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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERREIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FERREIRA LIMA
DATA: 13/12/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGed
TÍTULO: HORIZONTES DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE ENCANTAMENTOS E A FORMAÇÃO HUMANA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário; Educação Infantil; Literatura; Pré-escola.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Este estudo tem como tema o letramento literário na Educação Infantil, compreendido como um processo que envolve os usos sociais da literatura, objeto cultural produzido pela humanidade, que deve fazer parte do cotidiano da criança desde a mais tenra idade, por meio de experiências e vivências significativas de diálogo e interlocução com os textos literários. A pesquisa tem como objeto de estudo o letramento literário na Educação Infantil e parte do seguinte objetivo geral: analisar as condições de ocorrências do letramento literário na Educação Infantil, especificamente na pré-escola. Os objetivos específicos estão delimitados da seguinte forma: identificar as práticas de letramento literário desenvolvidas na Educação Infantil; descrever a mediação pedagógica no que se refere aos usos do texto literário na Educação Infantil; compreender o lugar do letramento literário na Educação Infantil. O desenvolvimento do estudo sobre o letramento literário na primeira etapa da educação básica envolve os conhecimentos teóricos e práticos relativos à inserção da literatura na vida da criança da pré-escola. Quanto ao suporte teórico dialogamos com Candido (2004; 2006), Coelho (2000); Colomer (2003, 2007) Corsino (2012); Cosson (2014, 2020, 2022); Kleiman (2005); Lajolo (1984), Nunes e Kramer (2017), Soares (2004, 2020); Soares e Batista (2005); Zilberman (2003, 2006, 2012) entre outros. O estudo foi desenvolvido a partir do método (auto)biográfico, na perspectiva de investigação-formação. Esse método recorre às narrativas de vida, possibilitando a compreensão das experiências de vida pessoal e profissional, em diferentes áreas do conhecimento. Em relação à metodologia de pesquisa, a opção recaiu sobre a pesquisa (auto)biográfica, em face de valorizar as histórias de vida das pessoas, suas biografias, (auto)biografias, memórias, narrativas orais, escritas entre outros. Para a produção de narrativas, foram utilizados a entrevista narrativa e as cartas pedagógicas, dispositivos que possibilitam aos narradores a revisitarem e refletirem sobre suas histórias vivida. A pesquisa foi realizada com três professoras da rede pública municipal de Teresina-PI, que atuam na pré-escola, em turmas de primeiro e segundo período da Educação Infantil, com crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. A pesquisa foi realizada em duas instituições de Educação Infantil. A análise de conteúdo das narrativas foi desenvolvida conforme as orientações de Poirier e Clapier-Valladon (1999). Essa análise, construída a partir da interpretação dos relatos de vida, volta-se para a inter-relação entre a trajetória de vida dos sujeitos no campo individual/pessoal e no contexto sócio-histórico ao qual pertencem. Os resultados preliminares do estudo revelam que as práticas de letramento literário são utilizadas como suporte para o processo de alfabetização, por meio de atividades de identificação das letras, sílabas e palavras. As professoras fazem uso dos diferentes gêneros discursivos que circulam socialmente com a finalidade de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, de modo que o letramento literário é colocado em segundo


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo à Instituição - 567.***.***-00 - CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS - UFDPar
Externo à Instituição - 236.***.***-15 - SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA - UEMA
Notícia cadastrada em: 15/12/2025 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb02.ufpi.br.timers 19/12/2025 13:20