lidya tolstenko nogueira

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

PPGENF002 - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - Turma: 15 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de orientação, cronograma e grupo de pesquisa (15/08/2019 - 15/08/2019)
Elaboração de projeto de pesquisa (22/08/2019 - 29/08/2019)
Tipos de pesquisa e de abordagens (05/09/2019 - 05/09/2019)
objeto de estudo e objetivos (12/09/2019 - 12/09/2019)
elaboração de macroprojeto (19/09/2019 - 19/09/2019)
avaliação de meio termo capes - grupos de trabalho (26/09/2019 - 26/09/2019)
referencial temático e teórico (03/10/2019 - 03/10/2019)
metodologia de pesquisa em laboratório (10/10/2019 - 10/10/2019)
organização e participação em evento científico (17/10/2019 - 31/10/2019)
cronograma (07/11/2019 - 07/11/2019)
orçamento (14/11/2019 - 14/11/2019)
elaboração de termos para o CEP e FMS (21/11/2019 - 28/11/2019)
Como cadastrar projeto na Plataforma Brasil (05/12/2019 - 12/12/2019)
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior”. O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino superior. (14/08/2025 - 14/08/2025)
   para discussão 
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior”. O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino su-perior. (15/08/2025 - 15/08/2025)
Métodos de ensino individual e em grupo (21/08/2025 - 21/08/2025)
Métodos de ensino individual e em grupo (22/08/2025 - 22/08/2025)
Plano de disciplina: Como elaborar- Atividade (28/08/2025 - 28/08/2025)
Plano de disciplina - Atividade (29/08/2025 - 29/08/2025)
Aula expositiva - Atividade (04/09/2025 - 04/09/2025)
Aula expositiva - Atividade (05/09/2025 - 05/09/2025)
Enviar o Plano de aula do estagio docente (11/09/2025 - 11/09/2025)
    
Inicia em 12/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 13/09/2025 às 23h 59
Aula sobre Avaliação – Atividade (Finaliza as 15 horas com as docentes da Disciplina de Didática no Ensino Superior) (12/09/2025 - 12/09/2025)
Prática docente na graduação (18/09/2025 - 18/09/2025)
Prática docente na graduação (19/09/2025 - 19/09/2025)
Prática docente na graduação (25/09/2025 - 25/09/2025)
Prática docente na graduação (26/09/2025 - 26/09/2025)
Prática docente na graduação (02/10/2025 - 02/10/2025)
Prática docente na graduação (03/10/2025 - 03/10/2025)
Prática docente na graduação (09/10/2025 - 09/10/2025)
Prática docente na graduação (10/10/2025 - 10/10/2025)
Prática docente na graduação (16/10/2025 - 16/10/2025)
Prática docente na graduação (17/10/2025 - 17/10/2025)
Prática docente na graduação (23/10/2025 - 23/10/2025)
Prática docente na graduação (24/10/2025 - 24/10/2025)
Prática docente na graduação (30/10/2025 - 30/10/2025)
Prática docente na graduação (31/10/2025 - 31/10/2025)
Prática docente na graduação (06/11/2025 - 06/11/2025)
Prática docente na graduação (07/11/2025 - 07/11/2025)
Prática docente na graduação (13/11/2025 - 13/11/2025)
Prática docente na graduação (14/11/2025 - 14/11/2025)
Prática docente na graduação (20/11/2025 - 20/11/2025)
Prática docente na graduação (21/11/2025 - 21/11/2025)
Prática docente na graduação (27/11/2025 - 27/11/2025)
Prática docente na graduação (28/11/2025 - 28/11/2025)
Prática docente na graduação (04/12/2025 - 04/12/2025)
Prática docente na graduação (05/12/2025 - 05/12/2025)
Prática docente na graduação (11/12/2025 - 11/12/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 21
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo ensino-aprendizagem no contexto do pensamento pedagógico brasileiro. As dimensões da ação docente no ato pedagógico. A organização do trabalho pedagógico em Enfermagem e no Ensino Superior. Prática docente
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina. Os alunos irão realizar Seminário integrador proporcionado conhecimento, incentivando a articulação entre diferentes áreas de estudo, em específico a de enfermagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação da Aprendizagem e da Assiduidade em Disciplinas):<br />- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média arit-mética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.” <br />- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.<br />- Os alunos terão três notas que serão compostas por atividades individual e em grupo.<br />
Horário de atendimento: 14:00 às 17:00
Bibliografia: ANASTASIOU, L. C; PESSATE, A. L. Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC, Univille, 2003.<br /><br />ANDRADE FILHO, Marcos Antonio Soares de et al. Educação híbrida: explorando a combinação de me-todologias ativas presenciais e tecnologia no currículo. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 7, p. e4891, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n7-113.<br /><br />BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado. 2024.<br /><br />BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Reso-lução n.º 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Gradua-ção em Enfermagem. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2001.<br /><br />CONCEIÇÃO H.N, et. al. Contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2021[cited 2022 Sep 10]; 35:1-9.<br /><br />CORTES, L.F; PADOIN, S.M.M; BERBEL. N.A.N. Metodologia da problematização e pesquisa convergente assistencial: proposta de práxis em pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71, n.2: p. 440-5, 2018.<br /><br />FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.<br /><br />FREITAS, D.A, et. al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.20, n.57, p.437-448, 2016<br /><br />LÔBO, Ítalo Martins; SILVA, Bruno Henrique Fernandes. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 5 , n. 9, p. 135-152, 2024.<br /><br />PEREIRA, João Alves; SILVANY, Marco Antônio; ANDRADE FILHO, Marcos Antônio Soares de. METODO-LOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibe-ro-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 116–124, 2024. DOI: 10.51891/rease. v10i5.13820. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13820.<br /><br />PIMENTA, S.; ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.<br /><br />TANAJURA H.F.A., et al, Reflexões da disciplina Formação Didático-Pedagógica em saúde e enferma-gem para formação de docentes. In: Silva GTR (Org.). Concepções, estratégias pedagógicas e metodo-logias ativas na formação em saúde: desafios, oportunidades e aprendizados. Brasília, DF: Editora ABen; 2022. 62-8 p. https://doi.org/10.51234/aben.22.e17.c07<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2025
14/08/2025
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior”. O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino superior.
15/08/2025
15/08/2025
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior”. O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino su-perior.
21/08/2025
21/08/2025
Métodos de ensino individual e em grupo
22/08/2025
22/08/2025
Métodos de ensino individual e em grupo
28/08/2025
28/08/2025
Plano de disciplina: Como elaborar- Atividade
29/08/2025
29/08/2025
Plano de disciplina - Atividade
04/09/2025
04/09/2025
Aula expositiva - Atividade
05/09/2025
05/09/2025
Aula expositiva - Atividade
11/09/2025
11/09/2025
Enviar o Plano de aula do estagio docente
12/09/2025
12/09/2025
Aula sobre Avaliação – Atividade (Finaliza as 15 horas com as docentes da Disciplina de Didática no Ensino Superior)
18/09/2025
18/09/2025
Prática docente na graduação
19/09/2025
19/09/2025
Prática docente na graduação
25/09/2025
25/09/2025
Prática docente na graduação
26/09/2025
26/09/2025
Prática docente na graduação
02/10/2025
02/10/2025
Prática docente na graduação
03/10/2025
03/10/2025
Prática docente na graduação
09/10/2025
09/10/2025
Prática docente na graduação
10/10/2025
10/10/2025
Prática docente na graduação
16/10/2025
16/10/2025
Prática docente na graduação
17/10/2025
17/10/2025
Prática docente na graduação
23/10/2025
23/10/2025
Prática docente na graduação
24/10/2025
24/10/2025
Prática docente na graduação
30/10/2025
30/10/2025
Prática docente na graduação
31/10/2025
31/10/2025
Prática docente na graduação
06/11/2025
06/11/2025
Prática docente na graduação
07/11/2025
07/11/2025
Prática docente na graduação
13/11/2025
13/11/2025
Prática docente na graduação
14/11/2025
14/11/2025
Prática docente na graduação
20/11/2025
20/11/2025
Prática docente na graduação
21/11/2025
21/11/2025
Prática docente na graduação
27/11/2025
27/11/2025
Prática docente na graduação
28/11/2025
28/11/2025
Prática docente na graduação
04/12/2025
04/12/2025
Prática docente na graduação
05/12/2025
05/12/2025
Prática docente na graduação
11/12/2025
11/12/2025
Prática docente na graduação
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Plano de aula e Plano do Estagio docente 12/09/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1496 19/12/2025 12:39