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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE DA SILVA ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE DA SILVA ABREU
DATA: 29/04/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente remoto
TÍTULO: EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: A INCLUSÃO ESCOLAR DOS WARAO EM TERESINA (PI) SOB A PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Warao; Migração; Educação Intercultural; Inclusão Escolar; Políticas Públicas.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

A presente dissertação analisa sob uma perspectiva antropológica as práticas e os desafios inerentes à inclusão escolar intercultural dos indígenas Warao em Teresina (PI), Brasil. O estudo considera a crescente complexidade das relações entre educação, migração e diversidade étnico-cultural no contexto urbano, especialmente em decorrência da migração forçada da Venezuela para o Brasil, intensificada pelos impactos da pandemia de Covid-19 e por fatores político-econômicos. Este cenário gerou transformações sociais, sanitárias, ambientais e econômicas, mobilizando indivíduos de diversas etnias e línguas para novos territórios. O objetivo é analisar as práticas e os desafios da inclusão escolar dos Warao em Teresina, levando em conta as abordagens pedagógicas e os obstáculos sob a perspectiva da interculturalidade. Para tanto, a pesquisa explora o contexto cultural e histórico dos Warao, avalia as políticas educacionais direcionadas a populações indígenas migrantes e identificando os desafios e as estratégias para a promoção de uma educação intercultural. Essa pesquisa parte da compreensão da interculturalidade como um princípio estruturante para uma educação inclusiva e sensível à diversidade cultural, que expõe as limitações de uma estrutura educacional historicamente monocultural, apontando a necessidade da urgência na implementação de práticas pedagógicas que incorporem a diversidade linguística, epistemológica e cosmológica dos povos indígenas migrantes. Nesse sentido, analisa-se como a presença Warao influencia os modelos educacionais vigentes, demandando novas abordagens e práticas pedagógicas. A análise busca desnaturalizar perspectivas etnocêntricas (Evans-Pritchard, 2005) e discorrer sobre espaços de aprendizagem que fomentem o diálogo intercultural. A migração é compreendida não apenas como deslocamento físico, mas como circulação de significados (Appadurai, 1996), dentro de um nexo institucional transfronteiriço (Glick Schiller, 2010), que critica a "nacionalidade metodológica". Propõe-se, assim, uma abordagem que reconheça as múltiplas fronteiras – simbólicas, geográficas e institucionais – que envolvem a circulação de significados, práticas culturais e identidades, atravessadas pelos sujeitos migrantes. A metodologia articula teoria e empiria, numa revisão bibliográfica, com análise de dados de políticas educacionais e experiências junto à comunidade Warao, amparando-se na observação participante, registro etnográfico e análise documental, visando contribuir para o campo de estudo que interconecta os aspectos antropológicos e educacionais da inclusão de povos indígenas migrantes. Nesse contexto, são analisadas as políticas educacionais e iniciativas locais, como os projetos Ciranda Latina, Alfabetização Sem Fronteiras e o EJA Intercultural Warao - Oka Ka Inaminanoko, que buscam promover uma educação intercultural e a inclusão dos Warao no sistema de educação em Teresina. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para o campo antropológico e educacional, fomentando a integração da interculturalidade e o respeito à diversidade étnico-cultural no sistema educacional piauiense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1759443 - CARMEN LUCIA SILVA LIMA
Externo à Instituição - 412.***.***-82 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Interno - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 28/04/2025 10:11
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