A educação mundial está atrelada ao direito das pessoas com deficiência de receberem uma educação de qualidade em todos os níveis, incluindo o domínio da formação profissional. Nesse caminho, esta pesquisa tem como objetivo analisar como os professores do Colégio Técnico de Floriano-PI compreendem suas competências em relação à educação especial. Como metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevistas semiestruturadas com professores da rede regular de ensino do referido colégio. Os dados foram avaliados por meio da análise temática de lógica interpretativista, proposta por Braun e Clarke (2006), com o auxílio do software ATLAS.ti . A justificativa pelo Lócus da pesquisa, se dá pelo crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais para o ingresso na escola, com isso, ampliam-se os desafios profissionais impostos aos professores lotados nesta unidade, assim como, as dificuldades apresentadas por toda comunidade escolar no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades para recepção, comunicação e envolvimento adequado destes alunos. Como resultados, a pesquisa proporcionou a identificação de 5 competências profissionais, sendo elas: competência da prática profissional, competência sócio-relacional e comunicativa, competência organizacional, competência de intervenção e competência de desenvolvimento e aprendizagem. Espera-se que esta pesquisa, por meio das sugestões apresentadas pelos professores entrevistados, desperte na administração pública uma maior atenção para a importância da educação especial. Ademais, espera-se que a gestão do Colégio Técnico de Floriano, conforme sugerido pelos docentes ofereça formação continuada, crie um núcleo ou setor especializado para dar suporte no acolhimento e na prática pedagógica, e, ainda, promova discussões em equipe sobre as necessidades e encaminhamentos de cada aluno, tornando a educação especial como pauta prioritária da gestão.