A Educação Ambiental transcende a mera transmissão de informações, possui o potencial de impulsionar não apenas a adoção de comportamentos e práticas conservacionistas, mas, fundamentalmente, a concretização de um processo formativo e contínuo. No contexto das serpentes, a Educação Ambiental apresenta-se como um reforço nas tentativas de disseminação de conhecimento científico acerca desses animais estigmatizados e cercados de percepções negativas. Nesse cenário, a pesquisa tem como objetivo geral avaliar a eficácia de diferentes abordagens metodológicas de Educação Ambiental voltadas para o ensino de aspectos biológicos e ecológicos das serpentes no contexto educacional. Para tanto, propõe-se uma dissertação em formato de coletânea de artigos científicos, estruturada em dois capítulos: o primeiro, uma revisão sistemática da literatura sobre ações educativas envolvendo serpentes; o segundo, um estudo experimental sobre abordagens metodológicas aplicadas ao ensino desse grupo zoológico. A metodologia do primeiro artigo compreende uma revisão sistemática de caráter misto e bibliométrico, guiada pelas diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses) e registrada no Open Science Framework. A busca foi conduzida em quatro bases de dados, incluindo Google Acadêmico, e selecionou 24 artigos conforme critérios de elegibilidade. A análise revela que as ações de Educação Ambiental sobre serpentes são majoritariamente realizadas em espaços formais, com predomínio de abordagens conservacionistas, quantitativas e descritivas, mas ainda carecem de rigor metodológico e avaliação de impacto. A ausência de estudos com delineamentos experimentais controlados e o predomínio de ações pontuais indicam uma fragilidade nos esforços educativos sobre o tema. Como conclusão, a pesquisa destaca a potencialidade transformadora da Educação Ambiental no combate ao preconceito e ao medo em relação às serpentes. No entanto, evidencia-se a carência de estudos que avaliem com maior rigor o impacto das metodologias adotadas. A proposta da dissertação é, portanto, oportunamente situada na interface entre educação, conservação da biodiversidade e práticas pedagógicas baseadas em evidências. Já a proposta do segundo artigo adotará uma pesquisa de natureza aplicada, com delineamento experimental e abordagem metodológica mista. O estudo será conduzido em unidade escolar de Ensino Médio localizada no município de Altos (PI), além de incluir atividades práticas na Floresta Nacional de Palmares, situada na zona rural. O estudo está respaldado pelo parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, atendendo às exigências legais para pesquisas com participantes humanos.