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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ROSÍLIA DA SILVA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ROSÍLIA DA SILVA ARAÚJO
DATA: 22/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: A POLÍTICA EDUCACIONAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALTOS-PI
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Direito à Educação. Sistemas Municipais. Município de Altos.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

A presente pesquisa apresenta como objeto de estudo a Política Educacional de Altos/PI, destacando as possíveis aproximações e distanciamentos na garantia do direito à educação. Partimos do seguinte questionamento: Quais as aproximações e distanciamentos da política educacional desenvolvida no município de Altos - PI na efetivação do direito à educação? Definiu-se como objetivo geral: analisar as aproximações e distanciamentos da política educacional desenvolvida no município de Altos na efetivação do direito à educação. E de modo mais específico delineamos: conhecer a estrutura do Sistema Municipal de Educação de Altos, no que se refere às instâncias de deliberação, normatização, execução e controle social das políticas educacionais; caracterizar a oferta educacional no município de Altos em relação ao atendimento, aos mecanismos de gestão do sistema e das unidades escolares, ao financiamento, a valorização dos profissionais da educação, ao currículo e à avaliação; analisar a sistemática de atuação da secretaria municipal de educação no que diz respeito ao planejamento, execução e avaliação das políticas educacionais. Para as discussões nesse estudo foram organizadas a partir das seguintes categorias: Política educacional e direito à educação: Hofling (2001), Cury (2002), Shiroma, Moraes, Evangelista (2004), Vieira (2007), Saviani (2013), Lord (2017), Martins (2018), Cara (2019) e Brasil (1988, 1996, 2001, 2014);descentralização e municipalização da educação: Lagares (1998), Peroni (2003), Bordignon (2009), Vieira e Farias (2007); Sistemas Municipais de Ensino: Saviani (1999), Duarte (2002), Sarmento (2005) entre outros que versam sobre a temática. Os dados foram analisados com base na Técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, os participantes foram 6 pessoas envolvidas na gestão do serviço educacional do munícipio e para a construção dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Este estudo tem relevância científica e social pois vai ampliar as discussões e fomentar os debates sobre a política educacional. Os resultados revelaram que o objeto de estudo “a política educacional do município de Altos – PI”, destacando as suas aproximações e distanciamentos na efetivação do direito à educação, vai subsidiar a implementação e a implantação de outras políticas educacionais, contribuindo para a produção do conhecimento sobre a temática.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo ao Programa - 412.***.***-82 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - Unisinos
Externo à Instituição - 353.***.***-53 - ROBSON CARLOS DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/12/2025 10:37
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