• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

Ir ao Menu Principal

elaine maria leite rangel andrade

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

PPGENF002 - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - Turma: 16 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior” .O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino superior. (14/08/2025 - 14/08/2025)
Métodos de ensino individual e em grupo (21/08/2025 - 21/08/2025)
15:00 às 18:00: Métodos de ensino individual e em grupo
Plano de disciplina - Atividade (28/08/2025 - 28/08/2025)
15:00 às 18:00: Plano de disciplina - Atividade *Enviar planejamento assinado pelo docente orientador das atividades de prática docente na graduação
Aula expositiva - Atividade.Material da disciplina: Docência do ensino superior (04/09/2025 - 04/09/2025)
15:00 às 18:00: Aula expositiva - Atividade.Material da disciplina: Docência do ensino superior Artigo: http://dx.doi.org/10.14393/ERv26n3a2019-Aula expositiva e Paulo Freire Mauro Antônio Andreata
Avaliação (11/09/2025 - 11/09/2025)
15:00 às 18:00: Avaliação ?Material da disciplina: Docência do ensino superior.
    
Inicia em 11/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2025 às 23h 59
Enviar o Plano de aula do estagio docente (11/09/2025 - 11/09/2025)
Prática docente na graduação (18/09/2025 - 27/11/2025)

Prática docente na graduação (1) (30 horas com o docente orientador na prática docente, de forma presencial)

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 21 27
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo ensino-aprendizagem no contexto do pensamento pedagógico brasileiro. As dimensões da ação docente no ato pedagógico. A organização do trabalho pedagógico em Enfermagem e no Ensino Superior. Prática docente
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os
textos base da disciplina. Os alunos irão realizar Seminário integrador proporcionado conhecimento,
incentivando a articulação entre diferentes áreas de estudo, em específico a de enfermagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação da Aprendizagem e da Assiduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência
igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de
faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou
superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual
ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro).
Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Os alunos terão três notas que serão compostas por atividades individual e em grupo.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANASTASIOU, L. C; PESSATE, A. L. Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC, Univille, 2003.
ANDRADE FILHO, Marcos Antonio Soares de et al. Educação híbrida: explorando a combinação de metodologias ativas presenciais e tecnologia no currículo. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v.
16, n. 7, p. e4891, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n7-113.
BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2001.
CONCEIÇÃO H.N, et. al. Contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva: relato
de experiência. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2021[cited 2022 Sep 10]; 35:1-9.
CORTES, L.F; PADOIN, S.M.M; BERBEL. N.A.N. Metodologia da problematização e pesquisa convergente
assistencial: proposta de práxis em pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71, n.2: p. 440-5,
2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
2004.
FREITAS, D.A, et. al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a
formação profissional em saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.20, n.57, p.437-448,
2016
LÔBO, Ítalo Martins; SILVA, Bruno Henrique Fernandes. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 5 , n. 9, p. 135-
152, 2024.
PEREIRA, João Alves; SILVANY, Marco Antônio; ANDRADE FILHO, Marcos Antônio Soares de. METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 116–124, 2024. DOI:
10.51891/rease. v10i5.13820. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13820.PIMENTA, S.; ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
TANAJURA H.F.A., et al, Reflexões da disciplina Formação Didático-Pedagógica em saúde e enfermagem
para formação de docentes. In: Silva GTR (Org.). Concepções, estratégias pedagógicas e metodologias
ativas na formação em saúde: desafios, oportunidades e aprendizados. Brasília, DF: Editora ABen;
2022. 62-8 p. https://doi.org/10.51234/aben.22.e17.c07
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2025
14/08/2025
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior” .O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino superior.
21/08/2025
21/08/2025
Métodos de ensino individual e em grupo
28/08/2025
28/08/2025
Plano de disciplina - Atividade
04/09/2025
04/09/2025
Aula expositiva - Atividade.Material da disciplina: Docência do ensino superior
11/09/2025
11/09/2025
Avaliação
11/09/2025
11/09/2025
Enviar o Plano de aula do estagio docente
18/09/2025
27/11/2025
Prática docente na graduação
Avaliações
Data Descrição
11/09/2025 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Plano de aula e Plano do Estagio docente 12/09/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1496 19/12/2025 12:39