RESUMO
O trabalho tem como objeto de estudo a prática do professor de filosofia no Centro de Ensino Oscar Galvão (CEOG), escola pública, sediada no Município de Pedreiras, Estado do Maranhão, à luz da Filosofia da Práxis de Antônio Gramsci, filósofo marxista do século XX. A filosofia da práxis de Gramsci é uma consciência política que tem a capacidade de unir a teoria e prática, e o que pretendemos é sensibilizar os docentes de filosofia, que a sua atividade em sala de aula, deve levar os seus educandos a encarar e solucionar os seus problemas a partir da atividade crítica, superando o senso comum, e propondo elevar a condição cultural da massa e dos indivíduos. O objetivo da pesquisa é levar o professor de Filosofia do Ensino Médio a fazer uma reflexão teórico-metodológico da sua prática docente a partir dos conceitos gramscianos de hegemonia do pensamento, emancipação e cidadania. Desse modo, defendemos mudanças na postura do professor, visto que o mesmo, aqui sendo considerado um intelectual orgânico, deve ter um papel decisivo na reforma intelectual e moral dos seus alunos, compreendendo que o resultado dessas reformas deve ser a reforma econômica. O trabalho será desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa que envolve os professores de Filosofia da escola como principais participantes, através de entrevista semiestruturada, encontros de formação e elaboração de um jornal comunitário para ser divulgado na escola, com o intuito de estimular os alunos a debaterem os problemas do cotidiano de forma mais crítica e sistemática. Essa pesquisa ação se volta assim para os professores da disciplina de filosofia da escola acima, tudo sempre analisados com base no pensamento gramsciano.