Notícias

Banca de DEFESA: MAYRA DE SOUSA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA DE SOUSA GOMES
DATA: 30/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Banca na modalidade remota
TÍTULO: DA SALA DE AULA À GESTÃO: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE DOCENTES EM CARGOS GERENCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão acadêmica; Professor-gestor; Competências gerenciais; Políticas institucionais de desenvolvimento de pessoas.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO:

A gestão das Instituições de Ensino Superior é exercida por professores que além de realizarem as atividades de ensino, pesquisa e extensão assumem cargos gerenciais, muitas vezes, sem desenvolverem as competências necessárias ou possuírem formação acadêmica para o desempenho da função. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é identificar quais são as competências desenvolvidas pelo professor no exercício da função gerencial na UFPI. Para responder ao problema de pesquisa foi realizado um estudo qualitativo de abordagem descritiva, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado com docentes ativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que ocupam cargos de gestão. Por fim, para tratar e interpretar os dados da pesquisa foi realizada análise temática de lógica interpretativista, proposta por Braun e Clarke (2006) com o auxílio do software ATLAS.ti. As competências apontadas pelos gestores acadêmicos foram agrupadas em sete dimensões: competências acadêmicas (pedagógicas); competências gerenciais (administrativas); competências institucionais; competências políticas; competências técnicas/tecnológicas; competências socioemocionais e competências relacionais e estratégicas. Os principais desafios apontados pelos gestores acadêmicos na rotina gerencial incluíram: falta de treinamento para lidar com as atividades de gestão e com os sistemas integrados da universidade; lidar com discentes que apresentam algum tipo de deficiência; sobrecarga de atividades; acúmulo de funções; baixa gratificação; saúde fragilizada; pouco descanso; gerenciamento de situações conflituosas e desgaste emocional. A sobrecarga de trabalho foi percebida por todos os docentes. Como oportunidades foram identificadas: a experiência adquirida com a rotina gerencial e o crescimento profissional e pessoal; a mediação dos problemas; a habilidade de saber ouvir as partes envolvidas e conciliar os interesses divergentes; conhecer pessoas, além de participar de eventos para representar o curso. Desse modo, os achados desta pesquisa podem, do ponto de vista prático, contribuir com a Administração Pública para a melhoria da execução das políticas institucionais de desenvolvimento e capacitação de pessoas, especialmente no que se refere à atuação do professor como gestor de uma Instituição de Ensino Superior, à medida que sejam delineados planos de treinamento a partir das competências identificadas e desenvolvidas as capacidades gerenciais antes da condução do professor a um cargo de gestão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703199 - LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
Externo ao Programa - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Externo à Instituição - 486.***.***-04 - WILMA SUELY BATISTA PEREIRA - UFRO
Notícia cadastrada em: 29/04/2025 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb02.ufpi.br.timers 09/05/2025 16:30