| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação da Aprendizagem e da Assiduidade em Disciplinas): - Art. 111: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. - Art. 113: É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final. - Os alunos terão três notas que serão compostas por atividades individual e em grupo. |
| Bibliografia:
| ANASTASIOU, L. C; PESSATE, A. L. Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC, Univille, 2003. ANDRADE FILHO, Marcos Antonio Soares de et al. Educação híbrida: explorando a combinação de metodologias ativas presenciais e tecnologia no currículo. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 7, p. e4891, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n7-113. BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2001. CONCEIÇÃO H.N, et. al. Contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2021[cited 2022 Sep 10]; 35:1-9. CORTES, L.F; PADOIN, S.M.M; BERBEL. N.A.N. Metodologia da problematização e pesquisa convergente assistencial: proposta de práxis em pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71, n.2: p. 440-5, 2018. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. FREITAS, D.A, et. al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.20, n.57, p.437-448, 2016 LÔBO, Ítalo Martins; SILVA, Bruno Henrique Fernandes. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 5 , n. 9, p. 135- 152, 2024. PEREIRA, João Alves; SILVANY, Marco Antônio; ANDRADE FILHO, Marcos Antônio Soares de. METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 116124, 2024. DOI: 10.51891/rease. v10i5.13820. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13820.PIMENTA, S.; ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. TANAJURA H.F.A., et al, Reflexões da disciplina Formação Didático-Pedagógica em saúde e enfermagem para formação de docentes. In: Silva GTR (Org.). Concepções, estratégias pedagógicas e metodologias ativas na formação em saúde: desafios, oportunidades e aprendizados. Brasília, DF: Editora ABen; 2022. 62-8 p. https://doi.org/10.51234/aben.22.e17.c07 |