Metodologia de Ensino e Avaliação
| Metodologia: |
No desenvolvimento da disciplina, as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de compartilhamento de experiências e conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento da disciplina constarão: Aulas expositivas, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos. Grupos de discussão e debates A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão. Painel e Seminário discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica).
|
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na prática avaliativa dos pós-graduandos predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos: - Revisão e adequação do projeto de pesquisa. - Planejamento e execução de seminários.
|
| Horário de atendimento:
| 14:00 as 18:00 |
| Bibliografia:
| COSTA, Marcos Rogério Martins.; FILHO, Demétrio Antônio da Silva.; FERREIRA, Marcelo. Escrita científica. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2021. 82 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GONDIM, Linda Maria Pontes. Pesquisa em ciências sociais: o projeto da dissertação de mestrado. Fortaleza: EUFC, 1999. LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 (Temas básicos de educação e ensino).
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, 2004.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
|