UNIDADE I CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENAS (08/11/2025 - 08/11/2025)
PRINEIRA AULA SÍNCRONA EM DUAS PARTES 08/11/2025 às14 h
1a LEITURA: LIVRO DE VANDANA SHIVA, ANTES DA PRIMEIRA AULA, PELO MENOS O PRIMEIRO CAPÍTULO MAS ATÉ ONDE DER;
e LEVI-STRAUSS, Claude, A Ciência do Concreto, in O Pensamento Selvagem, cap. 1. ed. Papirus, Campinas, 1989.
PRIMEIRA PARTE: DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO POR ARTURO ESCOBAR/VANDANA SHIVA
APRESENTAÇÃO DO LEGADO DE DARRELL POSEY, SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA, CONHECIMENTO INDÍGENA. (Leituras complementares nos arquivos, não obrigatórias, em espanhol e ingles)
AULA DIA 8, SEGUNDA PARTE 2ª LEITURA: CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista da USP, São Paulo, 2009. Discussão conceitual
AULA DIA 8 3ª LEITURA: ABREU, Regina, Os Embates em Torno da categoria “Conhecimentos Tradicionais”, in Vivências, Revista de Antropologia, n.42, p. 11-23, 2013. Apresentação em aula, leitura para fixação até dia 8
4ª LEITURA: ANDRADE, Priscila Pereira in Prismas: Dir., Pol. Pub. e Mundial., Brasília, v. 3, n. 1, p.03-32, jan./jun. 2006 Leitura para fixação, utilização
5ª LEITURA: OPTATIVA: PERRELLI, Maria Aparecida, “CONHECIMENTO TRADICIONAL” E CURRÍCULO MULTICULTURAL: NOTAS COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI, Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 381-96, 2008 Para quem quiser se aprofundar conceitualmente ou for da educação