-projeto de pesquisa é uma experiência extraordinária e particular de cada pessoa que deseja escrever sua autobiografia ou a biografia de alguém que você considere importante na sua trajetória de vida. Você pode aproveitar os relatos que já tenha feito anteriormente no curso de Educação Biocêntrica e ampliar estas reflexões.

    
Inicia em 25/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 11/07/2025 às 23h 59
    
Inicia em 25/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 04/07/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (07/06/2025 - 04/07/2025)
SEGUNDA CHAMADA (07/06/2025 - 04/07/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (07/06/2025 - 04/07/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
2 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
3 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
6 2025200**** 7,0 9,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
7 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
8 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
9 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
10 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
13 2025200**** 9,5 8,0 8,5 9.0 0 MATRICULADO
14 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
15 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
16 2025200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
17 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
18 2025200**** 0,0 1,0 0,0 0.2 0 MATRICULADO
19 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
20 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
21 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
22 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
25 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
26 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2025200**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
28 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
31 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
32 2025200**** 7,0 9,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
33 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
34 2025200**** 9,5 9,0 9,5 9.4 0 MATRICULADO
35 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2025200**** 7,0 9,5 8,0 7.7 0 MATRICULADO
37 2025200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
38 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
39 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
40 2025200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 MATRICULADO
41 2025200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
42 2025200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
43 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

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