O estudo tem como objeto de estudo a alfabetização na educação infantil. Parte da seguinte questão-problema da pesquisa: Quais as concepções e práticas de professoras da Educação Infantil, que atuam na pré-escola, em relação aos processos de alfabetização e letramento de crianças? Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo geral: Analisar concepções e práticas de professoras da educação infantil referentes aos processos de alfabetização e letramento nesta primeira etapa da educação básica. Partindo da questão de pesquisa e do objetivo geral, foram delimitados como objetivos específicos: identificar usos e funções da leitura e da escrita na Educação Infantil; descrever práticas docentes de alfabetização e letramento na Educação Infantil, na pré-escola e compreender as concepções teóricas que fundamentam as práticas docentes de alfabetização e letramento na Educação Infantil. A pesquisa se justifica pela necessidade de investigarmos as especificidades inerentes às concepções e práticas docentes de professoras alfabetizadoras na educação infantil, especificamente na pré-escola, nos aspectos teórico-metodológicos e conceituais, bem como por sua relevância no âmbito da produção científica sobre a alfabetização na Educação Infantil. A pesquisa possui relevância social e científica, uma vez que, poderá contribuir para fomentar discussões e debates em torno da temática, bem como possibilitará construir subsídios teóricos e metodológicos sobre o processo de alfabetização na Educação Infantil, revelando como as concepções e as práticas de alfabetização são construídas e se corporificar no cotidiano das instituições educativas. Quanto ao percurso metodológico optamos pela pesquisa (auto)biográfica, utilizando como dispositivos de produção de narrativas a entrevista narrativa e o memorial. Em relação os aspectos teóricos da pesquisa, entendemos a Educação Infantil como uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças nos seus mais diversos aspectos, na qual a criança deve ser considerada um ser social, possibilitando assim a ampliação do universo cultural de cada criança, a compreensão da realidade e a interação com o mundo. Em relação à alfabetização, o estudo tem como base a concepção de alfabetização como processo da aquisição da escrita, que abrange diversos aspectos do desenvolvimento da criança em caráter progressivo, perpassando a dimensão linguística e motora do educando.