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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LENICE SALES DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENICE SALES DE MOURA
DATA: 17/12/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: As contribuição da Escola Família Agrícola Dom Edilberto para o desenvolvimento da microrregião de Oeiras - Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Educação do campo; Escola Família Agrícola; Pedagogia da Alternância; Desenvolvimento Sustentável.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Historicamente, a educação no campo no Brasil sempre seguiu o modelo que atendesse as demandas do desenvolvimento urbano, tendo a cidade como referência. A escola se desenhava a partir do modo de vida encontrado na cidade; independentemente de onde a mesma se encontrava, desconsiderando o interesse, a cultura, a economia e a organização do grupo de pessoas que atenderia. Em virtude disso, os movimentos sociais do campo tem lutado para implantar um modelo de educação que defende um novo projeto de vida no campo, voltado à formação crítica dos sujeitos, a partir de projetos educativos que denuncie as mazelas do campo e anuncie as possibilidades e condições de se construir um projeto de educação voltado a emancipação dos povos do campo. Neste contexto, as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) foram implementadas no Brasil com o propósito de contribuir com a formação integral dos jovens, por meio de projetos de formativos que fomentassem o desenvolvimento sustentável das comunidades.O estudo foi desenvolvido a partir da sequintes questão problema: Quais as contribuições da Escola Família Agrícola Dom Edilberto IV para o desenvolvimento da microrregião de Oeiras-PI? Neste caso, tivemos como Objetivo Geral: Investigar as contribuições da Escola Família Agrícola Dom Edilberto IV (EFADE IV) para o desenvolvimento social, cultural e econômico da Microrregião de Oeiras-PI. O lócus desta pesquisa é a Escola Família Agrícola Dom Edilberto – EFADE IV, situada no Assentamento Caldeirão, na cidade de Oeiras, no estado do Piauí. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão para a construção dos dados. Os participantes  são professores, alunos (egressos e matriculados), pais e agentes comunitários. A análise seguirá os preceitos da Análise Contextual Discursiva, buscando apreender os sentidos e significados dos discursos no contexto sociocultural específico. A tese pretende se consolidar como uma referência para a reflexão crítica sobre a Educação do Campo, oferecendo subsídios para gestores, educadores e comunidades na construção de um projeto educacional verdadeiramente emancipatório, enraizado na realidade local e comprometido com a transformação social, cultural e econômica dos territórios rurais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 2336662 - ALEXANDRE LEITE DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - 068.***.***-61 - JANINHA GERKE - UFES
Externo à Instituição - 489.***.***-82 - EDMERSON DOS SANTOS REIS - UNEB
Externo à Instituição - 412.***.***-82 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/12/2025 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb02.ufpi.br.timers 19/12/2025 13:23