-

CLP/CEAD070 - O MÉTODO EM EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA: REFLEXÃO-DIÁLOGO-VIVÊNCIA-AÇÃO - Turma: 8A (2025.2)

Tópicos Aulas
Discussão sobre o Tratamento Restaurador Atraumático e atividade prática sobre ART. (12/03/2025 - 12/03/2025)
Supervisão dos alunos na atividade educativa na escola. (19/03/2025 - 19/03/2025)
Supervisão dos discentes da disciplina na aula prática de campo de levantamento epidemiológico. (26/03/2025 - 26/03/2025)
upervisão dos discentes da disciplina na aula prática de campo de levantamento epidemiológico. (02/04/2025 - 02/04/2025)
Apresentação da disciplina do Estágio Docência - Odontologia em Saúde Coleitiva II. (09/04/2025 - 09/04/2025)
Discussão sobre Epidemiologia aplicada à Odontologia. (16/04/2025 - 16/04/2025)
Treinamento da ficha para levantamento epidemiológico a ser utilizada na disciplina e planejamento da atividade prática na escola. (23/04/2025 - 23/04/2025)
Discussão sobre o quadro epidemiológico atual da saúde bucal no Brasil. (30/04/2025 - 30/04/2025)
Ministrou sob a supervisão da professora orientadora a aula sobre controle químico e mecânico do biofilme dental. (07/05/2025 - 07/05/2025)
Supervisão dos discentes da disciplina na aula prática de campo de levantamento epidemiológico e ART. (14/05/2025 - 14/05/2025)
Supervisão dos discentes da disciplina na aplicação de avaliação teórica e teórico-prática. (21/05/2025 - 21/05/2025)
Supervisão dos discentes da disciplina na aula prática de campo de levantamento epidemiológico e ART. (28/05/2025 - 28/05/2025)
Supervisão dos discentes da disciplina na aula prática de campo de levantamento epidemiológico e ART. (04/06/2025 - 04/06/2025)
Discussão das fichas e planejamento do seminário com os discentes da disciplina. (11/06/2025 - 11/06/2025)
Apresentação dos seminários de epidemiologia pelos alunos da disciplina. (18/06/2025 - 18/06/2025)
Avaliação final da disciplina e confecção do relatório. (25/06/2025 - 25/06/2025)
Orientações sobre o funcionamento do projeto. Aula teórica: Terapia Pulpar em Dentes Decíduos (18/03/2025 - 18/03/2025)
Aulas teóricas: Dentística em Odontopediatria Defeitos de Desenvolvimento de Esmalte Adesão em dentes com defeitos de desenvolvimento do esmalte (25/03/2025 - 25/03/2025)
8:00 Traumatismos em dentes decíduos 09:00 às 12:00 Clinica (01/04/2025 - 01/04/2025)
8:00 Como melhorar a qualidade das restaurações realizadas no SUS? 09:00 às 12:00 Clínica (08/04/2025 - 08/04/2025)
8:00 Uso de Fluoretos em Odontopediatria 09:00 às 12:00 Clínica (15/04/2025 - 15/04/2025)
8:00 Condutas clínicas para controle de espaço 9:00 Laboratório - Confecção de mantenedor de espaço com fio colado 10:00 Clínica (22/04/2025 - 22/04/2025)
8:00 Bruxismo 09:00 às 12:00 Clínica (29/04/2025 - 29/04/2025)
8:00 Estratégias para interceptar hábitos bucais deletérios 09:00 às 12:00 Clínica (06/05/2025 - 06/05/2025)
8:00 Odontologia do Bebê 09:00 às 12:00 Clínica (13/05/2025 - 13/05/2025)
8:00 Distúrbios irruptivos: como podemos simplificar a correção? 09:00 às 12:00 Clínica (20/05/2025 - 20/05/2025)
8:00 Tratamento de dentes permanentes avulsionados 09:00 às 12:00 Clínica (27/05/2025 - 27/05/2025)
8:00 às 12:00 Clínica (03/06/2025 - 03/06/2025)
8:00 às 12:00 Apresentação de casos clínicos (10/06/2025 - 17/06/2025)
Roda de conversa e encerramento do curso/disciplina (24/06/2025 - 24/06/2025)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (08/11/2025 - 05/12/2025)

Toda área do conhecimento precisa de um método a partir do qual se delineia os caminhos e perspectivas de efetivação.

Caro(a) aluno(a),

Desejo que nossa caminhada seja construtiva e que possamos trilhá-la com leveza e profundidade. Que os conteúdos abordados nesta disciplina auxiliem em suas vidas profissionais e pessoais.

Sejam bem-vindos e bem-vindas nessa disciplina que os/as aproximará ainda mais da prática com Educação Biocêntrica! Disponham! Estarei à disposição para atender.

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: Maria do Amparo Alves de Carvalho

CONHEÇA A PROFESSORA:

Mini currículo:

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Piauí (1998), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2006) e doutorado em História com pesquisa em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Facilitadora de Biodança pela Escola de Biodança Sistema Rolando Toro do Meio Norte do Brasil (2018). Atualmente é professora adjunta C, nível II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia em campo de batalha, guerra e conflitos, cultura material, estudos de fazendas e núcleos coloniais, vestígios da escravidão, cidade, memória, identidade, religiosidade, patrimônio, imagem, História do Piauí, teoria. Membro do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS. Coordenadora do Núcleo de Antropologia Pré-histórica - NAP. - 2022-2026. Coordenadora do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI de 2016- 2019. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da UFPI de 2023-2025 (Texto informado pela autora)

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link http://lattes.cnpq.br/1133976415135498 

   Plano_de_disciplina_-_O_Metodo_em_EB_-_UFPI_-_novembro_de_2025_assinado (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (08/11/2025 - 05/12/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (08/11/2025 - 05/12/2025)

 

Na Unidade I iremos conhecer, aprofundar e esclarecer dúvidas relacionadas diferentes modelos educacionais existentes e sobre o Modelo Integrativo Biocêntrico, no que ele se diferencia e seus benefícios.

 

 

Compreender o que é um “Modelo” e sua importância na construção de um projeto educacional, organizacional ou social;

Ampliar a percepção das possibilidades de inserção a partir dos elementos vivenciais disponíveis;

Cultivar sentimentos, valores e ações pró-vida;

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  1. CAVALCANTE, Ruth; GÓIS, Cezar W. L. Educação Biocêntrica: Ciência, Arte, Mística, Amor e Transformação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.

GAWAIN, Shakti. Visualização Criativa. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.

ESMERALDO, Antonieta. Educação Biocêntrica do Ceará: Um estado da arte. 2ª ed. ampliada. Fortaleza: Arte visual, 2017.

ROCHA, Rosa Maria Guimarães. Rituais para um Bom Viver. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 

ESMERALDO, Antonieta. Educação Biocêntrica do Ceará: Um estado da arte. 2ª ed. ampliada. Fortaleza: Arte visual, 2017.

 

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

 

GAWAIN, Shakti. Visualização Criativa. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.

 

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Vivência e Identidade: uma visão biocêntrica. 3ª edição em brasileiro, Fortaleza, 2009.

 

MARTINS, Ernesto Candeias. A Pedagogia do Encontro como uma pedagogia de baixa densidade: contextos (socio) educativos e relacionais. Revista Lusófona de Educação, 52, 31-45 doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle52.02.

 ROCHA, Rosa Maria Guimarães. Rituais para um Bom Viver. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019.

 

É esperado que nesta Unidade I os alunos e as alunas consigam ter clareza sobre o Método Integrativo Biocêntrico e que possam com isto desenvolver potencialidades que auxiliem no desenvolvimento de ações educacionais e sociais.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 08/11/2025 às 00:00 a 15/12/2025 às 23:59
    
Inicia em 08/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 20/12/2025 às 23h 59
UNIDADE II (08/11/2025 - 05/12/2025)

 

Na Unidade II, iremos aprofundar e esclarecer dúvidas sobre o Método Integrativo Biocêntrico e seus elementos vivenciais. Propiciando que os alunos e alunas se percebam nestes elementos, sintam e compreendam com quais eles têm mais conhecimento e familiaridade para poderem exercer, e compreendam de que maneira podem ser desenvolvidos e aplicados no cotidiano.

 

Transitar sem dificuldades entre a epistemologia e a ontologia;

Desenvolver e se envolver na percepção de como trabalhar e se inserir em distintos campos possíveis de atuação com Educação Biocêntrica.

https://www.youtube.com/watch?v=b8yBy1pH1NM&t=1434s – Entre olhares

 

https://www.youtube.com/watch?v=mccylVfblcU – Ruth Cavalcante

 

https://www.youtube.com/watch?v=sd0kGfBpey0 – Educação Biocêntrica

 

https://www.youtube.com/watch?v=ybfgY9Pu7U8 – Mudanças de Paradigmas

 

https://www.youtube.com/watch?v=kaBVe2PexUM – Biodança: a poética do encontro humano

 

 

 

Nesta Unidade II, estima-se que os alunos e as alunas consigam compreender e assimilar  o que é o Método Integrativo Biocêntrico, compreendendo que a utilização dos elementos depende também do grau de conhecimento na área. No entanto é fundamental para um educador biocêntrico conhecer as inúmeras possibilidades para poder ampliar suas ações dependendo do grupo, do momento, do tema e da localidade. E com isso desenvolver potencialidades que auxiliem no envolvimento e desenvolvimento de ações educacionais e sociais, bem como construir na área da educação projetos e práticas biocêntricas que tenham um longo alcance e a eficácia desejada.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (08/11/2025 - 05/12/2025)
    
Inicia em 18/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (08/11/2025 - 05/12/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (08/11/2025 - 05/12/2025)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 14:06