| Metodologia: |
EMENTA<br />Ecologia, Ciência e Educação Ambiental, Impacto ambiental<br />OBJETIVOS<br />Reforçar conhecimentos em Ecologia e Ciência Ambiental<br />Identificar os principais problemas ambientais<br />Propor as soluções mais viáveis para o desenvolvimento sustentável<br />DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO<br />Problemas ambientais (causas e sustentabilidade)<br />Clima e biodiversidade<br />Ecologia e sustentabilidade<br />Funcionamento de ecossistemas<br />Biodiversidade e sustentabilidade<br />Aplicação da ecologia de populações, comunidades, ecossistemas e sustentabilidade<br />Recursos e qualidade ambiental<br />Sustentabilidade de sociedades humanas.<br />METODOLOGIA<br /> Aulas expositivas com o auxílio de recursos áudio-visuais; seminários; palestras.<br />RECURSOS DIDÁTICOS<br />Quadro branco e pincel, transparências, projetor multimídia<br />BIBLIOGRAFIA BÁSICA<br />Milller, G. T. 2007. Ciência ambiental. São Paulo. Thomson Learning. 501p.<br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR<br />Branco, S. M. 1989. Ecossistêmica: uma abordagem integrada de problemas de meio ambiente. São Paulo. Edgard Blucher. 141p.<br />Dorst, J. 2001. Antes que a natureza morra 6ª.Ed. Edgard Blucher. 392p.<br />Lenko, K. Insetos no folclore.<br />Milller, G. T. 2007. Ciência ambiental. São Paulo. Thomson Learning. 501p.<br />Philippi JR, A. Pelicioni, M. C. F. (Eds.). 2000. Educação ambiental: Desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo. Universidade de São Paulo, FSP. Signus. 350p.<br />Ruschmann, D; Philippi JR, A. 2009. Gestao ambiental e sustentabilidade no turismo. Manole. 1050p.<br />Thoureau, H. Walden, ou a vida nos bosques.<br />Weisman, A. 2007. O mundo sem nós. Planeta do Brasil. 328p.<br /> |
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão três notas:<br />Avaliação 1: relatórios<br />Avaliação 2: relatórios<br />Avaliação 3: seminários<br />Média: (Avaliação 1 + Avaliação 2 + Avaliação 3)/3<br />Até o dia 4/04 serão divulgadas as notas dessas avaliações.<br />Regras para seminários<br />1) O grupo deve responder o questionário do capítulo do livro (perguntas do início do capítulo e raciocínio crítico) e entregar individualmente e manuscrito para o professor. Vale como relatório dia para o grupo que está apresentando o seminário.<br />2) Os slides devem ser sintéticos com um mínimo de texto (tópicos), de preferência, poucos slides<br />3) Os slides devem ser mostrados obrigatoriamente ao professor no mínimo uma aula antes da apresentação para correções. <br />4) Tempo de seminário: 20 a 25 minutos por pessoa sem interrupção<br />5) Passar durante apresentação questões aos alunos que estão assistindo (2 questões por pessoa, 4 por grupo). Essas questões valerão como relatório da aula do dia para as pessoas que estão assistindo os seminários.<br />6) Debate: 10 minutos (comentários e perguntas do professor e colegas)<br />7) Tempo por grupo 50 a 60 minutos (40 a 50 minutos de apresentação mais 10 minutos de debate).<br /><br />Pontuação Item<br /> 2 Responder questionário do livro<br /> 2 Mostrar slides para o professor pelo menos uma aula antes<br /> 2 Apresentar seminário adequadamente e no prazo<br /> 2 Passar questões e respostas para os colegas<br /> 2 Produzir debate <br />Total: 10 <br /> |