• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

PATRICIA MEDYNA LAURITZEN DE LUCENA DRUMOND

CENTRO DE EDUCACAO ABERTA E A DISTANCIA

Ir ao Menu Principal

patricia medyna lauritzen de lucena drumond

CEAD - CENTRO DE EDUCACAO ABERTA E A DISTANCIA

CPPGL/CCHL051 - LETRAMENTOS ACADÊMICOS - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (13/08/2025 - 13/08/2025)
   Plano de Curso 
Introdução à perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (20/08/2025 - 20/08/2025)
  Leitura Obrigatória 1 
STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, May 2003.
  Leitura Obrigatória 2 
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995]. p. 17-61.
  Leitura Complementar 
GEE, James Paul. The new literacy studies: from ‘socially situated’ to the work of the social. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 1999. p. 180-196.
Letramentos acadêmicos sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (27/08/2025 - 27/08/2025)
  Leitura Obrigatória 1 
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.
  Leitura Obrigatória 2 
FISCHER, Adriana; DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 79-93, maio 2011.
Não Haverá Aula (03/09/2025)

CONVALLE

Diálogos com os Estudos Retóricos de Gênero (10/09/2025 - 10/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
RUSSEL, David R.; LEA, Mary; PARKER, Jan; STREET, Brian; DONAHUE, Tiane. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing Across the Curriculum”: Approaches Across Countries and Contexts. BAZERMAN, Charles; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Debora (Eds.). Genre in a changing world. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing Across the Curriculum”: Approaches Across Countries and Contexts. Colorado: The WAC Clearinghouse. Ler p. 399-427.
  Leitura Complementar 1 
BEZERRA, Benedito Gomes. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012.
  Leitura Complementar 2 
STREET, Brian. ‘Academic Literacies approaches to Genre’?. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347-361, 2010.
Diálogos com a Teoria do Caos e da Complexidade. (17/09/2025 - 17/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
CATTELL, Karin. “Fit for change”: a preliminary exploration of the relationship between academic literacy practitioners and disciplinary specialists as a complex system. Perspectives in Education, v. 31, n. 4, p. 5-14, 2013.
  Leitura Complementar 
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON; L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008. LER CAPÍTULO 8
    
Inicia em 01/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 21/10/2025 às 23h 59
Letramentos acadêmicos, identidades e relações de poder (24/09/2025 - 24/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.
  Leitura Complementar 
JACOBS, C. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 4, p. 475-487, Oct 2005.
Dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos (01/10/2025 - 01/10/2025)
  Leitura Obrigatória 
STREET, B. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448
  Leitura Complementar 
BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.
Leitura e produção de textos nas práticas de letramentos acadêmicos: conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado (08/10/2025 - 22/10/2025)
  Leitura Obrigatória 
LEA, M. R. Academic literacies: a pedagogy for course design. Studies in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 739-756, Dec. 2004.
  Leitura obrigatória - para o dia 22/10 
NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.
  Leitura Complementar - para o dia 22/10 
MACÊDO, Conceição de Maria Ferreira de; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramentos acadêmicos de estudantes surdas: uma proposta para o trabalho com o gênero Resenha. Revista da Anpoll,v. 55, e1971, 2024. doi: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1971
Letramentos Acadêmicos no Ensino Básico e no Ensino Superior (29/10/2025 - 12/11/2025)
  Leitura obrigatória - para aula do dia 29/10 
FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
13 20 27 10 17 24 01 08 22 29
1 2025100**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 8
2 2025100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 8
3 2024100**** 4 0 0 4 4 0 0 0 0 0 12
4 2025100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
5 2025100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 8
7 2025100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
8 2025100**** 0 4 0 4 0 0 0 0 4 0 12
9 2025100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 8
10 2025100**** 0 4 4 0 0 4 0 4 0 0 16
11 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
12 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
13 2025100**** 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 12
14 2025100**** 0 4 4 0 0 0 4 0 0 0 12
15 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2025100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Perspectivas teóricas para os estudos de letramentos acadêmicos. Modelos de letramentos acadêmicos. Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder. Gêneros acadêmicos e BNCC. Tensões e aproximações entre práticas de letramentos no ensino básico e no ensino superior. Dimensões escondidas nas práticas de letramento acadêmico.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas;<br />- Leitura e análise de textos teóricos;<br />- Atividades de articulação teórico-prática.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - UNIDADE 1: Para avaliar a compreensão teórica e a capacidade de articulação entre diferentes perspectivas, os alunos deverão produzir ensaio que estabeleça relações entre diferentes abordagens para o estudo dos letramentos acadêmicos;<br />- UNIDADE 2: Para avaliar a aplicação prática dos referenciais teóricos à análise de situações reais, os alunos deverão realizar atividade de análise de narrativas de letramentos acadêmicos;<br />- UNIDADE 3: Para avaliar a capacidade de propor ações fundamentadas, com base nas discussões e análises da disciplina, os alunos deverão elaborar proposta de intervenção ou ação pedagógica.<br /><br />IMPORTANTE: A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Cada avaliação principal da unidade corresponderá a 8 pontos. Os 2 pontos restantes serão computados a partir das miniapresentações de leitura realizadas ao longo da disciplina.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2025
13/08/2025
Apresentação da disciplina
20/08/2025
20/08/2025
Introdução à perspectiva dos Novos Estudos de Letramento
27/08/2025
27/08/2025
Letramentos acadêmicos sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento
03/09/2025
03/09/2025
Não Haverá Aula
10/09/2025
10/09/2025
Diálogos com os Estudos Retóricos de Gênero
17/09/2025
17/09/2025
Diálogos com a Teoria do Caos e da Complexidade.
24/09/2025
24/09/2025
Letramentos acadêmicos, identidades e relações de poder
01/10/2025
01/10/2025
Dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos
08/10/2025
22/10/2025
Leitura e produção de textos nas práticas de letramentos acadêmicos: conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado
29/10/2025
12/11/2025
Letramentos Acadêmicos no Ensino Básico e no Ensino Superior
Avaliações
Data Descrição
10/09/2025 1ª Avaliação
22/10/2025 2ª Avaliação
26/11/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Local da nossa atividade amanhã 02/12/2025
Divulgação da nossa ação de extensão 27/11/2025
Atividade de final da disciplina 23/11/2025
Confirmação da aula de amanhã 11/11/2025
Textos para a próxima aula 27/10/2025
Alteração no início da aula de amanhã 07/10/2025
Textos para a próxima aula 29/08/2025
Acesso aos materiais da disciplina 15/08/2025
Início das aulas da nossa disciplina 12/08/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 03:56